Conecte-se Conosco

Transporte

Batalhão Ambiental registra aumento de 134% em apreensões de máquinas em ações de combate a invasões de terras

Publicado

em

PMMT

 

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) apreendeu, no primeiro semestre deste ano, 54 máquinas durante ações de enfrentamento e combate às invasões de terras em Mato Grosso. No mesmo período do ano passado, a unidade especializada retirou de circulação 23 maquinários, o que representa um aumento de 134% de efetividade no combate aos crimes ambientais.

Somente neste ano, o BPMPA aplicou mais de R$ 61,4 milhões em multas e 162 pessoas foram presas em flagrante. As equipes apreenderam mais de 2.401 m³ de madeira extraídas de maneira irregular de áreas rurais em todo Estado.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou o trabalho dos policiais militares que atuam diretamente na zona rural de diversos municípios do Estado, muitas vezes de difícil acesso, na prevenção e combate aos crimes ambientais.

Publicidade

“Essas ações de enfrentamento seguem a uma importante determinação do Governo do Estado que decretou tolerância zero aos crimes de invasão de terras em Mato Grosso. Recebemos diversos investimentos como viaturas, armamentos e equipamentos de proteção de segurança que garantem um melhor empenho dos policiais militares durante o patrulhamento tático e ostensivo, nos 142 municípios do estado”, afirmou coronel Mendes.

O comandante do Batalhão Ambiental da PM, tenente coronel Fagner Augusto do Nascimento, destacou como bastante produtivas as ações de enfrentamento, combate e preservação ambiental no estado, neste primeiro semestre.

“Esses são dados bastante significativos registrados pelos nossos policiais militares durante intenso trabalho de patrulhamento ostensivo e tático em preservação da fauna e a flora no estado. Temos, ainda, diversas ações de apoio junto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)”, destacou.

Já no patrulhamento fluvial, as equipes do Batalhão Ambiental percorrem frequentemente os rios da bacia do Paraguai para fiscalizações de rotina, priorizando o trabalho preventivo e apreensões de materiais ilícitos, principalmente decorrentes da pesca predatória, em época de defeso da Piracema.

Neste primeiro semestre, os policiais militares retiraram de circulação 455 apetrechos para pesca, entre varas, redes, tarrafas, espinhéis, anzóis de galho e outros. Os militares ainda contabilizaram mais de 300 quilos de pescado apreendido, sendo parte que puderam ser aproveitados foram doados às instituições carentes.

Publicidade

“Também atuamos constantemente em defesa da fauna, contra o tráfico de animais silvestres e pesca predatória. Por meio do patrulhamento fluvial, retiramos equipamentos e apetrechos proibidos, fazemos bloqueios policiais em zonas de acesso a esses pontos pesqueiros, inibindo esse transporte ilegal de pescado”, ressaltou o comandante da unidade.

Wellyngton Souza | PMMT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Polícia prende autor de vários furtos em empresas em Guarantã do Norte

Publicado

em

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo

A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem, de 35 anos, suspeito de praticar uma série de furtos em casas e pontos comerciais, ontem no município de Guarantã do Norte. As diligências iniciaram logo após diversas vítimas comparecerem na Delegacia de Guarantã do Norte para registrar as ocorrências de furtos, os quais foram praticados com “modus operandi” semelhante.

Em todos os crimes, ocorridos entre a tarde quinta-feira (29) até a madrugada de sexta-feira (30), o autor agiu a pé, arrombando as portas de entrada das casas e estabelecimentos comerciais, subtraindo objetos e fugindo em seguida carregando os pertences. Imagens de videomonitoramento entregues pelas vítimas foram analisadas pelos investigadores e indicaram que os crimes teriam sido praticados, em tese, pelo mesmo indivíduo.

Nas gravações, o suspeito aparece usando calça jeans, botina e boné, com aparência física esguia, forçando portas e cometendo os furtos. Diante da análise do material, os policiais civis conseguiram fazer a identificação preliminar do suspeito. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada para realizar exames nos locais dos crimes, a fim de constatar os arrombamentos e coletar possíveis impressões digitais. Depois de finalizados os laudos serão anexados ao inquérito.

As investigações seguiram ao longo do dia e resultaram em informações sobre o paradeiro do suspeito. No final da tarde de sexta-feira (30), a equipe foi acionada por uma das vítimas. A vítima relatou que viu o suspeito caminhando pela rua com a mochila furtada de seu marido.

Publicidade

A vítima enviou a localização em tempo real à polícia, que foi imediatamente até o local indicado e abordou o suspeito. Durante a abordagem, ele apresentou nervosismo e irritabilidade, alegando que o comportamento era decorrente do uso de entorpecentes.

Ainda no local, a vítima reconheceu preliminarmente o suspeito e a mochila, que havia sido dispensada em um matagal próximo no momento da abordagem. Em seguida o suspeito foi conduzido à delegacia, onde foi interrogado e confessou a autoria dos furtos. Além da prisão, parte dos bens subtraídos foi recuperada e restituída às vítimas após os procedimentos legais.

O caso segue sob investigação para a completa elucidação dos crimes e a recuperação de outros objetos eventualmente furtados.

Redação Só Notícias

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Vizinho embriagado é preso após desafiar polícia e manter som alto no Nortão

Publicado

em

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo

O homem de 40 anos foi preso pela Polícia Militar, hoje de madrugada, no bairro Jardim Renascer, em Alta Floresta. A ocorrência teve início após a vítima, de 23, acionar a PM relatando que o vizinho havia ligado um som em volume excessivamente alto.

De acordo com o boletim policial, a guarnição já conseguia ouvir a música a cerca de uma quadra da residência. No local, os policiais conversaram com o suspeito, que apresentava visíveis sinais de embriaguez. Inicialmente, ele acatou a ordem para desligar o aparelho, mas passou a ofender a vizinha, afirmando que o volume estava baixo.

Após deixar o local e realizar rondas pela região, a equipe policial retornou à rua e constatou que o homem havia ligado novamente o som, aumentando ainda mais o volume, além de continuar proferindo xingamentos e ofensas como “vão dormir, seu bando de vagabundo, e me deixa ouvir meu som, essa vizinha vagabunda não tem o que fazer” e desafiou a equipe a prendê-lo.

Foi necessário o uso de algemas e de força moderada para conter o suspeito, que continuou a insultar os policiais e a solicitante mesmo já dentro da viatura. O homem foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil.

Publicidade

Só Notícias/Wellinton Cunha

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Delegacia registra mais de 80 prisões por crimes ambientais em Mato Grosso

Publicado

em

foto: assessoria

O trabalho desenvolvido pela delegacia especializada do meio ambiente (Dema), ano passado, resultou em 65 representações judiciais, evidenciando a efetividade das investigações conduzidas e o compromisso institucional com a responsabilização criminal de autores de delitos ambientais, informou, hoje, a assessoria.

No mesmo período, foram realizadas 86 prisões relacionadas a crimes ambientais, resultado da atuação técnica das equipes policiais e do trabalho integrado com instituições parceiras, como a secretaria estadual de Meio Ambiente, o Indea e a Politec.

Além das prisões, a unidade especializada realizou 2.030 intimações ao longo do ano passado, ampliando o alcance investigativo e fortalecendo as ações preventivas e repressivas no enfrentamento aos crimes ambientais.

Redação Só Notícias

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência