Mato Grosso
Governador: “Vamos distribuir 25 mil ingressos gratuitos para a população assistir à Stock Car”

O governador Mauro Mendes, durante a coletiva – Crédito – Tonico Pereira/Secom
O governador Mauro Mendes anunciou, nesta quarta-feira (15.10), que o Governo do Estado vai distribuir 25 mil ingressos gratuitos para o público acompanhar a etapa inédita da Stock Car em Cuiabá, que será realizada entre os dias 13 e 15 de novembro, no Autódromo Internacional de Mato Grosso, no Parque Novo Mato Grosso.
“Vamos distribuir entre 20 e 25 mil ingressos gratuitos para a população. Todas as arquibancadas são de propriedade do Estado e serão disponibilizadas sem nenhum custo, tanto para os treinos quanto para as provas. Teremos um sistema de cadastramento para garantir que os ingressos cheguem às pessoas que queiram assistir”, afirmou o governador.
A etapa da BRB Stock Car Pro Series será a primeira corrida noturna da categoria com iluminação de padrão internacional no Brasil, marcando a inauguração oficial da pista do autódromo, construído dentro dos parâmetros da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
Além do acesso gratuito às arquibancadas, Mauro Mendes também garantiu transporte de graça para as pessoas que não tiverem condições de ir ao autódromo com veículo próprio.
“Já alinhamos isso com o prefeito Abílio e teremos ônibus que vão sair do centro de Cuiabá até o parque, pensando naquelas pessoas com menos condições”, explicou.
Além da Stock Car, o evento ainda contará com provas da TCR South America Banco BRB e da Turismo Nacional, atraindo equipes e visitantes de diversas regiões do país.
“Nós teremos um autódromo com padrão internacional. A iluminação permitirá provas noturnas, o que coloca Mato Grosso na rota dos grandes eventos do automobilismo nacional e internacional”, destacou Mendes.
Mauro destacou a importância de mais esse evento no parque para a atração de turistas, geração de empregos e para a imagem de Mato Grosso em todo o Brasil e exterior.
“Somente nas equipes envolvidas são cerca de mil profissionais. Isso movimenta hotéis, bares, restaurantes, transportes e gera uma grande atividade econômica. Estamos consolidando Mato Grosso como um destino de eventos. Isso ativa a economia, atrai novos investimentos e projeta o nosso estado para o Brasil inteiro”, pontuou.
O Parque Novo Mato Grosso será o maior centro multieventos da América Latina e já tem outros grandes eventos confirmados ainda esse ano, como o Natal, o Réveillon e o Campeonato Brasileiro de Skate.
Também participaram do anúncio o CEO da VICAR, responsável pela Stock Car e demais modalidades, Lincoln Oliveira; o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra; o deputado estadual Valmir Moretto; o prefeito de Diamantino, Chico Mendes; os secretários de Estado Fabio Garcia (Casa Civil), David Moura (Cultura, Esporte e Lazer) e Laice Souza (Comunicação); e o presidente da MT Par, Wener Santos.
A nova pista
Localizado no Parque Novo Mato Grosso, o traçado de Cuiabá será a 23ª pista diferente a receber uma prova da BRB Stock Car Pro Series ao longo de 46 anos de história. Até o momento, o Autódromo Victor Borrat Fabini, na cidade uruguaia de El Pinar, havia sido o último local inédito a ser visitado pela categoria, em 2024.
O traçado cuiabano foi projetado seguindo normas esportivas e de segurança da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e Federação Internacional de Motociclismo (FIA), as duas entidades mundiais do esporte a motor, atendendo assim também aos parâmetros das Confederações Brasileiras de Automobilismo e Motociclismo (CBA e CBM). Com 4.500 metros de extensão no traçado misto e 2.800 no anel externo, a pista completa tem um total de 13 curvas: nove à direita e quatro à esquerda. A reta de largada/chegada possui 670 metros, mas a maior é a reta oposta, com 750.
Lucas Rodrigues | Secom/MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Embrapa oferece curso gratuito sobre Inoculação e Coinoculação em Soja

Foto: Antonio Neto/Arquivo Embrapa
A Embrapa Soja promove um novo curso online gratuito sobre Inoculação e Coinoculação em Soja com informações atualizadas sobre esse tema para profissionais das ciências agrárias, produtores e estudantes. O curso é ministrado pela pesquisadora Mariangela Hungria e pelos pesquisadores Marco Antonio Nogueira e André Prando, da Embrapa Soja. As inscrições podem ser feitas na plataforma E-Campo da Embrapa.
Com carga horária de seis horas, o curso conta com sete módulos: 1) Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN), 2) FBN durante o desenvolvimento da soja, 3) Benefícios econômicos e ambientais da FBN, 4) Fertilizante nitrogenado e inoculação anual, 4) Boas práticas de inoculação, 5) Coinoculação e 6) Como garantir o sucesso da FBN na cultura da soja.
Sobre a questão
A inoculação anual de soja com bactérias fixadas de nitrogênio (Bradyrhizobium) é adotada em 85% de toda a área cultivada com soja no Brasil e, em média, aumenta 8% na produção de grãos. Os pesquisadores da Embrapa revelam que esse rendimento é obtido sem nenhuma aplicação de fertilizante nitrogenado.
Outra tecnologia apresentada no curso é a coinoculação da soja, que reúne as bactérias Bradyrhizobium e as bactérias promotoras de crescimento de plantas (Azospirillum brasilense). Lançada em 2014, a coinoculação já foi adotada em aproximadamente 35% da área total cultivada de soja. De acordo com levantamento da Embrapa, os benefícios da inoculação e da coinoculação da soja, somente em 2024, promoveram uma economia estimada de 25 bilhões de dólares, por dispensar o uso de fertilizantes nitrogenados. Além do benefício econômico, o uso dessas bactérias ajudou a mitigar, em 2024, a emissão de mais de 230 milhões de toneladas de CO₂ equivalentes para a atmosfera.
Fonte: Assessoria/Lebna Landgraf
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Conab participa de evento para discutir o papel das estatais no combate às mudanças climáticas

Assessoria
Nesta quarta-feira (15), a Companhia Nacional de Abastecimento participou do Encontro Global sobre Empresas Estatais e Ação Climática, evento promovido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Petrobras, no Centro de Pesquisa e Inovação da Petrobrás (Cenpes), localizado no Rio de Janeiro (RJ). Representaram a Companhia a diretora administrativa, financeira e de fiscalização, Rosa Neide Sandes, e o superintendente de gestão de riscos, conformidade e controles internos, Marcelo Gayardi.
A convite do MGI, a diretora Rosa foi palestrante no “Painel 4 – Ação Climática, Transição Justa e Segurança Alimentar”, com a exposição oral “Conab: Sustentabilidade e Transição Energética”, na qual teve a oportunidade de mostrar a importância da Conab em articular estoques reguladores, para garantir a segurança alimentar e nutricional e no combate à fome em um contexto de mudanças climáticas. Além disso, ela também apresentou as medidas que a estatal tem adotado para se preparar a fim de ser mais resiliente e assegurar o abastecimento diante de eventos climáticos extremos.
Conforme salientou a diretora, o planejamento conjunto das estatais no âmbito da realização de políticas públicas em comum seria um ponto – chave para aumentar a abrangência e capilaridade das ações das empresas públicas, a fim de assegurar a produção sustentável, a transição energética e o abastecimento. “A Conab, nesta atual gestão, junto ao governo federal, tendo em vista o atual projeto de nação que estamos inseridos, recebeu a tarefa de ser uma das companhias governamentais que atuaria fortemente para retirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU. Fizemos o dever de casa e recebemos com muita alegria esse anúncio de que o país saiu desse ranking, mas sabemos que nós temos que continuar trabalhando, porque ainda existem mais de 8 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional”, ressaltou.
Reconhecendo a relevância da Conab para a segurança alimentar e nutricional, a formação de estoques públicos e o apoio à agricultura familiar, a Companhia foi uma das protagonistas da roda de conversas por exercer um papel estratégico na construção de políticas públicas que combinam resiliência climática, inclusão social e soberania alimentar para uma transição justa e sustentável.
Crise climática, desigualdade e disrupção tecnológica desafiam o papel do Estado e da política econômica. Por isso, se torna urgente repensar estratégias para promover crescimento sustentável e inclusivo, garantindo sistemas alimentares resilientes para o futuro. Países em desenvolvimento enfrentam o desafio de transição para economia de baixo carbono e desenvolvimento produtivo, e neste contexto empresas estatais são estratégicas para a ocorrência desse processo, pois podem ser as catalisadoras das transformações produtivas sustentáveis e inclusivas, ao investirem em infraestrutura e tecnologia verde, alinhando desenvolvimento econômico e climático.
A iniciativa reuniu líderes de estatais brasileiras e especialistas internacionais para debater o potencial das empresas públicas em liderar investimentos na economia verde. Toda essa discussão faz parte dos preparativos para a COP 30, que acontece no próximo mês em Belém (PA), e visa reforçar o papel estratégico dessas instituições na transição para uma economia mais sustentável, uma vez que as empresas públicas brasileiras representam cerca de 20% do PIB do nacional e mais de 10% do PIB global, além de realizarem quase um terço dos investimentos em infraestrutura.
Participaram do evento como painelistas representantes da Empresa de Pesquisa Energéticas (EPE), da Itaipu Binacional, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Banco do Brasil (BB), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal (CEF) e da empresa estatal Petronas, da Malásia, além de integrantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Fazenda (MF), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Frente Única dos Petroleiros (FUP) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O encontro tem o apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e da Open Society Foundations (OSF). Também estiveram presentes autoridades do setor econômico governamental de países como Alemanha, Chile, China e Colômbia, assim como convidados acadêmicos do Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade, da Universidade de Massachusetts Amherst, e da SciencesPo-Paris.
Fonte: Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
“Pista de autódromo do Parque Novo Mato Grosso é superior a várias da Europa”, afirma CEO responsável pela Stock Car no Brasil

Crédito – Tonico Pinheiro/Secom-MT
O CEO da Vicar, Lincoln Oliveira, afirmou que a pista do autódromo do Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, tem qualidade superior a várias da Europa. A empresa é a promotora oficial da Stock Car e de outros campeonatos de automobilismo no Brasil.
“A pista é construída com tamanha tecnologia que eu conheço pistas do mundo inteiro e pude atestar hoje que, realmente, a pista do Parque Novo Mato Grosso é melhor do que várias da Europa. É um autódromo de qualidade, que está sendo concebido com um padrão internacional. Gostei bastante do asfalto e do espaço, que está sendo projetado para receber equipes, convidados e patrocinadores”, destacou.
O Governo de Mato Grosso anunciou, nesta quarta-feira (15.10), a realização da BRB Stock Car Pro Series como principal atração do evento de inauguração da pista do Autódromo Internacional de Mato Grosso. O anúncio foi realizado pelo governador Mauro Mendes e também por Lincoln. As corridas serão entre os dias 13 e 15 de novembro.
Lincoln comentou que a tecnologia empregada no parque vai permitir que as corridas sejam realizadas, pela primeira vez no país, no período noturno. “Essa sempre foi uma demanda da categoria, e a questão sempre foi a visibilidade. Mas, com a tecnologia de refletores que estão sendo colocados nesse autódromo, a pista terá o mesmo padrão de Singapura. Aceitamos correr à noite por conta da tecnologia que está sendo instalada neste autódromo”, disse.
Além da Stock Car Pro, também foram confirmadas provas do campeonato continental TCR South America Banco BRB e da Turismo Nacional – categoria de formação de novos pilotos que sonham em chegar à Stock Car. Os dois campeonatos também são geridos pela Vicar.
O CEO da Vicar esteve no Parque Novo Mato Grosso, na manhã desta quarta-feira (15.10), para conhecer a pista do autódromo mato-grossense. De acordo com o CEO da Vicar, a pista e a infraestrutura do parque competem com a pista de Interlagos, em São Paulo, outra referência no país. “São Paulo vai ter que se esforçar”, apontou.
Ele também destacou a qualidade do circuito do autódromo, a infraestrutura para receber pilotos, equipes e patrocinadores, além de uma área para as equipes montarem seus boxes.
O autódromo do Parque Novo Mato Grosso recebeu certificação da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para provas de carro e moto, inclusive da Fórmula 1.
“Queremos que as corridas da Stock Car passem a ser permanentes. Entendemos que Cuiabá tem tudo para receber as provas do campeonato. Queremos adotar o parque”, concluiu.
Allan Pereira | Secom-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Agronegócio6 dias atrás
Pequenos agricultores podem receber até R$ 28 mil por ações que preservem floresta amazônica
-
Mato Grosso6 dias atrás
Fim de semana em MT terá calor, pancadas de chuva e alerta de tempestade
-
Mato Grosso6 dias atrás
Escândalo em Ji-Paraná: vereador é preso após se masturbar em via pública
-
Agronegócio6 dias atrás
Tomate volta a pressionar custo da cesta básica em Cuiabá
-
Mato Grosso4 dias atrás
Ferrovia avança e leva progresso ao Araguaia: FICO já cruza o rio e segue rumo a Água Boa
-
Mato Grosso4 dias atrás
Investidores do Centro-Oeste impulsionam mercado imobiliário de luxo no litoral norte catarinense
-
Transporte6 dias atrás
Doze condutores são presos e 36 veículos removidos em operações Lei Seca em Cuiabá
-
Mato Grosso4 dias atrás
Prefeito de Nova Mutum: “Governo que valoriza pessoas e reaplica recursos para população”