Transporte
Corpo de Bombeiros reforça cuidados para evitar acidentes aquáticos durante lazer

Com as altas temperaturas registradas em Mato Grosso e o aumento do número de pessoas em rios, cachoeiras, balneários e piscinas, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforça as orientações de segurança para prevenir acidentes aquáticos, especialmente casos de afogamento.
De acordo com dados da Diretoria Operacional do CBMMT, entre janeiro e junho deste ano foram registradas 49 ocorrências de afogamento no estado. O número é inferior ao registrado no mesmo período de 2024, quando houve 64 casos. A redução é atribuída, em grande parte, às ações preventivas e à intensificação das orientações repassadas à população, que têm se mostrado fundamentais para a diminuição dos índices.
O diretor-adjunto da Diretoria Operacional do CBMMT, major BM Felipe Mançano Saboia, destacou que a prevenção é fundamental para evitar tragédias, já que muitos desses acidentes ocorrem por imprudência, falta de atenção ou desconhecimento dos riscos envolvidos. Ele mencionou as principais orientações de segurança e prevenção, voltadas tanto para adultos quanto para crianças.
Segundo o major, um dos erros mais comuns é a falta de supervisão adequada de crianças. Mesmo na presença de guarda-vidas, devem permanecer sempre a um braço de distância dos responsáveis. Isso vale para piscinas, rios e lagos.
Outro alerta importante diz respeito ao mergulho em locais desconhecidos especialmente de cabeça, pois pode haver galhos, pedras ou mudanças abruptas de profundidade, aumentando o risco de lesões graves.
O consumo de bebidas alcoólicas também entra na lista de condutas que devem ser evitadas. “A pessoa pode subestimar os riscos, mergulhar ou nadar embriagada e acabar se afogando, mesmo que saiba nadar”, pontua o major.
Ainda segundo ele, a profundidade da água é outro ponto crucial. Em locais com correnteza ou sem visibilidade, o ideal é permanecer em áreas rasas, com a água no máximo até a cintura. Locais sinalizados e com estrutura de segurança são os mais recomendados para o banho. Mesmo assim, todos os ambientes aquáticos oferecem riscos e exigem atenção redobrada.
“Os pontos de banho mais preparados contam com informações sobre profundidade e risco, mas isso não elimina a responsabilidade de cada banhista em manter a segurança”, explica Saboia.
Se mesmo com todas as orientações alguém presenciar um caso de afogamento, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar pelo número de emergência 193. Tentar realizar o salvamento por conta própria, sem o devido preparo ou equipamentos de segurança, pode colocar a vida do socorrista em risco e resultar em um segundo afogamento. Por isso, a atitude mais segura é acionar os bombeiros militares e, se possível, lançar um objeto flutuante à vítima, mantendo-se fora da água.
Águas Seguras
Além da divulgação de orientações, o CBMMT também tem reforçado a presença de equipes nas regiões com maior fluxo de banhistas, especialmente nos fins de semana, por meio da operação Águas Seguras. A presença dos bombeiros militares, aliada ao comportamento consciente da população, tem sido determinante para evitar tragédias e garantir a segurança de todos.
Durante as operações, as equipes fazem orientações e permanecem de prontidão para emergências. Em casos de afogamento, as equipes atuam de forma rápida e eficiente para salvar as vítimas e dar o encaminhamento adequado à uma unidade de saúde.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Operação termina com 42 autos de infração de trânsito aplicados e remoção de 21 veículos

A Operação Lei Seca, realizada na MT-251, no Coxipó do Ouro, em Cuiabá, resultou na confecção de 42 autos de infração de trânsito na madrugada deste domingo (27.2). Na ocasião, 21 veículos foram removidos. Esta foi a 55ª edição da operação na Capital neste ano.
As abordagens começaram por volta das 2h da madrugada e ocorreram em frente ao Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da Polícia Militar. Nesta edição, um condutor foi preso em flagrante por embriaguez ao volante.
Do total de autos de infração de trânsito aplicados, 19 foram por conduzir veículo sem registro ou não licenciado, 11 por conduzir sob efeito de álcool, três por dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dois por recusa ao teste de alcoolemia e sete por infrações diversas.
Durante a operação, 267 veículos foram fiscalizados, 272 pessoas realizaram o teste do bafômetro e 36 veículos foram autuados.
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), sob a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com apoio das equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Militar prende homem por provocar incêndio em zona rural de Vila Rica

PMMT
Policiais militares do 23º Batalhão prenderam, neste sábado (26.7), um homem de 51 anos, suspeito de crime ambiental, na zona rural de Vila Rica (a 1.162 km de Cuiabá). Embriagado, o indivíduo causou um incêndio de grandes proporções em uma fazenda localizada a cerca de 150 quilômetros do município.
Os policiais militares foram acionados para prestar apoio à ocorrência, que já estava sendo atendida por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Confresa. Alguns funcionários da fazenda também auxiliaram no combate às chamas.
O suspeito confessou ser o responsável pelo incêndio. Ele prestava um serviço de apoio na construção de uma cerca no local. À PM, relatou que havia ingerido álcool de posto de combustível e, por isso, não foi trabalhar.
Embriagado, o homem afirmou que sua intenção era apenas queimar o lixo no local. No entanto, começou a ventar muito forte, e as chamas se espalharam, atingindo o pasto da propriedade rural.
Diante dos fatos, os policiais militares conduziram o suspeito à delegacia para o registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Uber e Loggi lançam serviço integrado para entregas nacionais

A Uber e a Loggi estão lançando, juntas, o Flash Nacional, um serviço integrado de entregas que ficará disponível em todo o País. Ele vai funcionar no aplicativo da Uber, dentro do Uber Flash, e permitirá que os clientes da plataforma solicitem a coleta de pacotes para envio às cidades em que a Loggi opera – atualmente, a empresa faz entregas em mais de 5,5 mil municípios.
Por enquanto, o piloto do projeto está disponível em Campinas, no Estado de São Paulo, e em Curitiba, no Paraná. A previsão é ampliar o serviço para outros municípios nos próximos meses.
O Flash Nacional ampliará o produto Uber Flash. Esse serviço, lançado no Brasil no início da pandemia de covid19, permite que usuários e empresas enviem objetos localmente. De lá para cá, foram lançados, ainda, o Uber Flash+, que permite solicitar ações extras, como retirar encomendas em uma loja, e o Flash Utilitário, que permite transporte de itens maiores.
A parceria de Uber e Loggi vai ampliar essa capilaridade, permitindo envios intermunicipais e interestaduais. Entre os principais benefícios do novo serviço, estão a comodidade e praticidade de solicitar envios nacionais sem sair de casa, pelo aplicativo da Uber. O usuário pode rastrear todo o processo e acompanhar a previsibilidade de data de entrega.
“A parceria com a Loggi fortalece nossa estratégia de ampliar o Uber Flash para entregas intermunicipais e interestaduais, conectando pessoas e empresas de forma rápida, segura e eficiente. Juntos, estamos criando uma nova alternativa logística para o envio de pequenas encomendas em todo País”, comenta Silvia Penna, diretora-geral Brasil na Uber.
Como funciona o Flash Nacional?
O serviço resultante da parceria entre Uber e Loggi poderá ser acessado diretamente no aplicativo da Uber, por meio da opção Flash Nacional. Será possível enviar pacotes de diversos tipos, como produtos, como artigos de moda, cosméticos, artigos esportivos, brinquedos, livros, documentos, eletrônicos, perfumaria e acessórios para pet. Os itens serão coletados pela Loggi e entrarão na operação e na malha da empresa, para, depois, serem distribuídos.
Toda a entrega poderá ser acompanhada diretamente pelo aplicativo da Uber. Caso o usuário tenha dúvida ou precise de suporte sobre o pedido, ao acessar uma viagem de Flash Nacional na seção “Atividade” do próprio aplicativo Uber, poderá acionar a Lori, canal da Loggi com Inteligência Artificial Generativa para atendimento conversacional com os clientes, que fornecerá de forma interativa os direcionamentos personalizados para cada caso. Em situações que precisam de acompanhamento mais específico, o usuário será direcionado para os atendimentos humanos para tratativas e resoluções.
Imagens: Divulgação
O post Uber e Loggi lançam serviço integrado para entregas nacionais apareceu primeiro em Mercado&Consumo.
-
Pecuária6 dias atrás
Metodologia promete aumentar rendimento de queijo muçarela
-
Agronegócio6 dias atrás
Cotações Agropecuárias: Importações chinesas de soja do Brasil aumentam em 9% em junho
-
Mato Grosso4 dias atrás
Secel publica resultado preliminar de seleção do edital Viver Cultura 2025
-
Meio Ambiente4 dias atrás
Conheça o selo que reconhece o uso de bioinsumos e boas práticas no campo
-
Meio Ambiente4 dias atrás
Brasil lidera certificação inédita de carbono com agricultura regenerativa
-
Mato Grosso4 dias atrás
Ager realiza audiência pública para apresentar Relatório Anual de Atividades de 2024
-
Notícias4 dias atrás
Aplicativo gratuito ajuda produtores a reduzir defensivos em lavouras na Bahia
-
Mato Grosso3 dias atrás
Seciteci e Unemat projetam verticalização de cursos técnicos a partir de 2027