Mato Grosso
Mais de 100 mil pessoas são alcançadas com ações educativas de trânsito em 2025

Detran-MT
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), por meio da Coordenadoria de Ações Educativas, realizou 586 ações educativas em 2025 que totalizaram 109.436 atendimentos em 44 municípios do Estado.
Foram ministradas palestras educativas em 116 instituições de ensino público e privado, alcançando 28.945 pessoas entre estudantes, pais, professores e comunidade escolar.
A coordenadoria realizou as ações por meio dos projetos institucionais, PRAI, Produasrodas, Providatrânsito e projetos com parceiros como Ribeirinho Cidadão, Fetran e Expedição Araguaia.
Também foram realizadas palestras nos municípios, em empresas de transporte, pit stop educativo com condutores, pedestres e motociclistas e abordagens educativas em bares e restaurantes pelo projeto Amigo da Rodada, com 470 ações realizadas no capital e interior pelas Ciretrans e 80.491 atendimentos realizados de forma direta ao cidadão.
E, campanhas fixas anuais como de Volta às Aulas, Carnaval, Maio Amarelo e Semana Nacional de Trânsito.
“O ano de 2025 foi marcado por um conjunto robusto e estratégico de ações educativas, que reforçaram o compromisso do Detran-MT com a promoção de um trânsito mais humano, seguro e responsável. Ao longo desses meses, estruturamos nossas ações com foco na prevenção, na mudança de comportamento e no fortalecimento da cultura de segurança viária em todo o Estado”, avaliou a coordenadora de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Gresiella Almeida.
O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, enfatizou que as ações de educação para o trânsito têm reflexo direto no comportamento do trânsito como um todo. “Temos a convicção de que um trânsito seguro não se faz apenas com fiscalização e infraestrutura, mas, sobretudo, com educação. Quando levamos ações para dentro de escolas, empresas, vamos a bares e restaurantes, trabalhamos a conscientização de todos que compõem nosso trânsito. São essas ações que despertam a compreensão de que o trânsito é um espaço coletivo, onde cada atitude individual pode proteger ou colocar em risco a vida de todos”, destacou.
As ações educativas do ano foram realizadas em parceria com as Ciretrans, Polícia Militar, através do Batalhão de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guardas Municipais, Semob, Sest Senat, Tribunal de Justiça, Prefeituras Municipais, Secretarias Municipais de Educação, Seduc e DRE, com empresas particulares, sensibilizando seus colaboradores para um trânsito mais seguro.
Lidiana Cuiabano | Detran-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Governador afirma que ineficiência do Poder Público é a “raiz dos problemas do Brasil”

Secom-MT
O governador Mauro Mendes afirmou, nesta quarta-feira (3/12), durante o Fórum LIDE, em Brasília, que a ineficiência do Estado brasileiro segue sendo um dos principais entraves do país.
No painel sobre segurança jurídica no agronegócio, Mauro destacou que o Poder Público, de forma geral, sequer consegue aplicar com eficiência as leis já existentes, criando insegurança jurídica tanto para as empresas quanto para os cidadãos.
O governador lembrou que a Constituição de 1988 não havia incluído o princípio da eficiência entre os pilares da administração pública, o que só ocorreu 10 anos depois, em 1988.
“Mesmo depois que lembraram da eficiência, não houve sua aplicação de fato. Alguém aqui já viu alguém ser processado nesse país porque foi ineficiente? Nunca vimos. A ineficiência é a raiz dos principais problemas do país”, destacou.
Mauro citou casos concretos que demonstram a falha operacional do Estado, como a baixa aplicação do Código Florestal, mesmo mais de uma década após sua aprovação.
“O Cadastro Ambiental Rural, que é tão importante para o crescimento do setor produtivo, ainda tem baixíssima aplicação por ineficiência do poder público. Estamos há anos falando de inteligência artificial, mas, ao mesmo tempo, continuamos lidando com regularização de imóveis, algo que já era para ter sido resolvido há décadas”, registrou.
Mauro reforçou que Mato Grosso tem mostrado, na prática, que é possível construir um modelo público mais eficiente, a exemplo das premiações aos servidores por práticas que tragam eficiência e as políticas de incentivo baseadas em resultados, como o bônus por desempenho na Educação e que agora vão se estender para a Segurança e outras áreas.
“São iniciativas como essas que ajudaram Mato Grosso a sair da Série C para entrar na Série A dos estados brasileiros, com recorde de investimentos em todas as áreas para melhorar a vida do cidadão”, concluiu.
Lucas Rodrigues | Secom-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
MT Hemocentro vai abrir para coleta de sangue neste sábado (6)

Os doadores de sangue que não podem comparecer à unidade de segunda a sexta-feira têm oportunidade de salvar vidas – Crédito – Luiza Goulart | SES-MT
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, vai abrir de forma excepcional neste sábado (6.12), das 7h30 às 12h, para receber os doadores de sangue que não podem comparecer à unidade de segunda a sexta-feira.
Segundo o diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, a ação é um inventivo para que mais gente possa adotar o hábito da doação e virar um doador de sangue regular. Neste sábado em particular, será realizado o terceiro e último dia da campanha de coleta com um moto clube parceiro.
“Precisamos do apoio da população para manter os estoques de sangue abastecidos para atender a demanda no final de ano, que é maior do que a normal em toda a rede pública de saúde de Mato Grosso”, avaliou o diretor.
No momento, a unidade está com os tipos sanguíneos A- e O- em estado de alerta. A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, em Cuiabá, e funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, sem fechar para o almoço. A unidade, normalmente, abre as portas aos sábados uma vez por mês.
“Sempre divulgamos estas ações em sábados para que as pessoas que trabalham em horário comercial durante a semana possam se organizar para também conseguir doar sangue”, completou.
Quem pode doar?
O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada: o doador deve estar bem alimentado para poder efetuar a doação e não pode estar em jejum.
Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Serviço
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro fornece um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.
Luiza Goulart | SES-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Turismo rural e produção de alimentos são debatidos em eventos do Fórum das Cadeias de Valor

Seaf/Empaer
Temas ligados à agricultura de pequena escala, turismo rural e produção de alimentos sustentáveis serão debatidos em três edições do Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural de Mato Grosso, que acontecem nos próximos dias em diferentes municípios do Estado.
O primeiro evento desta etapa será neste sábado (5.11), a partir das 7h, no plenário da Câmara Municipal de Brasnorte, e reunirá produtores dos vales do Juruena e do Arinos, incluindo participantes dos municípios de Juína, Juruena, Castanheira e região. O evento é promovido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), com apoio da prefeitura municipal.
Após a abertura oficial, a programação inclui palestra sobre o Panorama da Agricultura Familiar Regional, abordando a atuação da Empaer e da Seaf no fortalecimento das cadeias produtivas locais, além da palestra Turismo Rural – Estratégia para Gerar Emprego e Renda no Campo. Também está prevista a apresentação de um case de sucesso do cooperativismo da agricultura familiar, com participação de representante da Cooperativa Mista Água da Prata (Cooperprata), seguida por mesa-redonda sobre o cooperativismo como ferramenta para o desenvolvimento rural.
Ainda pela manhã, serão discutidos temas ligados à bovinocultura de leite, com a palestra “Aspectos básicos para uma atividade de sucesso”, seguida por mesa-redonda sobre os desafios e oportunidades da produção leiteira na agricultura familiar. O planejamento forrageiro e o pastejo rotacionado também estarão em pauta, com discussão sobre a importância da gestão do pasto como estratégia de produtividade.
No período da tarde, o destaque será a cultura do cacau, com palestra sobre sistema de produção, uso de clones de alta produtividade, resistentes a doenças e adaptados ao cultivo a pleno sol. A programação inclui ainda a apresentação do case de sucesso do produtor Ivo Leo Neumann, referência regional na cacauicultura.
A outra edição do Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar será no dia 10 de dezembro, em Primavera do Leste, no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho. O evento tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e valorizar os povos tradicionais da região, incentivando o desenvolvimento sustentável por meio da disseminação de conhecimento, troca de experiências e fortalecimento de parcerias.
Durante o encontro, serão promovidas palestras, mesas-redondas e apresentações de casos de sucesso, além de demonstrações de boas práticas na produção agrícola e no turismo rural. O fórum também vai abordar o etnoturismo como estratégia de geração de renda e valorização cultural. O evento é voltado a agricultores familiares, povos tradicionais, representantes de associações, estudantes e comunidade em geral.
No mesmo dia, em Mirassol d’Oeste, a partir das 7h, no Centro de Eventos Alto da Boa Vista, acontece a edição do Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural da Unidade Territorial Nascentes do Pantanal e Vale do Guaporé. A proposta é fortalecer políticas públicas estaduais voltadas ao turismo rural, apicultura e fruticultura, incentivando o desenvolvimento sustentável e a geração de renda no campo.
Andréa Haddad | Seaf/Empaer
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Transporte6 dias atrásPolícia Civil deflagra Operação Redfall em combate à facção criminosa atuante na região do Araguaia
-

Mato Grosso6 dias atrásExpominério 2025 abre prevendo R$ 200 milhões em negócios e reforça força da mineração em MT
-

Mato Grosso6 dias atrásRecadastramento 2025: servidores ativos de MT precisam atualizar dados até 30 de novembro
-

Agronegócio5 dias atrásHedgepoint projeta superávit global de açúcar em 2025/26 e alerta: La Niña deve reforçar a oferta, não os preços
-

Mato Grosso6 dias atrásGovernador anuncia reativação do Prodeic para cerealistas de Mato Grosso
-

Mato Grosso6 dias atrásTolerância Zero confirma redução de crimes no primeiro ano de programa em MT
-

Transporte6 dias atrásPolícia Civil incinera cerca de 1,5 tonelada de drogas em Cuiabá
-

Transporte6 dias atrásCira cumpre 10 mandados e bloqueia R$120 milhões em combate a fraudes tributárias










































