Conecte-se Conosco

Transporte

Corpo de Bombeiros combate 21 incêndios florestais no Estado nesta quinta-feira (10)

Publicado

em

Michel Alvim – Secom-MT

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 21 incêndios florestais no Estado, nesta quinta-feira (10.10). Atuam mais de mil bombeiros, em regime de revezamento, com apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e agentes de órgãos federais.

No Pantanal, mais de 120 agentes, entre militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, brigadistas e servidores do Estado, combatem um incêndio em uma área de difícil acesso na Fazenda GCSJ, dentro do Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé. Os agentes contam com apoio aéreo de nove aeronaves, além de máquinas e caminhões-pipa para as ações terrestres.

Os bombeiros também combatem outros incêndios florestais no bioma, sendo um na região da unidade de conservação federal Estação Ecológica de Taiamã, em Cáceres; e em fazendas no município de Barão de Melgaço.

Auxiliam nas ações a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil do Estado, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Sesc Pantanal.

Publicidade

Os demais combates são feitos em 11 cidades, sendo elas: Alto Araguaia, Alto Paraguai, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Gaúcha do Norte, Itiquira, Nova Maringá, Nova Mutum, Santo Antônio do Leverger e União do Sul.

Monitoramento

O BEA monitora com satélites incêndios nas Fazendas Gaspar I e Aurora, em Itanhangá; na Fazenda Idal, em Santa Carmem; no Projeto de Assentamento Santa Terezinha II, em Nova Ubiratã; e nas Fazenda Água do Batelão e Fazenda Mafra, em Porto dos Gaúchos.

Além disso, monitora um incêndio na Terra Indígena Capoto Jarina, em Peixoto de Azevedo, e no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O Corpo de Bombeiros só não entrou nos locais porque é necessária autorização dos órgãos federais.

Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo.

Publicidade

A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros extinguiu mais de 252 incêndios florestais em 70 cidades, sendo elas: Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Paraguai, Alto Taquari, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Canabrava do Norte, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Cocalinho, Colniza, Comodoro, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Feliz Natal, Itanhangá, Itiquira, Jaciara, Jauru, Juara, Juína, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Lacerda, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo Santo Antônio, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Planalto da Serra, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leste, Santo Antônio do Leverger, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tesouro, União do Sul, Vera, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 418 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 292 se concentram na Amazônia, 68 no Pantanal e 58 no Cerrado. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Publicidade

Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.

Secom-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Polícia prende autor de vários furtos em empresas em Guarantã do Norte

Publicado

em

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo

A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem, de 35 anos, suspeito de praticar uma série de furtos em casas e pontos comerciais, ontem no município de Guarantã do Norte. As diligências iniciaram logo após diversas vítimas comparecerem na Delegacia de Guarantã do Norte para registrar as ocorrências de furtos, os quais foram praticados com “modus operandi” semelhante.

Em todos os crimes, ocorridos entre a tarde quinta-feira (29) até a madrugada de sexta-feira (30), o autor agiu a pé, arrombando as portas de entrada das casas e estabelecimentos comerciais, subtraindo objetos e fugindo em seguida carregando os pertences. Imagens de videomonitoramento entregues pelas vítimas foram analisadas pelos investigadores e indicaram que os crimes teriam sido praticados, em tese, pelo mesmo indivíduo.

Nas gravações, o suspeito aparece usando calça jeans, botina e boné, com aparência física esguia, forçando portas e cometendo os furtos. Diante da análise do material, os policiais civis conseguiram fazer a identificação preliminar do suspeito. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada para realizar exames nos locais dos crimes, a fim de constatar os arrombamentos e coletar possíveis impressões digitais. Depois de finalizados os laudos serão anexados ao inquérito.

As investigações seguiram ao longo do dia e resultaram em informações sobre o paradeiro do suspeito. No final da tarde de sexta-feira (30), a equipe foi acionada por uma das vítimas. A vítima relatou que viu o suspeito caminhando pela rua com a mochila furtada de seu marido.

Publicidade

A vítima enviou a localização em tempo real à polícia, que foi imediatamente até o local indicado e abordou o suspeito. Durante a abordagem, ele apresentou nervosismo e irritabilidade, alegando que o comportamento era decorrente do uso de entorpecentes.

Ainda no local, a vítima reconheceu preliminarmente o suspeito e a mochila, que havia sido dispensada em um matagal próximo no momento da abordagem. Em seguida o suspeito foi conduzido à delegacia, onde foi interrogado e confessou a autoria dos furtos. Além da prisão, parte dos bens subtraídos foi recuperada e restituída às vítimas após os procedimentos legais.

O caso segue sob investigação para a completa elucidação dos crimes e a recuperação de outros objetos eventualmente furtados.

Redação Só Notícias

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Vizinho embriagado é preso após desafiar polícia e manter som alto no Nortão

Publicado

em

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo

O homem de 40 anos foi preso pela Polícia Militar, hoje de madrugada, no bairro Jardim Renascer, em Alta Floresta. A ocorrência teve início após a vítima, de 23, acionar a PM relatando que o vizinho havia ligado um som em volume excessivamente alto.

De acordo com o boletim policial, a guarnição já conseguia ouvir a música a cerca de uma quadra da residência. No local, os policiais conversaram com o suspeito, que apresentava visíveis sinais de embriaguez. Inicialmente, ele acatou a ordem para desligar o aparelho, mas passou a ofender a vizinha, afirmando que o volume estava baixo.

Após deixar o local e realizar rondas pela região, a equipe policial retornou à rua e constatou que o homem havia ligado novamente o som, aumentando ainda mais o volume, além de continuar proferindo xingamentos e ofensas como “vão dormir, seu bando de vagabundo, e me deixa ouvir meu som, essa vizinha vagabunda não tem o que fazer” e desafiou a equipe a prendê-lo.

Foi necessário o uso de algemas e de força moderada para conter o suspeito, que continuou a insultar os policiais e a solicitante mesmo já dentro da viatura. O homem foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil.

Publicidade

Só Notícias/Wellinton Cunha

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Delegacia registra mais de 80 prisões por crimes ambientais em Mato Grosso

Publicado

em

foto: assessoria

O trabalho desenvolvido pela delegacia especializada do meio ambiente (Dema), ano passado, resultou em 65 representações judiciais, evidenciando a efetividade das investigações conduzidas e o compromisso institucional com a responsabilização criminal de autores de delitos ambientais, informou, hoje, a assessoria.

No mesmo período, foram realizadas 86 prisões relacionadas a crimes ambientais, resultado da atuação técnica das equipes policiais e do trabalho integrado com instituições parceiras, como a secretaria estadual de Meio Ambiente, o Indea e a Politec.

Além das prisões, a unidade especializada realizou 2.030 intimações ao longo do ano passado, ampliando o alcance investigativo e fortalecendo as ações preventivas e repressivas no enfrentamento aos crimes ambientais.

Redação Só Notícias

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência