Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Governo de MT apresenta avanços do programa REDD+ na Semana do Clima de Nova York

Publicado

em

Secom-MT

O Governo de Mato Grosso apresentou, nesta quarta-feira (24.9), avanços do programa REDD+ Early Movers (REM MT) durante a Semana do Clima de Nova Iorque (Climate Week NYC), nos Estados Unidos (EUA).

Os resultados positivos do programa foram apresentados na mesa-redonda organizada pela Coalizão Leaf, que mobiliza empresas e governos para acabar com o desmatamento tropical no hemisfério sul. A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, representou o governo mato-grossense no evento.

“Estamos executando há quase oito anos o REDD+ em Mato Grosso e, com todos os investimentos realizados a partir do programa, reduzimos o desmatamento, enquanto continuamos sendo um Estado líder na produção agrícola. Temos o objetivo de consolidar as iniciativas de conservação com uma produção sustentável. Mas, só com controle de ações e repressão, nós não conseguimos solidificar essa matriz de combate ao desmatamento”, destacou Mauren.

Ela acrescentou que o próximo desafio do programa REM é garantir que haja valor agregado aos bens produzidos com legalidade por proprietários rurais na Amazônia. “Isso pode, de fato, promover mais inclusão social de comunidades indígenas, populações tradicionais e pequenos produtores. Por isso, é de extrema necessidade que os países desenvolvidos paguem pelos recursos naturais que temos, já que eles não têm mais. Mato Grosso tem 60% de sua área preservada e a legislação ambiental mais severa do mundo. Se os países querem preservação, que paguem por esses recursos”, afirmou.

Publicidade

Durante a mesa-redonda, os representantes da Coalizão Leaf ressaltaram os bons resultados do programa em Mato Grosso na proteção da floresta amazônica.

Programa REM

O programa REM é um acordo de investimentos com a Alemanha e o Reino Unido para ações de conservação da floresta por meio de agricultores familiares, comunidades tradicionais, produtores rurais sustentáveis e povos indígenas.

Os países fomentam iniciativas que estimulam a agricultura de baixo carbono e a redução do desmatamento. O objetivo é reduzir emissões de dióxido de carbono (CO²) no planeta.

Atualmente, Mato Grosso executa a segunda fase do programa REM. São mais de 15 milhões de libras repassadas pelo governo britânico, além de mais 15 milhões de euros pelo governo alemão. Na primeira fase, os recursos atenderam 144 organizações sociais, sendo 114 associações ou cooperativas. Entre os contemplados, estão 603 aldeias, onde vivem 40 povos indígenas. No total, 107 municípios mato-grossenses foram atendidos.

Publicidade

Também fazem parte da comitiva a secretária de Comunicação, Laice Souza; o promotor de Justiça Marcelo Vachiano; a secretária adjunta de Recursos Hídricos da Sema, Lilian Ferreira dos Santos; e servidores do Governo do Estado.

Allan Pereira | Secom-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Boletim de balneabilidade da Sema traz opções seguras para quem quer se refrescar neste fim de semana

Publicado

em

Crédito – Christiano Santoro

 

Para driblar o clima quente e ainda se divertir, o banho de rio no fim de semana é uma boa pedida. Mas antes de fazer a programação, que tal dar uma olhada no boletim da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) divulgada esta semana sobre a qualidade da água em 41 pontos de Mato Grosso?

A boa notícia é que em alguns locais considerados impróprios na análise realizada no ano passado conseguiram reverter o cenário. No município de Diamantino, por exemplo, os moradores já podem frequentar as praias Ribeirão Vermelho, Frei Manoel e Areial. Em Nova Marilândia, a Praia dos Cachorros também saiu da classificação de imprópria para própria.

A estudante de cinema, Lívia Fiuza, disse que sempre que pode vai a Chapada dos Guimarães para se refrescar nas cachoeiras localizadas no parque. Ela destacou a importância do trabalho realizado pela Sema e disse se sentir mais segura em acessar os locais que passaram pela análise.

Publicidade

“A divulgação do boletim de balneabilidade é uma prestação de serviço de saúde pública à população. Eu me sinto muito mais segura em frequentar os locais que estão próprios para banhos. Chapada dos Guimarães tem muitos atrativos que precisam cada vez mais ser cuidados e conservados”, afirmou a estudante.

O coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema, Sérgio Figueiredo, explica que a coleta da balneabilidade consiste na realização de amostras, durante 5 semanas consecutivas, em locais utilizados por banhistas para recreação de contato primário (balneabilidade), no trecho onde é possível atingir a isóbata de 1 metro.

São coletadas amostras para análise microbiológica e medido o pH. As amostras são acondicionadas em caixas térmicas e enviadas para análise no Laboratório da Sema, em Cuiabá, onde são processadas. Esse processo vai se repetir uma vez por semana, durante 5 semanas.

Ao final, técnicos da Sema emitem um boletim informando se a praia está própria (excelente, muito boa ou satisfatória) ou imprópria para banho.

Conforme o boletim, também estão próprias para banho as seguintes praias:

Publicidade

Várzea Grande: Passagem da Conceição

Cuiabá: Comunidade Aguaçú, Ponte de Ferro da Guia, Ponte de Ferro no Rio Coxipó, Mutuca, Rio Claro, Balneário Soberbo (Coxipó Açú), Coxipó do Ouro e , Salgadeira.

Chapada dos Guimarães: Cachoeira dos Namorados e Lago de Manso (marinas).

Barra do Garças: Praia da Primavera/Rio Araguaia – do Pontal do Araguaia, Bosque Rio Garças e a Cachoeira Pé da Serra.

Nobres: Rio Estivado (Bom Jardim) e Aquário Encantado

Publicidade

Jaciara: Cachoeira da Mulata e Rio Tenente Amaral (Água Jaciara).

Nortelândia: Rota do Sol

Colíder: Balneário Rancho Baixadão, Cachoeira Mercúrio e Cachoeira da Família;

Guarantã do Norte: Balneário Cachoeirinha, Balneário do Cláudio e Balneário Stregue;

Matupá: Cachoeirinha E-60, Ponte Peixotinho, Captação Rio Peixoto de Azevedo e Lago 1;

Publicidade

Peixoto de Azevedo: Cachoeira da Onze;

Clênia Goreth | Sema – MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Diplomacia da Inovação – Programas do CEA-IAC estão na pauta de missão diplomática à Índia, com foco em ambientes de inovação na agricultura

Publicado

em

Assessoria

Jundiaí (SP) – Diretor do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), o pesquisador Hamilton Ramos faz parte da comitiva do Programa Diplomacia da Inovação. A iniciativa, da Embaixada do Brasil na capital indiana Nova Delhi, e dos Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores, tem por objetivo levar à Índia profissionais e pesquisadores do Brasil dedicados a ambientes de inovação, para intercâmbio sobre tecnologias e conhecimento na área agrícola. A viagem ocorre no período de 29 deste mês até 2 de outubro.

Conforme Ramos, a agenda do evento prevê visitas técnicas a institutos de pesquisas e a propriedades rurais da Índia, por exemplo. A programação, ele acrescenta, prevê ainda encontros para troca de informações envolvendo especialistas nas áreas de inteligência artificial e dados, agricultura de precisão, ferramentas de administração de cultivos e outras. Na missão, o pesquisador será o representante oficial do IAC – Instituto Agronômico, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP.

CEA-IAC: referência global em defensivos agrícolas

Segundo o pesquisador, sua participação do programa Diplomacia e Inovação visa a divulgar e buscar parceiros para o conhecido, e reconhecido, trabalho do IAC na área de melhoramento genético vegetal. Ele também apresentará outros cinco projetos de ponta abrigados na sede do CEA-IAC na paulista Jundiaí, nas áreas de tecnologia de aplicação e segurança no uso de defensivos agrícolas. São eles: “Drones SP”, “Adjuvantes da Pulverização”, “Aplique Bem”, “IAC-Quepia” e “Unidade de Referência em Produtos Químicos e Biológicos”, com alcance regional, nacional e internacional.

Publicidade

Financiadas com recursos privados, essas iniciativas cobrem todo o espectro de operações envolvendo o manejo tecnológico e seguro de defensivos agrícolas. “Drones SP” leva até a pequenas, médias e grandes propriedades a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas por meio de drones.

O programa “IAC-Quepia” tem por objetivo a melhora progressiva da qualidade de vestimentas protetivas agrícolas, ou EPI agrícolas. A iniciativa reduziu no Brasil, em dez anos, de 80% para menos de 20%, o índice de reprovação de qualidade desses equipamentos, utilizados para proteger o trabalhador rural nas aplicações de defensivos agrícolas.

“’IAC-Quepia’ consolidou o CEA-IAC no cenário internacional. O centro de pesquisas figura hoje no Comitê Global da ISO e também no Consórcio Internacional de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura, formado por países como Alemanha, EUA e França”, ressalta Hamilton Ramos.

Outros dois programas atrelados aos defensivos agrícolas ganharam, igualmente, dimensão global: o “Adjuvantes da Pulverização” e o “Aplique Bem”. O primeiro trata de certificações de funcionalidade para adjuvantes agrícolas. Mais de 100 empresas de dentro e fora do país aderiram à iniciativa. O “Aplique Bem” faz treinamentos em pequenas, médias e grandes propriedades, com vistas a promover o uso correto e seguro dos defensivos.

Os números registrados até hoje pelo “Aplique Bem” impressionam. Em 18 anos de existência, são mais de 75 mil agricultores beneficiados no Brasil, acima de 1 000 municípios cobertos e de 1 milhão de quilômetros percorridos nas estradas do país. Financiado pela companhia UPL, o programa também foi exportado para oito países: África do Sul, Burkina Faso, Colômbia, Costa do Marfim, Mali, México e Vietnã, além da própria Índia.

Publicidade

Fernanda Campos

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Teste do novo sistema de alerta da Defesa Civil de Mato Grosso será neste sábado (27)

Publicado

em

Christiano Antonucci – Secom – MT

A Defesa Civil de Mato Grosso vai realizar um teste de demonstração do sistema “Defesa Civil Alerta” neste sábado (27.9), a partir das 14h. A ferramenta está em fase de implementação no Estado e busca aprimorar a comunicação com a população em situações de risco e emergência.

A mensagem enviada será: “Defesa Civil DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência de Mato Grosso. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”.

Vai receber o alerta a população que estiver nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco. Todos os aparelhos com conexão 4G ou 5G e com sistema operacional Android superior à versão 11 e iOS 17, dentro da área do município, receberão o aviso.

A mensagem irá aparecer na tela do celular sobreposta aos demais aplicativos que possam estar em uso e será acompanhada de um alerta sonoro, do tipo sirene, que irá tocar mesmo se o celular estiver no modo silencioso. Para receber o alerta não há necessidade de cadastro prévio.

Publicidade

A Defesa Civil reforça que a mensagem é apenas um teste da nova ferramenta e não há motivo para pânico.

Outros canais de comunicação

O novo sistema, Defesa Civil Alerta, complementa outros canais já existentes para comunicação de situações de emergência, como envio de SMS e mensagens no Whatsapp, além das orientações e alertas pelas redes sociais.

Para se cadastrar para receber os alertas via SMS, basta enviar o CEP de interesse para o número 40199. Já para receber alertas pelo Whatsapp, o CEP deve ser enviado para o número (61) 2034-4611. A população também pode se informar pelo Instagram da Defesa Civil Estadual: @defesacivilmt.

Camilla Zeni | Secom-MT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência