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Mato Grosso

Sedec participa da Caravana da Sudeco e agiliza acesso ao crédito em Rondonópolis

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A secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Sedec reforçou a importância dos fundos de financiamento como ferramenta de inclusão produtiva – Foto por: Assessoria/Sedec

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) participa da Caravana da Sudeco, nesta segunda-feira (23.6), foi realizada no Rondon Plaza Shopping, em Rondonópolis. O evento itinerante tem como objetivo ampliar o acesso de empresários e produtores rurais a linhas de crédito por meio dos fundos constitucionais FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e FDCO (Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste).

A Caravana conta com palestras, oficinas e atendimentos personalizados ao público interessado em acessar os recursos. Além da equipe técnica da Sudeco, instituições como Sebrae, Banco do Brasil, Cresol, Sicredi e Sicoob também prestam atendimento direto aos empreendedores da região.

Presidido pelo secretário da Sedec, Cesar Miranda, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Codem) é a instância responsável por analisar as cartas-consultas encaminhadas ao Banco do Brasil. O conselho avalia se os projetos apresentados estão em conformidade com as leis, portarias e resoluções federais que regulamentam o uso dos recursos. Após a aprovação do Cedem, os projetos são encaminhados para contratação e liberação dos valores junto à instituição financeira.

A secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia, Linacis Silva Vogel Lisboa, participou do evento e reforçou a importância dos fundos de financiamento como ferramenta de inclusão produtiva.

“A participação da Sedec na Caravana é estratégica porque fazemos parte do processo que garante segurança jurídica e técnica aos projetos. O empresário ou produtor que busca crédito precisa estar com a documentação regular, e o conselho tem esse papel de avaliar e dar aval para que o recurso chegue de forma mais ágil e eficiente. O FCO e o FDCO são instrumentos que transformam planos em empreendimentos reais. Dentre as razões para que a economia de Mato Grosso alcançasse o patamar atual é porque também houve crédito disponível para quem quis crescer com responsabilidade e planejamento”, afirmou.

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De janeiro a abril de 2025, os financiamentos contratados em Mato Grosso somaram R$ 1,1 bilhão, sendo R$ 521,8 milhões via FCO Empresarial e R$ 640 milhões pelo FCO Rural, o que representa um terço do total liberado na região Centro-Oeste, que chegou a R$ 3,2 bilhões.

Débora Siqueira | Assessoria/Sedec

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

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Mato Grosso

Dois projetos são aprovados por ministério e vão ajudar a transformar a qualidade de vida na Região Sul de Palmas

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Assessoria

 

A Prefeitura de Palmas comemora um importante resultado divulgado nesta quarta-feira, 18, em Brasília-DF. O Município está na seleta lista de 22 cidades e estados brasileiros das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste que tiveram seus projetos aprovados pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, através da Comissão de Financiamento Externo (COFIEX). Foram dois projetos estruturantes aprovados, o que vai possibilitar parcerias com organismos internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).

A aprovação representa o avanço na implantação do Parque dos Pioneiros de Palmas, que integra o programa Palmas Mais Resiliente. O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento Urbano e prevê não apenas a implantação do maior parque Urbano Linear da Região Norte do Brasil, mas também investimentos em mobilidade, infraestrutura e inclusão social. A proposta inclui pavimentação de ruas, ampliação da rede de drenagem, construção de calçadas com acessibilidade, além de equipamentos públicos como escolas, creches, unidades de saúde, Casa da Mulher e espaços voltados à juventude. O recurso total para o parque será de R$ 560 milhões, junto ao BID.

A primeira etapa do Parque dos Pioneiros de Palmas foi lançada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos na última terça, 17. O primeiro Núcleo foi iniciado por já ter recurso garantido na ordem de R$ 3 milhões, provenientes do instrumento das outorgas onerosas. O aval para o financiamento vai potencializar o avanço das obras de todo o parque na área do Córrego do Machado que vai beneficiar mais de 60 mil pessoas dos bairros da Região Sul da cidade.

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Novo tempo

“A Região Sul de Palmas não pode mais esperar. Essa aprovação representa a conquista de um novo tempo, em que cada real investido carrega o compromisso de corrigir desigualdades históricas e garantir um futuro mais justo, saudável e promissor para milhares de famílias. Estamos falando de dignidade, de direito à cidade e de respeito à população”, afirmou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.

O secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Dimas, comentou sobre o resultado. “A gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos vai deixar um legado muito importante para o Tocantins com essa aprovação. Além de ser um dos maiores parques urbanos do Brasil, o projeto vai trabalhar vários eixos como saúde, educação, infraestrutura e a parte social. Tudo isso beneficiando a nossa população nos próximos anos”, disse

Ambiental

O segundo projeto aprovado trata do Programa de Transformação Ambiental de Palmas frente às Mudanças Climáticas, formulado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). A iniciativa propõe ações concretas para ampliar as áreas verdes, melhorar o conforto térmico e incentivar o uso de fontes limpas de energia, como o programa Palmas Solar. A população sentirá os efeitos na prática, com ruas mais arborizadas, prédios públicos com energia solar, calçadas sombreadas e espaços públicos mais preparados para enfrentar os extremos climáticos.

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Além disso, estão previstas obras para ampliar a resiliência da cidade frente aos períodos de seca e calor intenso, além de campanhas educativas e programas de capacitação voltados à sustentabilidade. O recurso total será de 60 milhões de dólares, junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).

Texto: Lucas Ferreira

Edição: Lorena Karlla Mascarenhas

Fonte: Secom Palmas

Redação Gazeta do Cerrado

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Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Mato Grosso

Prefeitura de Palmas convoca mais de 1,2 mil aprovados em concurso da Educação; “aqui o trabalho acontece de verdade”, diz Eduardo

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Prefeito Eduardo Siqueira Campos – Crédito: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

 

A espera chegou ao fim para mais de mil aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Educação de Palmas. Em anúncio feito pelas redes sociais nesta segunda-feira, 23, o prefeito Eduardo Siqueira Campos comemorou a publicação do chamamento oficial dos novos servidores da Educação.

“Essa homologação é música para os ouvidos de quem estudou, passou e acreditou na força da Educação!”, escreveu o gestor em tom emocionado. Ao todo, foram 1.236 nomeações publicadas, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento da rede municipal de ensino.

As nomeações contemplam os seguintes cargos:

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  • Professor do Ensino Fundamental I: 766 nomeações
  • Técnico Administrativo Educacional (Monitor de Educação Infantil): 400 nomeações
  • Supervisor Pedagógico: 35 nomeações
  • Orientador Educacional: 35 nomeações

O prefeito destacou que a convocação representa mais do que o cumprimento de um compromisso administrativo. “Seguimos firmes, porque aqui o trabalho acontece de verdade!”, disse Eduardo, ressaltando que a educação é prioridade em sua gestão.

Gazeta do Serrado

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

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Mato Grosso

Conselho aprova campanha internacional para posicionar Pantanal como destino de safári

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O objetivo é posicionar o Pantanal como um dos principais destinos de turismo de vida selvagem no mundo – Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

O Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso aprovou, nesta segunda-feira (23.06), o investimento de US$ 150 mil, por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Funtur), para a campanha internacional “Safari for the Senses”, uma iniciativa conjunta entre os Governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Embratur e a National Geographic. O objetivo é posicionar o Pantanal como um dos principais destinos de turismo de vida selvagem no mundo.

A campanha será veiculada em canais oficiais da National Geographic e faz parte de uma estratégia internacional composta por quatro pilares principais: a vinda de jornalistas, influenciadores internacionais e operadores de turismo estrangeiro para vivenciar o Pantanal; participação em feiras internacionais; a realização da Galeria Visit Brasil em Nova Iorque de 28 de outubro a 1º de novembro e, agora, a produção de conteúdo proprietário com a National Geographic, voltado para os sentidos — visão, audição, tato e experiência emocional no bioma pantaneiro.

Durante a reunião, o diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, apresentou os detalhes do projeto e destacou que a campanha será voltada especialmente aos mercados dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França e Austrália — onde o Brasil disputa espaço com destinos de safári africanos e países como Costa Rica, Peru e Indonésia, voltados ao ecoturismo.

“A África do Sul é nosso maior concorrente em produtos de safári, e o Pantanal tem potencial para competir com diferenciais únicos. Com a National Geographic produzindo conteúdo proprietário, vamos alcançar milhões de pessoas com uma campanha sensorial e estratégica, dentro de uma galeria exclusiva em Nova York”, destacou Bruno.

Segundo ele, a iniciativa já está em andamento. Um fotógrafo e influenciador brasileiro radicado nos Estados Unidos, Filipe DeAndrade, está percorrendo o Pantanal registrando a experiência de forma imersiva. O conteúdo será divulgado em plataformas com alcance estimado de 10 milhões de impressões e inclui postagens no perfil global da @natgeo, com 280 milhões de seguidores no Instagram.

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A secretária adjunta de Turismo, Maria Letícia Costa, destacou que a campanha representa um passo decisivo na consolidação do Estado como destino turístico global.

“A aprovação desse projeto é um marco para o turismo de Mato Grosso. Estamos falando de uma ação estratégica, com alcance global, que vai posicionar o Pantanal como um dos principais destinos de vida selvagem do mundo. O conselho compreendeu a importância de investir na promoção qualificada, com parceiros que têm credibilidade internacional, como a Embratur e a National Geographic. Essa campanha faz parte de um plano estruturado, com pilares sólidos, que vão consolidar o Pantanal na rota do turismo internacional e gerar resultados reais para quem vive do turismo no Estado”.

O diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, reforçou que a proposta está alinhada com o novo plano estadual de turismo e com as metas de transformar o Pantanal em destino de safári de vida selvagem, com alto valor agregado e foco no mercado norte-americano. Ele lembrou ainda que a entidade é uma das parceiras do Governo de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e da Embratur na Galeria Visit Brasil, em Nova Iorque, de 28 de outubro a 1º de novembro.

“Já temos turistas estrangeiros vindo para observação de aves, mas queremos mais. Queremos entrar de vez no competitivo mercado de safáris, oferecendo experiências autênticas e sustentáveis. Mato Grosso já é referência em produção agropecuária e agora damos um passo firme para ocupar espaço de destaque no turismo internacional”, disse Schelini.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS-MT), Luis Carlos Nigro, celebrou a aprovação do projeto, destacando que a ação conjunta com Mato Grosso do Sul amplia o alcance e reduz os custos para os empreendedores do turismo.

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“O Nordeste já se vende como um bloco turístico. Agora é a vez de o Pantanal fazer o mesmo. Isso vai permitir a gente alcançar muito mais pessoas e num custo mais reduzido para todo mundo. É um sonho, pois há muito tempo a gente vem tentando trabalhar em conjunto com o Mato Grosso do Sul e com o Sebrae. Esse trabalho é realmente muito importante”.

A ativação com a National Geographic também será uma das atrações da Galeria Visit Brasil, em Nova York, no final de outubro. Filipe DeAndrade, que participou da expedição, fará um talk show exclusivo, apresentando a experiência vivida no Pantanal para jornalistas, operadores e formadores de opinião do turismo internacional.

A expectativa do Governo de Mato Grosso é que, com os quatro pilares articulados, o Estado amplie sua visibilidade e competitividade no turismo internacional, com geração de renda, emprego e fortalecimento da marca Pantanal como símbolo do Brasil sustentável.

Débora Siqueira | Assessoria/Sedec

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

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