Transporte
Fábricas de suco de laranja são interditadas por falta de condições sanitárias

Foto: Mapa
Após denúncias de irregularidades duas fábricas de suco de laranja foram interditadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Dessa vez a ação conteceu em Ribeirão Preto. As empresas que atuavam de maneira irregular foram autuadas e fechadas de maneira cautelar.
De acordo com a equipe da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (SFA-SP) que participou da ação, as fábricas de suco de laranja operavam sem o devido registro junto ao Mapa. A SFA-SP é a representação do ministério no Estado.

As denúncias se confirmaram durante a fiscalização e o Mapa abriu processo administrativo. As empresas têm direito à apresentação de defesa escrita que será apreciada. Apenas depois do final do processo, caso a irregularidade se confirme, os nomes são divulgados.
Para que os estabelecimentos que fabricam suco de laranja voltem a funcionar, eles precisam adequar suas estruturas e obter o registro junto ao Mapa. Além da falta de registro, foram encontradas condições sanitárias inadequadas para o funcionamento dos estabelecimentos como produtores de bebidas.

O setor que investiga esse tipo de irregularidade é o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov-SP). O Mapa informa que denúncias, elogios, solicitações e sugestões podem ser enviadas pela plataforma Fala BR, encontrada no site do Ministério da Agricultura. Trata-se de um instrumento criado pela Controladoria Geral da União que recebe mensagens de forma anônima ou não. Este canal auxilia muito em programações de fiscalizações.
(Por Mapa)
Fernanda Toigo
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil identifica motorista e localiza carro envolvido em acidente com morte em Rondonópolis

PJC
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran) de Rondonópolis, com apoio de outras unidades policiais da cidade, localizou, neste domingo (28.9), o veículo Peugeot branco envolvido em um acidente ocorrido na tarde do sábado (27), no bairro Jardim Iguaçu, em Rondonópolis.
Na motocicleta atingida estavam duas pessoas, uma mulher, de 47 anos, identificada como Ivanira de Oliveira, e um homem de 40 anos. Após a colisão, câmeras de monitoramento registraram o momento em que uma pessoa desce do carro, aproxima-se das vítimas caídas ao solo e, em seguida, retorna ao veículo, deixando o local em direção contrária à que trafegava inicialmente.
As vítimas foram socorridas, porém, neste domingo (28), Ivanira de Oliveira não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro ocupante da motocicleta permanece internado em estado grave.
O carro, um Peugeot branco, foi identificado e encontrado em uma casa o bairro Jardim Iguaçu e está passando por perícia realizada pela Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica). Após a conclusão dos trabalhos periciais, o veículo será apreendido e encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia de Rondonópolis.
O proprietário do carro já foi identificado, mas ainda não foi localizado. As investigações e buscas seguem em andamento para esclarecer o caso.
“A Polícia Civil agradece o apoio da população de Rondonópolis e solicita que qualquer informação que possa auxiliar nas investigações seja repassada ao número 197, com garantia de sigilo. A instituição também agradece aos meios de imprensa pela ampla divulgação do ocorrido, essencial para o avanço das apurações”, disse o delegado Vinicius Franciscon Prezoto.
Karina Cabral | Polícia Civil – MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil prende líder de facção criminosa foragido de MT em praia em Niterói

Polícia Civil-MT
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Draco), e a Polícia Civil do Rio de Janeiro prenderam, na tarde deste domingo (28.9), o líder de uma facção criminosa de Mato Grosso, que estava foragido no estado fluminense.
O faccionado E.X.L, de 43 anos, conhecido como “Boré”, foi preso enquanto frequentava a praia de Niterói (RJ). Considerado líder da facção em Mato Grosso, o criminoso ostenta diversas passagens criminais por tráfico de drogas, receptação, extorsão e organização criminosa. Ele estava com mandado de prisão decretado pela 13ª Vara Criminal de Cuiabá e, no momento da prisão, estava com um documento falso.
A prisão do foragido ocorreu após investigação e troca de informações estratégicas entre a Polícia Civil de Mato Grosso (GCCO/Draco) e o Departamento Geral de Polícia da Capital da Polícia Civil do Rio de Janeiro (DGPC/1ª DP). Foram cinco dias de monitoramento até a localização e prisão do procurado, abordado em uma praia em Niterói (RJ).
O facionado estava na companhia de dois comparsas, que também foram presos em flagrante pelos crimes de uso de documento falso e receptação.
O delegado titular da GCCO, Gustavo Belão, destacou que a prisão faz parte de um trabalho conjunto para recaptura de foragidos que usam o estado do Rio de Janeiro como esconderijo. “A atuação integrada de inteligência reafirma que a Polícia Civil segue com os trabalhos de monitoramento com foco na prisão de faccionados foragidos para outros estados”, disse o delegado.
Assessoria | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Penal intercepta mais um drone com celulares que sobrevoava penitenciária de Rondonópolis

Sejus-MT
Policiais abateram mais um drone, nesta sexta-feira (26.9), que tentou sobrevoar a Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis, para deixar diversos materiais ilicitos, entre eles, celulares.
A ação policial foi registrada nesta manhã, quando a equipe do plantão Alpha notou que um aparelho, equipado com uma linha de mais de 300 metros de extensão, sobrevoava a unidade prisional para tentar deixar os materiais para os presos. Ao identificar a presença do equipamento, os policiais penais atuaram imediatamente, utilizando os protocolos de segurança para impedir que a carga fosse deixada na penitenciária.
O aparelho carregava dois celulares, uma bateria de celular, um carregador, fones de ouvido e uma carteira de cigarro.
A direção da penitenciária informou que tem reforçado as medidas de vigilância e monitoramento do espaço aéreo da unidade prisional, a fim de coibir ocorrências desse tipo.
“Temos reforçado dia a dia as normas de segurança, contando com a atuação de policiais penais para a identificação e abatimento de drones não autorizados. E a atuação firme, diligente e comprometida de toda a equipe reforça a importância do trabalho desempenhado na preservação da ordem, da segurança pública dentro da unidade e que se reflete também fora dos muros”, observou o diretor Ailton Ferreira.
Entre janeiro e setembro deste ano, aproximadamente 60 drones foram apreendidos ao sobrevoar unidades prisionais de Mato Grosso na tentativa de depositar materiais proibidos. A maioria deles, 40 aparelhos, foi abatida na penitenciária de Rondonópolis pelas equipes da Polícia Penal.
Raquel Teixeira | Sejus-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Meio Ambiente7 dias atrás
Produtores reforçam compromisso com a logística reversa e a sustentabilidade em Mato Grosso
-
Pecuária7 dias atrás
MT promove carne bovina em feiras internacionais na Bolívia e no Peru
-
Pecuária7 dias atrás
Arroba do boi gordo em Mato Grosso tem queda de 1,3%
-
Pecuária7 dias atrás
Município de Mato Grosso é o quarto com maior rebanho bovino do país
-
Notícias7 dias atrás
Detran leva palestra sobre segurança no trânsito a estudantes de Cuiabá
-
Agronegócio5 dias atrás
Peixes: Exportações crescem 49% e tarifaço ameaça
-
Agronegócio5 dias atrás
Taxa de 50% dos EUA sobre tilápia brasileira ameaça setor e penaliza pequenos produtores
-
Agricultura6 dias atrás
Tecnologia agrícola – Programa ‘Eloos Herbi’ faz prévia de lançamento de mistura exclusiva para invasoras de difícil controle do milho