Conecte-se Conosco

Transporte

Polícia Civil desarticula associação criminosa especializada em fraudes com portabilidade de linhas telefônicas

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), deflagrou na manhã desta terça-feira (6.3), a Operação Porta 67, para cumprimento de ordens judiciais com alvo em um grupo criminoso, voltado para prática do chamado golpe da portabilidade telefônica. Na operação, são cumpridos quatro mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

As ações do grupo envolvem uso indevido de acessos internos das operadoras, aquisição e descarte de chips, além do uso de logins legítimos para burlar os mecanismos de segurança das empresas de telefonia. Os crimes praticados resultaram em prejuízos não apenas à vítima principal, mas representa um grave risco à segurança digital de autoridades públicas e cidadãos em geral.

As investigações conduzidas pelo delegado adjunto da DRCI, Gustavo Godoy Alevado iniciaram em maio de 2023, após uma autoridade política do estado de Mato Grosso do Sul ser vítima do golpe. A vítima perdeu acesso à sua linha telefônica após o número ser transferido indevidamente para outra operadora de telefonia, mediante uso fraudulento de seus dados pessoais.

Publicidade

Com a constatação de que os fatos ocorreram em Várzea Grande, o inquérito inicialmente instaurado pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul foi encaminhado à Polícia Civil de Mato Grosso, para apuração dos crimes de estelionato tentado e associação criminosa, cujas penas dos crimes, somadas, pode ultrapassar os seis anos de reclusão.

Portabilidade

Durante a apuração, foi constatado que a portabilidade indevida foi solicitada junto à operadora por meio de ligação ao canal interno. A chamada partiu de um número registrado em nome de uma ex-funcionária da empresa de telefonia, que se autenticou indevidamente com as credenciais da vendedora de uma loja autorizada em um shopping de Várzea Grande.

O chip utilizado para habilitar a linha objeto da portabilidade havia sido inicialmente ativado por outra investigada, que realizava, junto a um comparsa, compras sistemáticas de grandes quantidades de chips pré-pagos, os quais eram cancelados e reaproveitados em fraudes.

“As diligências realizadas revelam um modo de atuação articulado e tecnicamente estruturado, com uso de ferramentas internas das operadoras e divisão de tarefas entre os envolvidos. O foco na prevenção e repressão a crimes cibernéticos e digitais é essencial diante da crescente sofisticação dessas práticas criminosas”, destacou o delegado titular da DRCI, Guilherme Berto Nascimento Fachinelli.

Publicidade

A operação  representa mais um importante passo no enfrentamento aos crimes cibernéticos que atentam contra a privacidade e segurança das comunicações pessoais e institucionais, demonstrando o comprometimento da Polícia Civil de Mato Grosso com a proteção da sociedade frente as novas modalidades criminosas.

Porta 67

O nome da operação faz referência a portabilidade indevida realizada pelos investigados e também ao DDD de Mato Grosso do Sul 67.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Autor de furto mediante arrombamento de veículo é preso em flagrante pela Polícia Civil

Publicado

em

PJC

 

Um homem, identificado como autor de um crime de furto qualificado mediante arrombamento de veículo, ocorrido na região central da capital, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na terça-feira (30.12), em rápida ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá.

As investigações tiveram início após a vítima registrar o boletim de ocorrência e relatar o arrombamento e o furto de objetos do interior de seu veículo, ocorrido em via pública, nas proximidades da Avenida Fernando Corrêa da Costa.

Com base nas informações repassadas, os policiais iniciaram as diligências, realizando a análise de câmeras de segurança públicas e privadas localizadas na região. Durante os trabalhos, os investigadores identificaram o veículo utilizado na ação criminosa, flagrado circulando pela região minutos antes e depois do crime.

Publicidade

Com o aprofundamento das investigações, foi possível rastrear o deslocamento do automóvel e identificar o condutor, sendo realizada a abordagem policial do suspeito em via pública. No momento da abordagem, o suspeito apresentou resistência, sendo necessária a utilização moderada da força para contê-lo.

Durante a revista pessoal, foi localizado com ele um aparelho eletrônico utilizado para bloqueio de sinais de travamento de veículos, conhecido como “Chapolin”, equipamento comumente empregado em crimes de furto mediante arrombamento.

Dando continuidade às diligências, os policiais civis se deslocaram até endereços vinculados ao investigado, onde foram apreendidos diversos objetos de origem suspeita, entre eles bolsas, perfumes, aparelhos celulares, acessórios, dinheiro em espécie, além de outros bens compatíveis com produtos de crimes de roubo e furto.

O suspeito possui antecedentes criminais e já foi investigado por outros crimes graves. “O prejuízo causado à vítima, apenas no caso apurado, é estimado em aproximadamente R$ 3 mil, sem considerar os danos materiais decorrentes do arrombamento do automóvel”, disse o delegado Hugo Abdon de Araújo Lima.

Todos os materiais foram apreendidos, assim como o veículo utilizado na prática delituosa. O suspeito foi conduzido à Derf, interrogado pelo delegado Hugo Abdon de Araújo Lima e autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Publicidade

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Acusado de tráfico morre em confronto com a PM no Médio Norte e dois são presos

Publicado

em

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo

 

Equipes de Força Tática da Polícia Militar prenderam dois homens, de 20 e 25 anos, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, ontem, em Barra do Bugres (178 km de Cuiabá). Com a dupla, foram apreendidas porções de maconha e cocaína e um revólver. O terceiro foi localizado e morreu após troca de tiros com policiais.

Conforme o boletim de ocorrência, os policiais receberam informações do setor de inteligência sobre um local que servia como ponto de venda de drogas pertencente a uma facção criminosa. Os militares iniciaram patrulhamento na região informada e viram um homem em atitude suspeita. Eles começaram a abordagem, momento em que o suspeito correu para o interior da residência, alertando que a PM estava no local, e arremessou uma arma por cima do muro.

Os policiais continuaram seguindo o suspeito e conseguiram detê-lo dentro do imóvel, onde o segundo homem também foi encontrado. Foram apreendidas 18 porções de maconha e cinco de cocaína. Já na verificação ao objeto jogado por cima do muro, os militares recolheram o revólver de calibre 38.

Publicidade

Questionados pela PM, um dos homens afirmou que estava no local apenas para comprar entorpecentes, enquanto o segundo suspeito disse que eles seriam membros de uma facção. Ainda em depoimento, o criminoso relatou ter recebido o revólver do terceiro homem e indicou a localização dele para a equipe policial.

Os militares seguiram para o segundo endereço e encontraram ele sentado na frente da casa. A abordagem foi iniciada e o homem fugiu para dentro apontando uma arma em direção a PM. Os policiais revidaram a ação devido ao risco sofrido e efetuaram disparos contra o homem, que foi atingido.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local e constatou a morte do homem, que não foi identificado. O revólver que ele usava foi apreendido. Dentro da casa, mais 45 porções de cocaína foram localizadas e recolhidas. Os dois suspeitos detidos anteriormente receberam voz de prisão e foram conduzidos para a delegacia da cidade, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais procedimentos.

Redação Só Notícias

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Colombiano que fraturou tornozelo de companheira durante agressão é preso em Mato Grosso

Publicado

em

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo

 

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, ontem, um homem de nacionalidade colombiana, de 34 anos, investigado por agredir severamente sua companheira, de 34 anos, causando fratura no tornozelo da vítima. O casal vivia um relacionamento desde 2023 e trabalhava e morava junto em um hotel, em Cuiabá. Em outubro, ele a agrediu com socos e puxões de cabelo. No início deste mês, as agressões se repetiram, dessa vez com maior intensidade.

A vítima foi enforcada, agredida com socos, teve o tornozelo quebrado, facas atiradas em sua direção, o celular quebrado e o suspeito ainda tentou cortar os dedos dela em um ventilador. Depois, o suspeito seguiu trabalhando normalmente. No dia 6, a vítima foi levada ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) pelo chefe, onde foi constatada a gravidade da lesão no tornozelo e ela foi acolhida em uma Casa de Amparo. No momento, ela está utilizando cadeira de rodas para se locomover.

A mulher relutou em denunciar o companheiro devido a ele afirmar que mataria ela e a família dela, caso o denunciasse. Diante da gravidade dos fatos, a delegada Judá Maali, titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá (DEDM), representou pela prisão preventiva do suspeito, medida deferida pelo Poder Judiciário.

Publicidade

Com o mandado expedido, a equipe da Delegacia da Mulher realizou buscas na Capital e efetuou o cumprimento da ordem judicial no bairro Bandeirantes. “A violência doméstica é um ciclo que tende a se agravar quando não interrompido, e a Polícia Civil seguirá atuando com rigor na proteção das vítimas e responsabilização dos agressores”, afirmou a delegada Judá Maali.

Redação Só Notícias

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência