Transporte
Corpo de Bombeiros de MT adere a padrão internacional e adota fardamento laranja

CBMMT
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) moderniza o uniforme de seus militares e passará a adotar a cor laranja no novo fardamento a partir do mês de julho.
A substituição da tradicional farda cáqui pela nova cor segue padrões internacionais amplamente utilizados em operações de resgate, priorizando a visibilidade e a segurança dos militares durante suas atividades.
A transição para o novo uniforme ocorrerá de forma gradual ao longo do mês de junho. A partir de julho, o uso do fardamento laranja será obrigatório para todos os militares da corporação. A mudança já está prevista no Regulamento de Uniformes do Corpo de Bombeiros Militar (RUBM).
De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a nova identidade visual facilitará a identificação dos bombeiros, tanto pelos cidadãos quanto pelas equipes, durante a execução das funções. Além disso, o fardamento proporciona mais conforto e segurança, pois utiliza um tecido tecnológico mais moderno.
“A cor laranja, que é a cor internacional do salvamento, não foi escolhida por acaso. Ela facilita a localização dos nossos bombeiros militares, especialmente pelas aeronaves, quando estão em operação em campo. Há um movimento nacional nesse sentido. Hoje, o Corpo de Bombeiros Militar vira uma página em sua história ao adotar oficialmente essa nova cor para o uniforme”, afirmou o comandante.
Com a adoção do novo uniforme, Mato Grosso junta-se aos vinte estados brasileiros que já utilizam o fardamento na cor laranja para seus militares.
“A mudança representa um avanço significativo, pois garante que os profissionais estejam ainda mais preparados para enfrentar as diversas situações de risco que surgem no atendimento a emergências. É um passo importante na valorização da tropa e na modernização da instituição”, completou o comandante-geral.
Principais mudanças
Além da mudança na cor, o novo fardamento apresenta avanços significativos na modelagem, no tipo de tecido e na personalização. Agora, o uniforme exibe a inscrição “Bombeiro Militar Mato Grosso”, reforçando a identidade institucional.
Confeccionado em tecido sarja ripstop, o uniforme se destaca por ser mais leve, arejado, durável e resistente a rasgos e perfurações — qualidades essenciais para atividades com alto nível de desgaste e exposição. O material também oferece elasticidade, conforto e fator de proteção ultravioleta (UV) 50.
A modelagem da gandola foi reformulada com um corte anatômico, proporcionando melhor ajuste ao corpo. A abertura frontal, agora com zíper no lugar dos botões, oferece mais praticidade e agilidade no uso. A gola retangular, do tipo militar, pode ser utilizada levantada ou dobrada, garantindo proteção extra, especialmente durante atividades operacionais.
Os bolsos frontais foram reposicionados em ângulo diagonal, facilitando o acesso, e contam com fechamento por portinholas e velcro. A região dos cotovelos recebeu reforço com dupla camada de tecido, aumentando a durabilidade. Já os punhos passaram a ter uma tira caseada, permitindo ajuste preciso conforme a circunferência do braço do militar.
Na parte superior das costas da gandola, a inscrição “Bombeiro Militar Mato Grosso” aparece em negrito, reforçando a identidade institucional. Já na calça, os bolsos terão zíperes no lugar dos velcros, e a bombacha nas pernas será ajustada com velcro, seguindo o mesmo padrão dos punhos.
Apesar das inovações, o fardamento cáqui continuará previsto no Regulamento de Uniformes do Corpo de Bombeiros Militar (RUCBM) e poderá ser utilizado em situações específicas, mediante autorização expressa do comandante-geral.
Assessoria | CBMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Acusado de tráfico morre em confronto com a PM no Médio Norte e dois são presos

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo
Equipes de Força Tática da Polícia Militar prenderam dois homens, de 20 e 25 anos, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, ontem, em Barra do Bugres (178 km de Cuiabá). Com a dupla, foram apreendidas porções de maconha e cocaína e um revólver. O terceiro foi localizado e morreu após troca de tiros com policiais.
Conforme o boletim de ocorrência, os policiais receberam informações do setor de inteligência sobre um local que servia como ponto de venda de drogas pertencente a uma facção criminosa. Os militares iniciaram patrulhamento na região informada e viram um homem em atitude suspeita. Eles começaram a abordagem, momento em que o suspeito correu para o interior da residência, alertando que a PM estava no local, e arremessou uma arma por cima do muro.
Os policiais continuaram seguindo o suspeito e conseguiram detê-lo dentro do imóvel, onde o segundo homem também foi encontrado. Foram apreendidas 18 porções de maconha e cinco de cocaína. Já na verificação ao objeto jogado por cima do muro, os militares recolheram o revólver de calibre 38.
Questionados pela PM, um dos homens afirmou que estava no local apenas para comprar entorpecentes, enquanto o segundo suspeito disse que eles seriam membros de uma facção. Ainda em depoimento, o criminoso relatou ter recebido o revólver do terceiro homem e indicou a localização dele para a equipe policial.
Os militares seguiram para o segundo endereço e encontraram ele sentado na frente da casa. A abordagem foi iniciada e o homem fugiu para dentro apontando uma arma em direção a PM. Os policiais revidaram a ação devido ao risco sofrido e efetuaram disparos contra o homem, que foi atingido.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local e constatou a morte do homem, que não foi identificado. O revólver que ele usava foi apreendido. Dentro da casa, mais 45 porções de cocaína foram localizadas e recolhidas. Os dois suspeitos detidos anteriormente receberam voz de prisão e foram conduzidos para a delegacia da cidade, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais procedimentos.
Redação Só Notícias
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Colombiano que fraturou tornozelo de companheira durante agressão é preso em Mato Grosso

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, ontem, um homem de nacionalidade colombiana, de 34 anos, investigado por agredir severamente sua companheira, de 34 anos, causando fratura no tornozelo da vítima. O casal vivia um relacionamento desde 2023 e trabalhava e morava junto em um hotel, em Cuiabá. Em outubro, ele a agrediu com socos e puxões de cabelo. No início deste mês, as agressões se repetiram, dessa vez com maior intensidade.
A vítima foi enforcada, agredida com socos, teve o tornozelo quebrado, facas atiradas em sua direção, o celular quebrado e o suspeito ainda tentou cortar os dedos dela em um ventilador. Depois, o suspeito seguiu trabalhando normalmente. No dia 6, a vítima foi levada ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) pelo chefe, onde foi constatada a gravidade da lesão no tornozelo e ela foi acolhida em uma Casa de Amparo. No momento, ela está utilizando cadeira de rodas para se locomover.
A mulher relutou em denunciar o companheiro devido a ele afirmar que mataria ela e a família dela, caso o denunciasse. Diante da gravidade dos fatos, a delegada Judá Maali, titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá (DEDM), representou pela prisão preventiva do suspeito, medida deferida pelo Poder Judiciário.
Com o mandado expedido, a equipe da Delegacia da Mulher realizou buscas na Capital e efetuou o cumprimento da ordem judicial no bairro Bandeirantes. “A violência doméstica é um ciclo que tende a se agravar quando não interrompido, e a Polícia Civil seguirá atuando com rigor na proteção das vítimas e responsabilização dos agressores”, afirmou a delegada Judá Maali.
Redação Só Notícias
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia recupera cabeças de gado furtadas em fazenda em Mato Grosso

foto: assessoria
Policiais militares prenderam um homem, de 57 anos, pelo crime de furto, ontem à noite, em Dom Aquino (147 km de Cuiabá). O homem foi detido em flagrante suspeito de furtar cinco cabeças de gados da raça Angus. Os animais foram encontrados e recuperados na ação. A equipe policial foi acionada pelo proprietário da fazenda que relatou que, segundo seu vizinho, uma caminhonete estava transitando por uma estrada da região transportando alguns gados que poderiam ser de sua propriedade.
Os policiais se deslocaram até o local indicado, no bairro Ferreira Mendes, e flagraram o veículo de carga transportando cinco bovinos. O motorista do veículo foi abordado e ao ser questionado sobre os animais, relatou que trabalha com frete e foi procurado por um homem, que se identificou como vaqueiro da fazenda, que solicitou o serviço de transporte.
Ele ainda afirmou que deslocou até a fazenda e o embarque dos gados foi conduzido por outro homem, que o acompanharia. O suspeito ainda ressaltou que seguiu até a entrada da cidade, que seria o local indicado para aguardar um novo contato para o destino dos animais.
Ainda durante a abordagem, o suspeito afirmou não ser proprietário dos gados e negou qualquer negociação de venda, além de não possuir nota fiscal e Guia de Trânsito Animal (GTA). Diante das informações prestadas pela vítima, que confirmou a propriedade dos animais, o suspeito foi conduzido para a delegacia, para as providências que o caso requer.
-

Agricultura5 dias atrásEntregas de fertilizantes avançam no mercado brasileiro
-

Agronegócio5 dias atrásGoiás amplia VBP da suinocultura após dois anos de queda
-

Agronegócio5 dias atrásClima favorece implantação do arroz no Rio Grande do Sul
-

Agronegócio5 dias atrásConsumo de carnes impulsiona demanda mexicana por grãos
-

Agronegócio5 dias atrásClima afeta desenvolvimento da mandioca no RS
-

Agricultura5 dias atrásTabaco: colheita e secagem ganham ritmo no RS
-

Economia5 dias atrásSafra de grãos cresce 20,7% em Santa Catarina
-

Agricultura5 dias atrásTomate mantém sanidade, apesar de focos de mosca-branca







































