Transporte
Polícia Civil cumpre mandado de prisão de autor de roubos em Barra do Garças

PJC
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) cumpriu um mandado de prisão nesta quarta-feira (26/06) contra um homem envolvido em roubos a comércio e residência no município de Barra do Garças.
O suspeito foi identificado por participar do crime registrado em abril deste ano. Na ocasião, as vítimas foram surpreendidas por dois homens armados. Um deles chegou de mototáxi e o outro estava em uma motocicleta.
Os suspeitos renderam e amarraram as vítimas, subtraindo diversos pertences, como joias, notebook, relógios, uma arma de fogo, aparelhos celulares e ferramentas.
Nas investigações, os policiais civis da Derf de Barra do Garças identificaram os envolvidos, que também são apontados como autores de outros crimes de roubo e estelionato.
Com base nos indícios de autoria, foi representado o mandado de prisão dos investigados. Contra um deles, a ordem judicial foi cumprida na Cadeia Pública de Barra do Garças, local onde ele já se encontrava preso.
Redação/AguaBoaNe
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Investigador da Polícia Civil é encontrado morto no Rio Teles Pires em Alta Floresta

Reprodução
O corpo do investigador da Polícia Civil, Edinaldo Rosa e Silva, de 59 anos, conhecido como “Goiano”, foi localizado na tarde desta segunda-feira (4) no Rio Teles Pires, em Alta Floresta, após ter sido dado como desaparecido no dia anterior.
A ocorrência, inicialmente tratada como suposto afogamento, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, acionadas pela Polícia Judiciária Civil. Segundo informações da 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar (7ª CIBM), o desaparecimento ocorreu no domingo (3), quando o investigador saiu sozinho em uma embarcação pelo rio.
Horas depois, apenas o barco e o aparelho celular da vítima foram encontrados, o que levou ao início das buscas na região. A operação começou na manhã desta segunda-feira, por volta das 8h, nas proximidades do Porto de Areia, na rodovia MT-325, onde equipes realizaram levantamentos iniciais para definir a área de atuação.
Os trabalhos de resgate seguiram ao longo do dia, com buscas em ambiente aquático conduzidas por militares especializados. Por volta das 15h38, o corpo foi localizado a cerca de cinco metros de profundidade, próximo ao ponto onde a embarcação havia sido encontrada.
Após a retirada da água, o corpo foi encaminhado para a Perícia Oficial e Identificação Técnica, responsável pelos procedimentos periciais. A Polícia Judiciária Civil também acompanha o caso e dará continuidade às investigações. As circunstâncias da morte ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Justiça condena integrantes de grupo criminoso alvo da Operação Escariotes deflagrada pela Polícia Civil em Sorriso

PJC
A investigação da Polícia Civil levou a Justiça de Mato Grosso a condenar integrantes de um grupo criminoso alvo da Operação Escariotes, deflagrada em Sorriso, após investigação conduzida pela Delegacia de Homicídios do município com apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).
A sentença, proferida pela 5ª Vara Criminal da Comarca de Sinop no dia 30 de abril de 2026, reconheceu a atuação estruturada do grupo criminoso envolvido em delitos como tráfico de drogas, organização criminosa, corrupção ativa e passiva e introdução ilegal de aparelhos celulares em unidade prisional.
As investigações tiveram início a partir da apuração de um homicídio ocorrido em março de 2024, que levou à identificação de uma rede hierarquizada de atuação dentro e fora do sistema prisional. O grupo operava de forma estruturada, com divisão de funções e comunicação por aplicativos de mensagens, mantendo atividades ilícitas mesmo com integrantes presos.
Entre os crimes praticados pelos investigados estão tráfico de drogas, extorsões, fraudes eletrônicas e entrada ilegal de celulares em presídios. A sentença também evidenciou que os aparelhos celulares introduzidos nas unidades prisionais foram utilizados para ordenar crimes, incluindo homicídios.
Apontado como líder do grupo, D.O.S. foi condenado pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e corrupção ativa. As penas somadas chegam a 31 anos, 7 meses e 24 dias de reclusão, além de pagamento de multa.
A decisão destacou que o condenado exercia papel central na coordenação das atividades ilícitas, inclusive de dentro do sistema prisional, demonstrando alta periculosidade, multirreincidência e liderança na organização criminosa.
O policial penal M.F. também foi condenado por sua participação no esquema criminoso. Ele foi responsabilizado por organização criminosa, tráfico de drogas e corrupção passiva. A pena total fixada foi de 19 anos e 4 meses de reclusão, além de multa. Ele ainda responde a processo administrativo no Estado.
As investigações da Polícia Civil identificaram que o servidor utilizava sua função para introduzir celulares e drogas no presídio, além de viabilizar acesso à internet aos detentos, favorecendo a continuidade das atividades criminosas. A Justiça ressaltou que o uso da função pública para favorecer o crime organizado agravou significativamente a conduta do condenado.
Outro integrante identificado como peça importante na engrenagem criminosa, V.N.S., foi condenado pelos crimes de organização criminosa e corrupção ativa. Durante a dosimetria, a Justiça considerou a atuação conjunta com membros da facção, inclusive com liderança presa, além da reincidência criminal do acusado, fatores que contribuíram para o aumento da pena.
Segundo o delegado Bruno França, responsável pelas investigações, a condenação dos investigados representa mais um resultado do trabalho investigativo da Polícia Civil no enfrentamento às facções criminosas em Mato Grosso, especialmente no combate à atuação de lideranças que operam de dentro do sistema prisional.
“A condenação dos envolvidos representa um importante avanço no enfrentamento à criminalidade, evidenciando evidenciou a importância da integração entre unidades especializadas e o uso de técnicas investigativas para desarticular organizações criminosas”, concluiu o delegado.
Assessoria | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil mira liderança de facção criminosa que articulava controle de bairros em Cuiabá

PJC
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (5.5), a Operação Roleta Russa para cumprir 12 ordens judiciais contra integrantes de uma facção criminosa envolvidos com tráfico de drogas, extorsão e outros crimes na cidade de Cuiabá.
Na operação, são cumpridos dois mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão domiciliar, além do sequestro de um veículo e do bloqueio de valores no limite de R$ 10 milhões nas contas dos investigados. As ordens foram expedidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo de Garantias – Polo Cuiabá.
A investigação, conduzida pela Gerência de Combate ao Crime Organizado e pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (GCCO/Draco), tem como alvo principal uma liderança de uma facção criminosa, que atualmente se encontra preso na Penitenciária Central do Estado (PCE).
O faccionado, que cumpre pena em regime fechado, atingiu os requisitos para progressão ao regime semiaberto no último dia 1º de maio. O novo mandado de prisão tem como objetivo impedir a progressão de regime e mantê-lo custodiado.
O segundo alvo dos mandados de prisão é o primo do investigado, que está em liberdade e é apontado como braço direito no cometimento dos crimes e na tentativa de domínio de territórios.
Atuação no crime
As investigações apontaram que o suspeito, mesmo preso, utilizava sua posição hierárquica na facção para controlar atividades criminosas e tentar exercer domínio em bairros da cidade de Cuiabá, como o Planalto e o Altos da Serra.
De dentro da unidade prisional, ele emanava ordens buscando a liderança do tráfico de drogas, das extorsões e de outras atividades criminosas em áreas designadas, em benefício próprio e da facção. Também atuava na negociação do tráfico de drogas com emissários da Bolívia e no controle dos lucros obtidos com as vendas em Cuiabá. O primo executava esses comandos de fora da cadeia.
Lavagem de dinheiro
As investigações apontam que os alvos movimentaram mais de R$ 20 milhões em três anos, em favor da facção criminosa e dos familiares do conselheiro, sendo ele também o responsável por liderar a lavagem de dinheiro e a ocultação de patrimônio adquirido com os crimes praticados, com o auxílio da esposa e de um primo.
A esposa, apesar de não possuir profissão ou renda fixa, mantinha uma vida confortável, com casa própria, bens de alto valor e um veículo de luxo, que será objeto de sequestro.
Com base nos elementos apurados, o delegado Victor Hugo Caetano de Freitas representou pelas medidas judiciais contra os investigados, que foram deferidas pela Justiça. Além das prisões, foram autorizados mandados de busca domiciliar na residência da esposa do conselheiro da facção e em outros dois endereços de pessoas ligadas a ele.
Outras medidas autorizadas pela Justiça incluem o sequestro de um veículo de luxo ocultado e utilizado pela esposa do faccionado, bem como o bloqueio de seis contas bancárias utilizadas na lavagem de dinheiro. Entre as contas bloqueadas está a de uma advogada que já foi alvo da Operação Apito Final, também deflagrada pela GCCO.
Operação Pharus
A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do programa Tolerância Zero, voltado ao combate às facções criminosas em todo o Estado.
Renorcrim
As atividades em curso estão inseridas no cronograma da Operação Nacional da Renorcrim (Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas). A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e da Diopi (Diretoria de Operações Integradas e Inteligência). A rede articula unidades especializadas das Polícias Civis de todo o país, promovendo uma resposta unificada e de alta precisão contra as estruturas do crime organizado.
Assessoria | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Notícias6 dias atrásÍcone entre imóveis de luxo da cidade de SP, Altitude Jardins por Artefacto é apresentado no evento de Uberaba-MG
-

Meio Ambiente7 dias atrásFrente fria interfere no ritmo de colheita e plantio no País
-

Meio Ambiente6 dias atrásFrio voltou a trazer geada hoje cedo
-

Notícias6 dias atrásAlgodão atinge maior preço em dois anos
-

Mato Grosso3 dias atrás1º de maio de 2026: o agronegócio brasileiro ganha acesso a um mercado de R$ 130 trilhões
-

Transporte6 dias atrásRotam prende quadrilha por furto em usina solar e apreende fios de cobre em Cuiabá
-

Notícias4 dias atrásProtocolo Verde dos Grãos atinge 95% de conformidade e volume auditado de soja no Pará cresce mais de 600%
-

Mato Grosso6 dias atrásGovernador defende redistribuição dos royalties do petróleo no STF







































