Mato Grosso
Sine-MT disponibiliza mais de 2,2 mil vagas de trabalho nesta semana

Em Cuiabá e Várzea Grande são 446 novas oportunidades de colocação no mercado de trabalho. Entre elas, estão 98 vagas para auxiliar de linha de produção, 80 vagas para balanceiro, 20 vagas para cortador de carne em matadouro, 20 vagas para retalhador de carne, 20 vagas para servente de pedreiro, 15 vagas para pedreiro, 13 vagas para auxiliar de limpeza, 12 vagas para representante comercial autônomo, nove vagas para operador de caixa, oito vagas para motorista carreteiro, quatro vagas para vendedor interno, três vagas para frentista, duas vagas para eletricista, uma vaga para cozinheiro de restaurante e uma vaga para técnico em segurança do trabalho.
Também são ofertadas 13 vagas para Pessoa com Deficiência (PCD), em Cuiabá e Várzea Grande, sendo quatro para auxiliar de linha de produção, duas vagas para auxiliar de limpeza, duas vagas para frentista, duas vagas para lubrificador de automóveis, duas vagas para operador de caixa e uma vaga para oficial de manutenção.
No interior, o município de Sinop se destaca com a divulgação de 234 oportunidades. São 28 vagas para armador de estrutura de concreto, 22 vagas para concreteiro, 20 vagas de operador de talha elétrica, 12 vagas para auxiliar de linha de produção, seis vagas para soldador, seis vagas para carpinteiro, cinco vagas para ajudante de carga e descarga, quatro vagas para assistente de vendas, três vagas para estoquista, três vagas para auxiliar de laboratório de análises clínicas e uma vaga para mecânico de manutenção de máquina industrial.
Em Barra do Garças, outras 217 oportunidades são disponibilizadas. Entre elas: 30 vagas para servente de obras, 20 vagas para eletricista de instalações, 20 vagas para pedreiro, 18 vagas para desossador, 10 vagas para operador de produção (química, petroquímica e afins), 10 vagas para consultor de vendas, sete vagas para encarregado de expedição, cinco vagas para encanador, três vagas para faxineiro, duas vagas para ajudante de lanchonete e uma vaga para assistente administrativo.
A unidade de Lucas do Rio Verde divulgou 124 oportunidades profissionais nesta semana. São 30 vagas para operador de processo de produção, 10 vagas para motorista carreteiro, 10 vagas de eletricista, oito vagas para auxiliar de cozinha, oito vagas para operador de caixa, cinco vagas para repositor de mercadorias, três vagas para técnico mecânico, duas vagas para atendente de lanchonete, uma vaga para zelador, uma vaga para nutricionista, uma vaga fiscal de obras e uma vaga para recepcionista de hotel.
As vagas ofertadas pela Rede Sine são diárias e a todo momento novas oportunidades são cadastradas. A lista completa e atualizada pode ser acessada diariamente utilizando o Portal Emprega Brasil.
Atendimento
Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas oferecidas diariamente.
Os interessados devem comparecer aos postos de atendimento portando documentos pessoais. Na região metropolitana, o horário de atendimento dos Sines, localizados nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga e do CPA I, é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
No posto do Sine no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping, o horário de funcionamento é das 10h às 18h.
Para ter acesso completo a todas as oportunidades disponíveis nos municípios de Mato Grosso, acesse o documento em anexo.
Layse Ávila | Setasc-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Centro de pesquisa do Araguaia amplia infraestrutura e se torna referência em tecnologia e inovação no Estado de MT

A doutora Kelly Amorim é bolsista de apoio técnico da Fapemat, garantindo a operação qualificada no laboratório. – Foto por: Arquivo/Pesquisadora
O Centro de Pesquisa Multiusuários do Araguaia (CPMUA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Barra do Garças, passou a contar com um novo equipamento de Fluorescência de Raios X (FRX), adquirido com recursos do Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), por meio do edital 009/2022- Laboratórios Multiusuários de Mato Grosso. O investimento amplia a capacidade científica do centro atendendo as demandas de pesquisa e desenvolvimento do setor acadêmico e privado no estado.
A tecnologia de FRX é uma ferramenta analítica que pode atender o setor público, as universidades, o setor privado e a sociedade em geral, por sua alta capacidade de identificar e quantificar elementos químicos em amostras sólidas, líquidas ou em pó, sem destruí-las.
Na ciência pode ser utilizada na área de geociência em análises de composição de rochas, minerais e solos; em ciências ambientais, na detecção de contaminantes em solos, sedimentos, águas e resíduos; na ciência dos materiais, pode caracterizar ligas metálicas, cerâmicas e polímeros; nas agrárias com avaliações de composição química de solos, plantas e fertilizantes; na arqueologia e conservação, identificar pigmentos e materiais em peças históricas sem danificá-las.
Já no setor privado, no agronegócio, a tecnologia pode ser usada para análises de solos, rações, fertilizantes e resíduos agrícolas, para otimização da produção; na mineração, no controle de qualidade e teor de minerais em amostras brutas e processadas; na indústria química e metalúrgica, em verificação de composição de matérias-primas e produtos finais, e por fim, no meio ambiente e consultoria, no monitoramento de poluentes e conformidade ambiental.
Com esse equipamento a nova estrutura do CPMUA permite oferecer análises técnicas especializadas a empresas e produtores da região do Vale do Araguaia e todo estado por fazer parte do edital de Laboratório Multiusuários, abrangendo diversos serviços. A expectativa é que os serviços prestados contribuam para o aumento da eficiência e sustentabilidade econômica da produção em todo o estado, fortalecendo o vínculo entre universidade e setor produtivo.
Além do equipamento, a Fapemat inclui o financiamento de bolsas de pesquisa e suporte técnico, garantindo a operação qualificada do laboratório favorecendo a formação de recursos humanos (estudantes) e pesquisadores na região, descentralizando a infraestrutura de pesquisa no estado, consolidando o CPMUA como um centro de referência em tecnologia analítica e inovação científica.
Widson Ovando | Fapemat
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Seciteci premia com computadores escolas de Santo Antônio de Leverger que mais arrecadarem lixo eletrônico

Estreia do programa Recytec Itinerante, em Chapada dos Guimarães – Foto por: Ascom Seciteci
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), através do programa de recondicionamento de computadores (Recytec), premiará as três escolas de Santo Antônio de Leverger que mais arrecadarem resíduos eletrônicos. A premiação será realizada durante o evento Recytec Itinerante, que ocorre na cidade nesta quinta e sexta-feira (29 e 30.5).
As escolas que participarem da gincana, intitulada E-lixo Zero, serão premiadas da seguinte forma: o 1º lugar receberá três computadores; o 2º lugar, dois computadores; e 3º lugar, um computador. As vencedoras também receberão troféus. Esta será a 3ª edição da iniciativa que já foi realizada em Chapada dos Guimarães e Poconé.
Além das escolas, a população em geral pode levar material eletrônico até o ponto de recolhimento, na Escola Estadual Hermes Rodrigues de Alcântara (R. 15 de Novembro – Centro, em Santo Antônio de Leverger). A arrecadação do material será feita até às 14h de sexta-feira e a premiação, às 16:00h do mesmo dia.
O Recytec Itinerante é um evento gratuito e aberto a todos. A programação conta com palestras, oficinas e apresentações sobre descarte consciente de lixo eletrônico para toda a comunidade do município, principalmente o público escolar.
O material coletado será reciclado ou descartado de forma adequada pelo programa Recytec, realizado pela Seciteci em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Programando o Futuro. O projeto promove descarte adequado de lixo eletrônico por meio de eventos e campanhas de coleta de resíduos.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressalta a importância do evento. “Essa é uma forma que o governo do Estado promove a conscientização dos alunos e da comunidade geral sobre o descarte correto de resíduos eletrônicos em diferentes localidades. Com isso, podemos estimular a reciclagem desses materiais e evitar a contaminação do Meio Ambiente”.
O Circuito Itinerante do MT Ciências também participará do evento com oficinas de robótica criativa e foguetes de papel, além de levar o planetário digital, óculos de realidade virtual e toda a estrutura da carreta da ciência, composta por quatro salas temáticas, com 22 instalações, que exploram conhecimentos variados.
“O Recytec é um programa para a sociedade e estarmos na estrada chegando nas cidades, como em Santo Antônio de Leverger, mostra que queremos que o programa esteja cada vez mais perto do povo”, completa Kelly Cristina, coordenadora do projeto.
Mato Grosso
Governo de MT repassa R$ 14,3 milhões para equipar Hospital Municipal de Sinop

Hospital Municipal de Sinop está sendo construído em uma área de 8 mil metros quadrados – Crédito – Prefeitura de Sinop
O Governo de Mato Grosso repassou, na terça-feira (27.5), R$ 14.354.561,00 para a Prefeitura de Sinop equipar o novo Hospital Municipal, que está em construção.
“Fazer a saúde funcionar também passa pela união entre o Estado e os municípios. Por isso, temos sido parceiros das prefeituras, ajudando a construir, reformar e equipar as unidades de saúde municipais, que são a porta de entrada de atendimento ao cidadão. Tenho certeza que esse investimento vai fazer toda a diferença para a população de Sinop e região”, disse o governador Mauro Mendes.
A transferência do recurso foi pactuada na Comissão Integestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT).
O repasse foi realizado via fundo a fundo, ou seja, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) para a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop.
Assim como o governador, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, enfatizou que o investimento possibilitará uma assistência em saúde com mais qualidade à população do município.
“Este é um Governo que investe na modernização da saúde, constrói seis grandes hospitais em Mato Grosso e coopera com os municípios, para que eles também tenham condições de modernizar e ampliar suas unidades. O nosso intuito é que esses R$ 14 milhões resultem em assistência moderna e eficiente para a população de Sinop”, acrescentou Gilberto.
Ana Lazarini | SES-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Agricultura5 dias atrás
Agricultura – Adjuvantes nas aplicações de agroquímicos será tema de apresentações em Jaboticabal e Ribeirão Preto
-
Agronegócio6 dias atrás
Queda de preço do frango pode aliviar um pouco inflação
-
Agronegócio5 dias atrás
Expocafé destaca portfólio robusto da Albaugh e ampliação do registro do inseticida Afiado®
-
Agronegócio6 dias atrás
Cotações Agropecuárias: Maior oferta interna de carne de frango provoca queda na carne de boi
-
Agronegócio6 dias atrás
Preços de suínos avançam em maio com pequenas variações
-
Transporte6 dias atrás
PF deflagra operação contra crimes financeiros cometidos por associação criminosa em Rondônia
-
Pecuária5 dias atrás
Anuário ASBIA 2025 apresenta raio-x completo do mercado de genética bovina com números e depoimentos de especialistas em corte e em leite
-
Agronegócio6 dias atrás
Coreia do Sul abre mercado para 10 Mil toneladas de suínos brasileiros