Conecte-se Conosco

Agricultura

Esmagamento de soja em MT totalizou 1,20 milhão de toneladas

Publicado

em

Foto: Reprodução

 

O esmagamento de soja em Mato Grosso totalizou 1,20 milhão de toneladas em abril de 2025, volume 5,61% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O resultado reflete a maior capacidade instalada das indústrias, que atualmente projetam processar 15 milhões de toneladas por ano — crescimento de 3,3% em relação a 2024.

No acumulado de janeiro a abril, o consumo industrial somou 4,32 milhões de toneladas, 0,20% acima do mesmo intervalo de 2024. A maior oferta de grãos no mercado interno e a demanda por coprodutos também explicam o ritmo aquecido.

Apesar do aumento no volume processado, a margem bruta de esmagamento teve queda de 3,04% em abril frente a março, encerrando o mês em R$ 642,48 por tonelada. Ainda assim, o indicador é expressivo: representa alta de 103,87% em comparação com abril do ano passado, impulsionado pela valorização do óleo de soja.

Publicidade

Esse movimento indica que, mesmo diante de um recuo momentâneo nas margens, a indústria segue operando em um ambiente de rentabilidade superior ao registrado em 2024. O destaque vai para o óleo de soja, cujo valor segue sustentado no mercado, compensando parte das perdas com farelo e oscilação cambial.

A expectativa para os próximos meses é de manutenção do ritmo forte nas indústrias, diante da ampla disponibilidade de matéria-prima e da demanda sólida por derivados. No entanto, analistas alertam para o impacto que a volatilidade do dólar e os ajustes nos preços internacionais da soja podem ter sobre as margens de esmagamento no segundo semestre.

Aline Merladete / Agrolink

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agricultura

Indicador do Cepea para o arroz em casca cai para o menor nível desde julho de 2022

Publicado

em

indicador-do-cepea-para-o-arroz-em-casca-cai-para-o-menor-nivel-desde-julho-de-2022
Foto: Freepik

Com novas quedas, o indicador do arroz em casca CEPEA/IRGA (58% de grãos inteiros, com pagamento à vista) vem operando no menor patamar nominal desde julho de 2022, apontam levantamentos do Cepea.

Segundo o Centro de Pesquisas, a pressão doméstica acompanha os recuos verificados no mercado externo. Quanto aos dados de oferta e demanda nacional divulgados neste mês de maio pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção da safra 2024/25 deve crescer 14,8% em relação à temporada anterior (2023/24), passando de 10,58 milhões de toneladas para 12,14 milhões de toneladas.

Pesquisadores do Cepea explicam que esse aumento se deu frente a ampliação da área cultivada e pelo incremento da produtividade média, especialmente no cultivo irrigado.

*Sob supervisão do jornalista Victor Faverin

O post Indicador do Cepea para o arroz em casca cai para o menor nível desde julho de 2022 apareceu primeiro em Canal Rural.

Publicidade
Continue Lendo

Agricultura

Fávaro vê sinais de que a China pode regionalizar restrições a frango

Publicado

em

favaro-ve-sinais-de-que-a-china-pode-regionalizar-restricoes-a-frango
Foto: Viviane Petroli

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nessa terça-feira (20) que vê indícios de que a China possa regionalizar as restrições de comércio de carne de frango com o Brasil.

A detecção da gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (15), levou o país asiático a suspender a compra da carne de frango de todas as regiões do país.

No entanto, Fávaro ressaltou que “ainda é muito cedo” para saber se a China regionalizará as restrições, ou seja, deixar de comprar carne de frango apenas da região próxima ao local do foco da gripe aviária confirmado.

“O caso ainda é muito recente. Estamos há cinco ou seis dias [desde a confirmação do caso de gripe aviária]. E o período de incubação do vírus é de 28 dias”, disse o ministro em entrevista.

Somente após o período de incubação é possível saber se o foco da gripe foi desativado. Caso não haja novos casos de gripe aviária após esse tempo, o local é declarado livre da doença.

“Os casos sendo negativados, isso vai garantindo que a gente crie um ativo para propor à China a regionalização. Aconteceu isso com a [doença de] Newcastle [detectada em uma granja no Rio Grande do Sul em 2024], e eles regionalizaram. Acho que é muito cedo ainda. Eu posso dizer que há indícios de que pode ser regionalizado, mas ainda é muito cedo”, afirmou o ministro.

Publicidade

O post Fávaro vê sinais de que a China pode regionalizar restrições a frango apareceu primeiro em Canal Rural.

Continue Lendo

Agricultura

Fluxo cambial e dados de petróleo nos EUA: ouça os destaques econômicos do dia

Publicado

em

fluxo-cambial-e-dados-de-petroleo-nos-eua:-ouca-os-destaques-economicos-do-dia

Ouça o Diário Econômico, o podcast do PicPay que traz tudo que você precisa saber sobre economia para começar o seu dia, com base nas principais notícias que impactam o mercado financeiro.

No morning call de hoje, a economista-chefe do PicPay, Ariane Benedito, destaca o novo recorde do Ibovespa, que subiu 0,34%, descolado das quedas globais e impulsionado por revisão positiva do Morgan Stanley. O dólar avançou 0,25%, a R$ 5,67, refletindo cautela externa e alta dos Treasuries. No Brasil, juros futuros subiram com desconforto fiscal. Hoje, destaque para o fluxo cambial e dados de petróleo nos EUA.

Para mais conteúdos de mercado financeiro, acesse: Bom Dia Mercado!

Foto: divulgação

O post Fluxo cambial e dados de petróleo nos EUA: ouça os destaques econômicos do dia apareceu primeiro em Canal Rural.

Publicidade
Continue Lendo

Tendência