Conecte-se Conosco

Transporte

Polícia Militar registra aumento de prisões e recuperações de veículos com Tolerância Zero

Publicado

em

Christiano Antonucci/Secom-MT

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou 7.716 ações operacionais de policiamento ostensivo e repressivo nos últimos seis meses, no âmbito da Operação Tolerância Zero, em todo o Estado.

Segundo dados da Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe) da PMMT, as ações são 38% maiores em comparação ao mesmo período de 25 de novembro de 2023 a 25 de maio de 2024, quando 5.586 ações foram executadas. O Tolerância Zero começou em 25 de novembro de 2024 e completou seis meses em 25 de maio de 2025.

As ações operacionais incluem a formação de estratégias de policiamento ostensivo, abordagens, buscas e checagens, cumprimento de mandados contra foragidos da Justiça e operações de repressão ao tráfico de drogas, além de policiamento urbano e rural de modo preventivo e também em eventos públicos, garantindo a ordem pública.

Neste período, a Polícia Militar registrou mais de 32,1 mil boletins de ocorrência e 5 mil Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), e conduziu à delegacia 18.180 suspeitos. Esses números aumentaram em 6,3% a prisão em flagrante de criminosos, com 5.397 prisões nos primeiros seis meses do Tolerância Zero, contra pouco mais de 5 mil no mesmo período do ano anterior ao programa.

As prisões de foragidos da Justiça aumentaram 22,9% com o Tolerância Zero, com 1.493 prisões no primeiro semestre do programa, contra 1.151 capturas no ano anterior.

Publicidade

A Polícia Militar também recuperou 421 veículos produtos de roubo e furto, apreendeu 637 armas de fogo e apreendeu 92 simulacros de arma de fogo utilizados em crimes.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, destacou que os números refletem o poder operacional da PMMT com investimentos adequados em armamentos e equipamentos modernos para execução das ações de segurança.

“Esses números são reflexo dos investimentos do Governo de Mato Grosso e da Secretaria de Segurança Pública na Polícia Militar, possibilitando que a nossa corporação tenha mais efetividade e poder combativo para poder ir às ruas, aumentando nossas operações policiais e o patrulhamento ostensivo, combatendo as facções criminosas e deixando o cidadão de bem mais seguro”, afirmou.

Combate ao tráfico de drogas

Também nos últimos seis meses, a Polícia Militar de Mato Grosso apreendeu 12,3 toneladas de drogas e aumentou em 227% a retirada de circulação de entorpecentes de facções criminosas em todo o Estado, nos últimos seis meses do Tolerância Zero, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Publicidade

Entre as ocorrências de destaque, está a apreensão de 1,5 tonelada de cocaína em ação integrada das forças de segurança na zona rural de Juruena, em fevereiro deste ano. Os entorpecentes foram localizados em uma pista clandestina de pouso, causando mais de R$ 100 milhões em prejuízo para as facções criminosas, sendo a maior apreensão do ano até o momento.

Ainda neste ano, destacam-se as apreensões de mais de 300 quilos de maconha em Cuiabá, em março deste ano. Um homem foi preso em flagrante pela Força Tática da Polícia Militar.

Em Pontes e Lacerda, também no mês de março, um homem foi preso pela PMMT com 411 quilos de cocaína. As drogas estavam escondidas na carroceria de uma caminhonete e causaram prejuízo de R$ 7,5 milhões para as facções criminosas.

“Também é importante ressaltar e parabenizar a força do trabalho integrado das instituições de segurança, principalmente nas apreensões de drogas e nos prejuízos causados às facções criminosas. Nossas equipes de inteligência e batalhões especializados estão sempre em patrulhamento e prontos para atender chamados de instituições parceiras para combater e dar tolerância zero a todo tipo de crime”, finalizou o comandante-geral da PMMT, coronel Fernando.

Hallef Oliveira | PMMT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Acusado de tráfico morre em confronto com a PM no Médio Norte e dois são presos

Publicado

em

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo

 

Equipes de Força Tática da Polícia Militar prenderam dois homens, de 20 e 25 anos, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, ontem, em Barra do Bugres (178 km de Cuiabá). Com a dupla, foram apreendidas porções de maconha e cocaína e um revólver. O terceiro foi localizado e morreu após troca de tiros com policiais.

Conforme o boletim de ocorrência, os policiais receberam informações do setor de inteligência sobre um local que servia como ponto de venda de drogas pertencente a uma facção criminosa. Os militares iniciaram patrulhamento na região informada e viram um homem em atitude suspeita. Eles começaram a abordagem, momento em que o suspeito correu para o interior da residência, alertando que a PM estava no local, e arremessou uma arma por cima do muro.

Os policiais continuaram seguindo o suspeito e conseguiram detê-lo dentro do imóvel, onde o segundo homem também foi encontrado. Foram apreendidas 18 porções de maconha e cinco de cocaína. Já na verificação ao objeto jogado por cima do muro, os militares recolheram o revólver de calibre 38.

Publicidade

Questionados pela PM, um dos homens afirmou que estava no local apenas para comprar entorpecentes, enquanto o segundo suspeito disse que eles seriam membros de uma facção. Ainda em depoimento, o criminoso relatou ter recebido o revólver do terceiro homem e indicou a localização dele para a equipe policial.

Os militares seguiram para o segundo endereço e encontraram ele sentado na frente da casa. A abordagem foi iniciada e o homem fugiu para dentro apontando uma arma em direção a PM. Os policiais revidaram a ação devido ao risco sofrido e efetuaram disparos contra o homem, que foi atingido.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local e constatou a morte do homem, que não foi identificado. O revólver que ele usava foi apreendido. Dentro da casa, mais 45 porções de cocaína foram localizadas e recolhidas. Os dois suspeitos detidos anteriormente receberam voz de prisão e foram conduzidos para a delegacia da cidade, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais procedimentos.

Redação Só Notícias

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Colombiano que fraturou tornozelo de companheira durante agressão é preso em Mato Grosso

Publicado

em

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo

 

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, ontem, um homem de nacionalidade colombiana, de 34 anos, investigado por agredir severamente sua companheira, de 34 anos, causando fratura no tornozelo da vítima. O casal vivia um relacionamento desde 2023 e trabalhava e morava junto em um hotel, em Cuiabá. Em outubro, ele a agrediu com socos e puxões de cabelo. No início deste mês, as agressões se repetiram, dessa vez com maior intensidade.

A vítima foi enforcada, agredida com socos, teve o tornozelo quebrado, facas atiradas em sua direção, o celular quebrado e o suspeito ainda tentou cortar os dedos dela em um ventilador. Depois, o suspeito seguiu trabalhando normalmente. No dia 6, a vítima foi levada ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) pelo chefe, onde foi constatada a gravidade da lesão no tornozelo e ela foi acolhida em uma Casa de Amparo. No momento, ela está utilizando cadeira de rodas para se locomover.

A mulher relutou em denunciar o companheiro devido a ele afirmar que mataria ela e a família dela, caso o denunciasse. Diante da gravidade dos fatos, a delegada Judá Maali, titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá (DEDM), representou pela prisão preventiva do suspeito, medida deferida pelo Poder Judiciário.

Publicidade

Com o mandado expedido, a equipe da Delegacia da Mulher realizou buscas na Capital e efetuou o cumprimento da ordem judicial no bairro Bandeirantes. “A violência doméstica é um ciclo que tende a se agravar quando não interrompido, e a Polícia Civil seguirá atuando com rigor na proteção das vítimas e responsabilização dos agressores”, afirmou a delegada Judá Maali.

Redação Só Notícias

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Polícia recupera cabeças de gado furtadas em fazenda em Mato Grosso

Publicado

em

foto: assessoria

Policiais militares prenderam um homem, de 57 anos, pelo crime de furto, ontem à noite, em Dom Aquino (147 km de Cuiabá). O homem foi detido em flagrante suspeito de furtar cinco cabeças de gados da raça Angus. Os animais foram encontrados e recuperados na ação. A equipe policial foi acionada pelo proprietário da fazenda que relatou que, segundo seu vizinho, uma caminhonete estava transitando por uma estrada da região transportando alguns gados que poderiam ser de sua propriedade.

Os policiais se deslocaram até o local indicado, no bairro Ferreira Mendes, e flagraram o veículo de carga transportando cinco bovinos. O motorista do veículo foi abordado e ao ser questionado sobre os animais, relatou que trabalha com frete e foi procurado por um homem, que se identificou como vaqueiro da fazenda, que solicitou o serviço de transporte.

Ele ainda afirmou que deslocou até a fazenda e o embarque dos gados foi conduzido por outro homem, que o acompanharia. O suspeito ainda ressaltou que seguiu até a entrada da cidade, que seria o local indicado para aguardar um novo contato para o destino dos animais.

Ainda durante a abordagem, o suspeito afirmou não ser proprietário dos gados e negou qualquer negociação de venda, além de não possuir nota fiscal e Guia de Trânsito Animal (GTA). Diante das informações prestadas pela vítima, que confirmou a propriedade dos animais, o suspeito foi conduzido para a delegacia, para as providências que o caso requer.

Publicidade
Continue Lendo

Tendência