Conecte-se Conosco

Agricultura

900 toneladas de farinha “batizada” são apreendidas durante operação

Publicado

em

900-toneladas-de-farinha-“batizada”-sao-apreendidas-durante-operacao
Operação Ronda Farinha Batizada contou com o apoio da Polícia Militar de Arapongas Foto: divulgação / Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Polícia Militar do Paraná (PM/PR) conseguiram apreender cerca de 900 toneladas de farinha de origem animal que estavam sendo produzidas de forma irregular no interior do estado.

A Operação Ronda Farinha Batizada contou com o trabalho dos dois órgão, visando combater a produção e comercialização clandestina do produto para alimentação de diversas espécies. A ação foi coordenada pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPOA) e teve o apoio de servidores do 8º SIPOA.

A operação ocorreu no município de Arapongas (PR), onde foram fiscalizados dois endereços suspeitos de fabricar e comercializar produtos destinados à alimentação animal com falsificação do selo de inspeção federal, operando sob condições higiênico-sanitárias inadequadas.

Durante a ação, no dia 9 de abril, foram apreendidos matérias-primas e produtos acabados em situação irregular perante o Mapa. A equipe flagrou a utilização de produtos de estabelecimentos sem registro no Mapa, misturas irregulares e diluições não permitidas.

Ao todo, foram emitidos dois termos de suspensão de atividades, um auto de infração e um termo de apreensão, resultando na apreensão de 933.600 kg de produtos, causando um prejuízo aos infratores de aproximadamente R$ 2.3 milhões.

Publicidade

“A utilização de produtos provenientes de estabelecimentos sem registro no Mapa pode comprometer a saúde do rebanho e causar efeitos deletérios na saúde humana devido à possível presença de resíduos nos produtos de origem animal”, destacou a auditora fiscal federal agropecuária (Affa), Andréa Mônica Moretti Barbosa.

Operação Ronda Farinha Batizada contou com o apoio da Polícia Militar de Arapongas Foto: divulgação / Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária também ressalta a importância de que os produtos destinados à alimentação animal sejam provenientes de estabelecimentos registrados junto ao Mapa, com o número de registro informado através do carimbo de fiscalização federal impresso na embalagem.

O Mapa informa que essas ações são essenciais para coibir práticas de concorrência desleal e garantir a segurança alimentar dos animais e, consequentemente, dos seres humanos.

Consumidores que se depararem com produtos sem o referido carimbo podem encaminhar denúncias pelo canal oficial Fala.BR e consultar a veracidade do número de registro do estabelecimento no site do Ministério.

O post 900 toneladas de farinha “batizada” são apreendidas durante operação apareceu primeiro em Canal Rural.

Publicidade

Agricultura

Indicador do Cepea para o arroz em casca cai para o menor nível desde julho de 2022

Publicado

em

indicador-do-cepea-para-o-arroz-em-casca-cai-para-o-menor-nivel-desde-julho-de-2022
Foto: Freepik

Com novas quedas, o indicador do arroz em casca CEPEA/IRGA (58% de grãos inteiros, com pagamento à vista) vem operando no menor patamar nominal desde julho de 2022, apontam levantamentos do Cepea.

Segundo o Centro de Pesquisas, a pressão doméstica acompanha os recuos verificados no mercado externo. Quanto aos dados de oferta e demanda nacional divulgados neste mês de maio pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção da safra 2024/25 deve crescer 14,8% em relação à temporada anterior (2023/24), passando de 10,58 milhões de toneladas para 12,14 milhões de toneladas.

Pesquisadores do Cepea explicam que esse aumento se deu frente a ampliação da área cultivada e pelo incremento da produtividade média, especialmente no cultivo irrigado.

*Sob supervisão do jornalista Victor Faverin

O post Indicador do Cepea para o arroz em casca cai para o menor nível desde julho de 2022 apareceu primeiro em Canal Rural.

Publicidade
Continue Lendo

Agricultura

Fávaro vê sinais de que a China pode regionalizar restrições a frango

Publicado

em

favaro-ve-sinais-de-que-a-china-pode-regionalizar-restricoes-a-frango
Foto: Viviane Petroli

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nessa terça-feira (20) que vê indícios de que a China possa regionalizar as restrições de comércio de carne de frango com o Brasil.

A detecção da gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (15), levou o país asiático a suspender a compra da carne de frango de todas as regiões do país.

No entanto, Fávaro ressaltou que “ainda é muito cedo” para saber se a China regionalizará as restrições, ou seja, deixar de comprar carne de frango apenas da região próxima ao local do foco da gripe aviária confirmado.

“O caso ainda é muito recente. Estamos há cinco ou seis dias [desde a confirmação do caso de gripe aviária]. E o período de incubação do vírus é de 28 dias”, disse o ministro em entrevista.

Somente após o período de incubação é possível saber se o foco da gripe foi desativado. Caso não haja novos casos de gripe aviária após esse tempo, o local é declarado livre da doença.

“Os casos sendo negativados, isso vai garantindo que a gente crie um ativo para propor à China a regionalização. Aconteceu isso com a [doença de] Newcastle [detectada em uma granja no Rio Grande do Sul em 2024], e eles regionalizaram. Acho que é muito cedo ainda. Eu posso dizer que há indícios de que pode ser regionalizado, mas ainda é muito cedo”, afirmou o ministro.

Publicidade

O post Fávaro vê sinais de que a China pode regionalizar restrições a frango apareceu primeiro em Canal Rural.

Continue Lendo

Agricultura

Fluxo cambial e dados de petróleo nos EUA: ouça os destaques econômicos do dia

Publicado

em

fluxo-cambial-e-dados-de-petroleo-nos-eua:-ouca-os-destaques-economicos-do-dia

Ouça o Diário Econômico, o podcast do PicPay que traz tudo que você precisa saber sobre economia para começar o seu dia, com base nas principais notícias que impactam o mercado financeiro.

No morning call de hoje, a economista-chefe do PicPay, Ariane Benedito, destaca o novo recorde do Ibovespa, que subiu 0,34%, descolado das quedas globais e impulsionado por revisão positiva do Morgan Stanley. O dólar avançou 0,25%, a R$ 5,67, refletindo cautela externa e alta dos Treasuries. No Brasil, juros futuros subiram com desconforto fiscal. Hoje, destaque para o fluxo cambial e dados de petróleo nos EUA.

Para mais conteúdos de mercado financeiro, acesse: Bom Dia Mercado!

Foto: divulgação

O post Fluxo cambial e dados de petróleo nos EUA: ouça os destaques econômicos do dia apareceu primeiro em Canal Rural.

Publicidade
Continue Lendo

Tendência