Mato Grosso
Hospital Regional de Rondonópolis realizou mais de 36 mil cirurgias em seis anos

O Hospital Regional de Rondonópolis, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou 36.119 cirurgias de 2019 a 30 de junho de 2025. O total de procedimentos tem aumentado a cada ano desde 2021: passou de 4.546 para 6.803, em 2024.
As especialidades com mais cirurgias no hospital, de 2020 a 2024, foram ortopedia (54%), cirurgia geral (21%) e neurocirurgia (6%). Em 2024, por exemplo, foram realizadas 306 neurocirurgias eletivas e 198 neurocirurgias emergenciais.
“O hospital é referência para 19 municípios da macrorregião Sul de Rondonópolis e tem prestado um serviço de excelência para a população. As mais de 36 mil cirurgias realizadas mostram a eficiência da gestão, que tem avançado na Saúde de todo o Estado”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Lira, destacou que, em 2025, já foram realizadas 3.134 cirurgias e que os números vão melhorar ainda mais no segundo semestre, com os investimentos e as estratégias da gestão.
“Vamos liberar mais 25 leitos cirúrgicos em setembro para atingirmos a meta de 7 mil cirurgias no Hospital Regional de Rondonópolis neste ano. O planejamento é feito para crescermos cada vez mais e atendermos melhor os pacientes”, explicou.
Segundo a diretora do Hospital Regional de Rondonópolis, Milena Polizel, a instituição dispõe de seis salas cirúrgicas, sendo possível fazer várias operações simultaneamente.
“Recebemos, em 2023, mais quatro arcos cirúrgicos [equipamentos que fornecem imagens de raio-x em tempo real] de última geração para a realização das cirurgias ortopédicas, então agora temos seis. Já em 2024, adquirimos quatro torres de vídeo para fazer os procedimentos de hérnia, vesícula e apêndice por videolaparascopia”, disse.
Esta cirurgia fechada utiliza câmera e pinças finas através de pequenas aberturas, com pequenas incisões, e propiciando uma recuperação mais confortável para o paciente, acelerando também as altas médicas.
“Devido à abordagem minimamente invasiva, houve uma redução significativa no tempo de permanência hospitalar, possibilitando maior rotatividade dos leitos e ampliando o acesso para outros usuários. Além disso, o método favorece uma recuperação mais rápida e com menor risco de infecção”, informou.
Saiba mais sobre o hospital
Além da alta capacidade de cirurgias, só neste ano, a unidade também fez quase 270 mil exames diagnósticos, sendo 226.184 de laboratório, raio-x, tomografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, endoscopia, entre outros.
A instituição tem 134 leitos hospitalares, sendo 30 de UTI, 82 de enfermaria, 12 leitos de observação e oito de box de emergência.
Os equipamentos de ventilação pulmonar antigos foram substituídos por dez novos aparelhos em abril deste ano. Com essa aquisição, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) possui atualmente um acervo de 56 ventiladores pulmonares microprocessados, sendo quatro deles exclusivos para a realização de transportes intra e extra hospitalares, ampliando assim a capacidade e a segurança no atendimento aos pacientes críticos.
O hospital é referência para os municípios de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Seduc lança edital para seleção de escolas com projetos de Robótica Educacional

Assessoria
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) lançou o Edital nº 015/2025/GS/SEDUC/MT, com o objetivo de selecionar escolas da rede pública estadual para a implantação ou continuidade de projetos de Robótica Educacional com execução prevista entre agosto de 2025 e dezembro de 2026.
A ação prevê apoio pedagógico e financeiro para escolas interessadas nas categorias Robótica de Torneios e Mostra Científica, promovendo o uso de tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.
As inscrições devem ser realizadas entre os dias 22 de julho a 1º de agosto de 2025, por meio do formulário eletrônico. Cada escola poderá se inscrever em ambas as categorias, mas será contemplada em apenas uma delas. O edital prevê a seleção de até 20 projetos para torneios e 25 para mostra científica.
Na categoria Robótica de Torneios, as escolas receberão até R$ 10 mil para custear a participação de equipes em competições como a First Lego League Challenge (FLLC). Os times devem ser compostos por 2 a 10 estudantes do Ensino Fundamental II, com até dois mentores. Além disso, o professor orientador titular receberá incentivo financeiro de R$ 1.500,00 mensais, durante quatro meses.
Já na categoria Mostra Científica, os projetos devem envolver prototipagens com base em metodologias como Design Thinking e Pensamento Computacional, sendo acompanhados por formação pedagógica do Sesi/Senai, sem repasse financeiro.
O processo seletivo será dividido em três etapas: inscrição do projeto, análise nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) e homologação final pela equipe técnica da Seduc. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 10 de agosto de 2025 no site oficial da secretaria.
Projetos
As propostas deverão estar alinhadas ao Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade escolar e ao Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC/MT), demonstrando a participação da comunidade escolar, viabilidade técnica e cronograma de execução.
O professor bolsista deverá cumprir 10 horas semanais, incluindo encontros com os estudantes, registro das atividades e participação em formações promovidas pela Seduc.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a iniciativa reforça o compromisso da rede estadual com a inovação e a aprendizagem significativa.
“A Robótica Educacional vai além do uso de tecnologia. Ela estimula o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe. Ao apoiar esses projetos, estamos preparando nossos estudantes para os desafios do século XXI, incentivando soluções criativas e conectadas com o mundo do trabalho”, destacou Porto.
A Seduc reforça que todas as informações e exigências estão detalhadas no edital, incluindo modelos de documentação, critérios de avaliação, cronograma e canais para envio de dúvidas.
A seleção integra as ações da Política Pública de Tecnologia no Ambiente Escolar e tem como foco o desenvolvimento do protagonismo juvenil e o fortalecimento da cultura digital nas escolas mato-grossenses.
Confira abaixo o edital.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Rede Estadual retoma aulas nesta terça-feira (22) após recesso de 15 dias para estudantes e professores

Assessoria
Após o recesso de julho, os estudantes da rede estadual de ensino de Mato Grosso retomam as aulas nesta terça-feira (22.7), dando início ao segundo semestre letivo. Para este novo ciclo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) reforça a continuidade da campanha “Sua Presença Vale Muito”, uma iniciativa estratégica do programa “Nenhum Estudante a Menos”, voltada à recuperação da aprendizagem e o combate à evasão escolar.
A Seduc realiza esta ação entre o segundo e o terceiro bimestre e envolve identificação precoce de um possível abandono, acompanhamento individualizado, promoção da inclusão, engajamento da comunidade escolar e prevenção do abandono.
A coordenadora de Gestão de Rede da Seduc, Patrícia Carvalho destaca que as escolas têm um papel fundamental na execução da Estratégia de Busca Ativa Escolar. No início de cada ano letivo, elaboram um plano de ação com acompanhamento sistemático pelas Diretorias Regionais de Educação e a escola indica dois servidores como pontos focais, embora toda a equipe pedagógica e gestora seja corresponsável pela estratégia.
Ela explica que o monitoramento da frequência é realizado de forma contínua, com o apoio de ferramentas como o Sistema de Prevenção ao Abandono e a Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI On-Line).
Esses instrumentos registram as ações desenvolvidas com cada estudante, como convocação dos responsáveis, escuta ativa, mediação com o Grêmio Estudantil e articulação com a rede de proteção. “Essa atuação diária, preventiva e proativa coloca as escolas na linha de frente do enfrentamento à evasão, reforçando seu papel central na garantia do direito à educação”, argumenta Patrícia.
Além disso, com essa abordagem, a pasta envolve ações coordenadas com outros setores de proteção, como saúde e assistência social para oferecer suporte aos estudantes e suas famílias.
O secretário de Educação, Alan Porto, acompanha pessoalmente as ações da campanha que, segundo ele, busca não apenas diminuir os índices de evasão, mas também criar um ambiente escolar mais engajador e propício ao aprendizado. O secretário ressalta que todo estudante merece estar onde há estímulo, acolhimento e possibilidade de transformação.
“Acreditamos que a educação é a base para um futuro melhor, e cada aluno que permanece na escola representa uma vitória para nós e a colaboração é fundamental em iniciativa como esta. A busca ativa só é possível graças ao trabalho conjunto das equipes, que demonstram um compromisso incansável com a educação de qualidade”, completa.
Ele ressalta que a expectativa é de um segundo semestre ainda mais produtivo, com foco na educação de qualidade e no desenvolvimento integral dos estudantes da rede estadual.
“Voltamos à rotina com todos os afazeres rigorosamente em dia. Professores e equipes gestoras estão engajados em executar as atividades planejadas que visam consolidar os conteúdos do primeiro semestre e preparar os estudantes para os desafios desta nova etapa”, conclui Alan Porto.
Rui Matos | Seduc
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Seduc entrega nova escola indígena em formato de colmeia em Juína

O Governo de Mato Grosso inaugurou, nesta segunda-feira (21.07), a Escola Estadual Indígena Enawenê-Nawê, na aldeia Dolowikwa/Kotakowinakwa, em Juína. Com a presença da primeira-dama, Virginia Mendes, e o secretário de Educação, Alan Porto, a cerimônia foi marcada por ritos culturais e cantos tradicionais.
A nova unidade, que recebeu um investimento de R$ 7 milhões, possui 12 salas de aula, biblioteca, sala dos professores, cozinha, refeitório, banheiros e um espaço amplo com parquinho. O projeto da escola foi elaborado pela equipe de engenharia da Secretaria de Estado de Educação, juntamente com as lideranças indígenas da aldeia para respeitar a cultura do povo Enawenê-Nawê.
A primeira-dama do Estado, Vírginia Mendes, agradeceu a oportunidade de estar na aldeia pela 3ª vez, marcando a história do povo Enawenê-Nawê.
“É uma honra estar aqui entregando essa escola, uma nova estrutura digna para os indígenas. Eu e o governador sempre colocamos a educação em primeiro lugar e não seria diferente para o povo indígena. Essa escola foi construída com recurso 100% do Governo do Estado e no meio da Floresta Amazônica. Está linda e aproveitem. É para vocês”, destacou.
Em formato de colmeia, a unidade atende atualmente 628 estudantes indígenas Enawenê, entre Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No total, a escola tem capacidade para mais de 700 alunos nos dois períodos. Para o aprendizado, são 29 professores, sendo apenas um que não é indígena.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a importância da escola para a aldeia Dolowikwa/Kotakowinakwa.
“Estamos hoje entregando essa escola para o povo Enawenê. Um povo que lutou por essa unidade para mais de 600 estudantes. E a nossa prioridade é entregar uma escola de qualidade e nesse caso, uma escola que não fugisse da originalidade da cultura indígena”, acrescentou.
Para o estudante, Kalaina Enawenê, de 22 anos, a escola é muito importante para o avanço do aprendizado das crianças indígenas. “Estou muito feliz com essa inauguração, eu gostei demais dessa nova estrutura, porque antes a gente pegava sol, chuva, frio. Agora, vai ficar melhor e temos até computadores”, disse.
Também estiveram presentes na cerimônia de entrega da unidade, o vice-prefeito de Juína, irmão Geremias, e lideranças indígenas da aldeia Dolowikwa/Kotakowinakwa.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
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