Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Seciteci leva projeto sobre descarte de lixo eletrônico a Chapada dos Guimarães

Publicado

em

Crianças conhecem tenda do Recytec durante passagem por Tangará da Serra – Foto por: Ascom Seciteci

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realiza, na quinta e sexta-feira (15 e 16.5), a 1ª edição do Recytec Itinerante. A iniciativa irá oferecer, em Chapada dos Guimarães, extensa programação com palestras, oficinas e apresentações sobre descarte consciente de lixo eletrônico para toda a comunidade do município, principalmente o público escolar.

Idealizada pelo programa de recondicionamento de computadores – Recytec –, a programação contará com o Museu de Tecnologia, gincanas e um bate papo com os participantes sobre o descarte de eletrônicos. O evento será realizado na Rua Tiradentes, nº 190, Centro (em frente à Prefeitura Municipal), das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h45.

O programa Recytec é fruto de uma parceria do Governo de Mato Grosso, através da Seciteci, com a Organização Não Governamental (ONG) Programando o Futuro. O projeto promove o descarte adequado de lixo eletrônico através de eventos e campanhas de coleta destes resíduos.

O Circuito Itinerante do MT Ciências também participará da ação com oficinas de robótica criativa e foguetes de garrafa PET, além de levar o planetário digital, óculos de realidade virtual e toda a estrutura da carreta, composta por quatro salas temáticas, com 22 instalações, que exploram conhecimentos variados.

Publicidade

O superintendente de Projeto e Captação de Recursos da Seciteci, Mauricio Dias, explica que o Recytec Itinerante surgiu a partir da ideia de ampliar a concepção do descarte consciente no Estado. Ele também ressalta a importância da participação do MT Ciências na popularização da ciência e tecnologia em lugares onde o acesso a estas áreas é mais restrito.

“Embora o evento seja aberto ao público em geral, iremos buscar atender principalmente as escolas para que essa consciência ambiental já faça parte da formação destas crianças e jovens”, completou o superintendente.

O Recytec Itinerante terá outras duas edições ainda neste mês. Após Chapada dos Guimarães, o evento irá passar por Poconé, entre 22 e 23 de maio, e em Santo Antônio do Leverger, nos dias 29 e 30 de maio.

Gabriel Vieira | Seciteci-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Governador autoriza free shop em Cáceres; lei será enviada à Assembleia

Publicado

em

O governador Mauro Mendes e o vice-governador Otaviano Pivetta – Crédito – Mayke Toscano/Secom

 

O governador Mauro Mendes autorizou a criação de uma free shop – zona comercial que vende produtos importados livres de impostos – na cidade de Cáceres.

A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (12/5), após reunião com diversas autoridades e representantes da região.

“Ouvindo a prefeita, vereadores, deputados, o padre, comerciantes, OAB, vemos que a região Oeste começa um despertar. Fizemos uma análise criteriosa dessa questão e vamos autorizar sim o Free Shop”, decidiu.

Publicidade

Mauro afirmou que ainda nesta semana a lei será enviada para a Assembleia Legislativa, de forma a “dar segurança jurídica” à decisão.

“Como Cáceres já foi reconhecida como cidade-gêmea de San Matias, na Bolívia, agora só precisamos desse aval dos deputados para concretizar. Se Deus quiser, em poucas semanas estaremos em Cáceres assinando o decreto definitivo”, adiantou.

Para o vice-governador Otaviano Pivetta, a medida vai fazer com que Cáceres avance para o futuro e consolide a sua vocação, assim como outros municípios de Mato Grosso fizeram.

“Agora é hora de somar esforços para que o município se desenvolva, atraia empresas, investimentos e seja um novo polo de desenvolvimento”, ressaltou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, garantiu que irá trabalhar para aprovar o projeto de lei “o mais rápido possível”.

Publicidade

“Essa ação vai deixar um legado. Vai se somar aos outros grandes investimentos do Governo em Cáceres, como a ZPE [Zona de Processamento de Exportação], as obras no aeroporto, reforma de escolas, novas estradas. Cáceres é o município mais importante da região Oeste e agora todos nós vamos nos sentir motivados a fazer essa ação se tornar realidade”, destacou.

O deputado estadual Valmir Moretto afirmou que o free shop vai impulsionar o desenvolvimento da região, assim como ocorreu com outras cidades que adotaram essa iniciativa, a exemplo de Foz do Iguaçu (PR).

“Todos nós temos o mesmo objetivo: ver a nossa região voltar a crescer. O Governo tem feito importantes investimentos, principalmente em Infraestrutura, e essa ação vai impulsionar Cáceres e os municípios vizinhos”, pontuou.

Para a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, o free shop vai não só desenvolver o comércio de toda a região, mas também “atrair turistas”.

“Esse free shop vai mudar o perfil de Cáceres. É uma decisão que vai trazer muita coisa boa para o nosso município e para todo o entorno”, registrou.

Publicidade

Também estavam no evento: o deputado federal Nelson Barbudo; os prefeitos Hector Alvarez (Mirassol D`Oeste), Gheysa Borgato (Glória D`Oeste), Marcelinho da Bem Estar (Lambari D`Oeste), Enilson Rios (Araputanga) e Pabollo Victor (Rio Branco); a reitora da Unemat, Vera Maquea; os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação), Dr. Leonardo (Representação do Governo) e Jordan Espindola (Gabinete do Governo); o consul boliviano em Caceres, Davi Perez; a presidente da OAB Cáceres, Cibeli Simões; o ex-senador Márcio Lacerda; entre outras autoridades locais.

Lucas Rodrigues | Secom/MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Continue Lendo

Mato Grosso

Mais de 3 mil beneficiários do SER Família CNH Social já estão com habilitação em mãos

Publicado

em

Detran-MT

 

Mais de 3 mil beneficiários do programa SER Família CNH Social, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, já estão com sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em mãos. Os números são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

“Estamos falando de 3 mil vidas transformadas com a CNH Social em Mato Grosso. Essa não é apenas uma estatística; são 3 mil histórias de superação, de esperança renovada e de um futuro mais promissor. O programa possibilita que essas pessoas consigam emprego, melhorem sua qualidade de vida e construam um futuro mais digno para si e suas famílias. É um investimento no presente e no futuro de Mato Grosso que me deixa imensamente feliz e orgulhosa”, afirmou a primeira-dama Virginia Mendes.

Desde o início do programa, em maio de 2024, o Detran convocou 9.179 candidatos para iniciarem o processo de primeira habilitação em 105 municípios de Mato Grosso.

Publicidade

Segundo o presidente da autarquia, Gustavo Vasconcelos, o Detran irá chamar os demais candidatos ainda no mês de maio, completando a convocação dos 10 mil beneficiários total do programa.

A estudante Talita Gonçalves Soares, de 25 anos, de Cuiabá, é uma das beneficiárias que já está com a habilitação em mãos. “Foi uma ótima experiência. Fiz todas as etapas exigidas pelo Detran e agora já estou com a minha CNH em mãos para buscar uma oportunidade no mercado de trabalho”, relatou.

Até o mês de abril de 2025, os candidatos finalizaram 6.720 cursos teóricos, 4.271 cursos práticos e 5.369 provas práticas. Das 3 mil CNHs emitidas, 1.160 são para categoria A, de moto; e 2.018 para categoria B, de carro.

“Foi muito bom. Estava precisando da CNH e não tinha condição de fazer. Fui beneficiada e estou muito realizada”, declarou a estudante Julia Carla Gonçalves, beneficiária do programa em Várzea Grande.

O programa SER Família CNH Social foi idealizado com objetivo de fornecer a primeira CNH, de forma gratuita, para pessoas de baixa renda em Mato Grosso.

Publicidade

O presidente Gustavo Vasconcelos apontou que o programa oferece para gerar novas oportunidades na vida das pessoas.

“O Detran é um instrumento do Governo do Estado para viabilizar a execução do programa. Sabemos que hoje possuir uma Carteira de Habilitação abre portas para melhores oportunidades de emprego e de melhoria na qualidade de vida das pessoas. Nos sentimos honrados em poder contribuir com mais essa ação social da primeira-dama Virginia Mendes que, com certeza, já está mudando a vida de tantas pessoas em Mato Grosso”, destacou.

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Mato Grosso

Com investimentos em infraestrutura e tecnologia, educação de MT passa a ser a 8ª melhor do país

Publicado

em

Crédito – Christiano Antonucci/Secom-MT

 

O ensino na Rede Estadual de Mato Grosso deu um salto histórico ao longo dos últimos seis anos, passando da 22ª posição para a 8ª melhor do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O resultado é fruto de uma série de melhorias nas políticas educacionais, que visam oferecer uma educação de qualidade na rede pública, investindo em infraestrutura, tecnologia de ponta, materiais didáticos e valorização dos profissionais.

“Temos trabalhado incansavelmente para transformar a educação pública de Mato Grosso em um verdadeiro instrumento de mudança social, e, graças ao empenho conjunto de gestores, professores, estudantes e famílias, já colhemos resultados positivos, demonstrando que estamos no caminho certo para uma educação pública de qualidade, que transforma vidas, impulsiona o desenvolvimento regional e prepara nossas crianças e jovens para os desafios do futuro”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Publicidade

Nos últimos seis anos, o Governo de Mato Grosso investiu para melhorar as condições das escolas, entregando prédios modernos, com salas de aula climatizadas e equipadas com smart tvs e chromebooks, gerando uma transformação tecnológica na Rede Estadual.

Até o momento, foram distribuídos mais de 142,7 mil chromebooks e 8,5 mil smart tvs, além de 27,2 mil notebooks para auxiliar os professores no planejamento e execução das aulas.

9A3A0817
Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

A transformação tecnológica também envolve as aulas de robótica educacional, que foram inseridas no currículo de mais de 100 escolas estaduais a partir de 2023, dentre elas escolas do campo. O objetivo é fortalecer as habilidades organizacionais, sociais, comportamentais, cognitivas e de comunicação dos estudantes, além de tornar a escola mais interessante e conectada com a realidade do mundo atual.

Esse investimento tem rendido resultados positivos para a educação de Mato Grosso. No mês de abril, 10 estudantes das Escolas Estaduais Tiradentes e José Aparecido Ribeiro, ambas em Nova Mutum, participaram de um campeonato mundial de robótica nos Estados Unidos. O grupo passou por competições estaduais, regionais e nacionais, até ser selecionado para representar o Brasil. Nos EUA, os alunos disputaram 10 partidas classificatórias, vencendo 4 delas, e terminaram em 54º lugar, entre 75 equipes.

robótica_ estudantes_-9
Equipe Mutum X representou Mato Grosso e o Brasil em competição internacional | Foto: Mayke Toscano/Secom

Infraestrutura escolar

Ao longo dos últimos seis anos, o Governo de Mato Grosso entregou 33 novas escolas para atender a comunidade escolar e ainda constrói outras 49. Também estão em construção 30 Colégios Estaduais Integrados, que serão um novo modelo de escola pública, com laboratórios, bibliotecas, salas amplas, climatizadas e equipadas com chromebooks e smart tvs.

Cinco dessas unidades-modelo já foram entregues, como as duas do Complexo Educacional do bairro Pedra 90, em Cuiabá, que abriga as Escolas Estaduais Malik Didier e Mário de Castro, inauguradas pelo governador Mauro Mendes neste mês de maio. Juntas, as unidades atendem 3,3 mil alunos da região.

Publicidade
CEI 03 e 04 Pedra 90-3631
Colégio Estadual Integrado 4 Malik Didier foi inaugurado no Pedra 90 neste mês de maio | Foto: Michel Alvim/Secom

Outras escolas também passaram por melhorias, sendo que 70 já foram reformadas, como a Escola Estadual Ledy Anita Brescancin, em Campo Verde, e 98 ainda estão em obras, como a Escola Estadual Raimundo Pinheiro, em Cuiabá.

Muito além de nova pintura, as reformas envolvem a modernização das unidades, readequando as instalações para oferecer espaços dignos e de qualidade para os estudantes.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também está implantando novas quadras poliesportivas para a prática de aulas de educação física e projetos sociais. Até o momento já foram 36 novas quadras entregues e outras 19 foram reformadas. Ainda, 70 unidades estão passando por obras.

Escola Estadual Leovegildo de Melo-5151
Escola Estadual Leovegildo de Melo ganhou quadra poliesportiva para práticas de atividade física | Foto: Michel Alvim/Secom

Ensino militar

O Programa Estadual de Escolas Cívico-Militares, instituído pelo Governo do Estado em 2024, visa melhorar a qualidade da educação por meio de um modelo de gestão que integra a educação cívico-militar aos aspectos pedagógicos. No ano passado, o Estado contava com 31 escolas cívico-militares. Já para 2025, a previsão é de que 100 unidades estejam em funcionamento.

O Governo também ampliou de 8 para 29 o número de escolas militares, e o bom desempenho dos estudantes dessas unidades em avaliações como o Ideb tem demonstrado que o modelo contribui para a entrega de uma educação de qualidade.

escola técnica_primavera do leste
Escola Estadual Militar Tiradentes em Primavera do Leste | Foto: Mayke Toscano/Secom

Valorização

Outro marco na educação nos últimos seis anos foram as políticas de valorização dos estudantes e professores. Como forma de incentivo aos estudos, o Governo de Mato Grosso lançou o programa MT no Mundo, que leva os 100 melhores alunos e 15 professores para um intercâmbio cultural na Inglaterra, com todas as despesas pagas pelo Estado. Atualmente, o programa está na terceira edição.

Publicidade

Já os professores passaram a contar com 14º e 15º salários, desde 2023, como forma de incentivo para que os profissionais tenham a capacitação continuada e melhorem o desempenho nas atividades educacionais.

Camilla Zeni | Secom-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência