Conecte-se Conosco

Transporte

Polícia Civil cumpre mandados contra facção que buscava expandir atuação em MT

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Civil, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado e da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (GCCO/Draco), deflagrou na manhã desta segunda-feira (31.3), a Operação Tabuleiro Quebrado, com alvo em integrantes de uma facção criminosa que arquitetavam a execução de membros de um grupo rival, com foco no domínio da criminalidade no Estado de Mato Grosso.

São cumpridos na operação, cinco mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Sétima Vara Criminal de Cuiabá, de Combate ao Crime Organizado. Os trabalhos contataram com apoio da equipe da Delegacia Regional de Tangará da Serra.

Os alvos da operação são integrantes de uma facção criminosa, dentre eles, alguns reclusos na Cadeia Pública de Várzea Grande e outros em liberdade, espalhados em cidades de Mato Grosso e Santa Catarina.

Publicidade

As investigações da GCCO apontaram que a facção criminosa possui a divisão em cargos e funções e se destina notadamente a fazer oposição ao grupo criminoso rival, promovendo homicídios, possuindo armas e promovendo o tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Montagem do tabuleiro

Durante as investigações, foram identificadas diversas conversas entre os investigados e recados enviados por meio de redes sociais, em que ficou evidenciado o envolvimento com a facção criminosa.

Entre as conversas, eram realizadas tratativas para expansão do grupo criminoso no estado e a necessidade de montar um tabuleiro, ou seja, definir integrantes que atuariam como “disciplina” da facção criminosa.

Um dos alvos conhecido como “Chapeleiro Primeirão”, recluso no Capão Grande, era o responsável por angariar os integrantes que atuarima na execução de membros da facção rival, para isso, oferecendo uma “ajuda de custo” de R$ 10 mil, além de um carro e armas de fogo para os crimes.

Publicidade

Ele ainda afirmava ser padrinho de 48 membros da facção e discutia com outros integrantes sobre tomadas de territórios, “caguetagem” e a perda de armas.

Outro alvo da operação é ex-integrante da facção rival, que estava morando na Bolívia, e que se dizia descontente com o grupo, o qual pertencia. Ele foi um dos aliciados para atuar na execução de seus ex-comparsas.

Também foram identificados outros integrantes do grupo, que deixavam evidente seu envolvimento com a facção e o planejamento de morte dos membros da facção rival.

Em um dos comunicados da facção alvo da investigação foi informado que “não seria dado um centímetro de espaço” para os integrantes do grupo rival; “para cada inocente que estão matando iremos matar 10 deles”.

Nome da Operação

Publicidade

Tabuleiro Quebrado faz referência a desarticulação do esquema montado pela facção criminosa para escolher integrantes que atuariam como “disciplinas” e consequentemente na execução dos membros do grupo criminoso rival.

A investigação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para combate à atuação de facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, que integra o programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Adolescente ameaça atual de ex-namorada com arma de brinquedo e é detido no Nortão

Publicado

em

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo

A Polícia Civil confirmou o falecimento da menina, de apenas 5 anos, ontem de manhã, durante cuidados no Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ) em Cuiabá. A vítima sofreu lesões graves, na última quarta-feira (31), após explosão provocada por material inflamável, numa residência da 9ª Agrovila em Terra Nova do Norte (168 quilômetros de Sinop).

As informações apuradas são de que a criança comemorava a virada de ano, juntamente com familiares, e o incidente ocorreu durante o manuseio de um tacho de fritura. O álcool utilizado gerou labaredas intensas, atingindo a menor e outras 7 pessoas na localidade.

Inicialmente, todos foram transportados até o Hospital Regional em Peixoto de Azevedo. Mas a jovem, que apresentava queimaduras de 1º e 2º grau, precisou ser enviada para atendimento no centro especializado. Após complicações no quadro clínico, não resistiu.

O velório da menina ocorreu pela manhã, no pavilhão comunitário da 9ª Agrovila. Já o sepultamento foi realizado, esta tarde, no cemitério local.

Publicidade

Só Notícias/Ana Dhein

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

PM de Nova Mutum resgata crianças em situação de abandono; mãe teria saído para “festejar”

Publicado

em

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo

A ocorrência envolvendo abandono de incapaz foi registrada, ontem, em uma residência situada na região central de Nova Mutum. Duas meninas, com idades entre 8 e 9 anos, foram acolhidas com apoio da Polícia Militar.

De acordo com as autoridades, mediante denúncias recebidas pela equipe do Conselho Tutelar, foi confirmado que as crianças estariam sendo mantidas sozinhas no imóvel e sem a presença de um responsável legal.

Ambas foram encaminhadas até a sede do órgão especializado, onde permaneceram sob cuidados. As informações iniciais são de que a mãe havia se ausentado da residência para participar de uma programação festiva.

Foram realizadas buscas, mas ela não foi localizada.

Publicidade

Só Notícias/Guilherme Araújo

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Polícia Militar prende homem suspeito de matar o próprio filho de 2 anos em Sorriso

Publicado

em

PMMT

 

Policiais militares do 12º Batalhão prenderam em flagrante, na noite desta sexta-feira (2.1), um homem de 21 anos, suspeito de matar o próprio filho de 2, em Sorriso (a 396 km de Cuiabá).

As equipes foram acionadas para atendimento de uma suposta tentativa de suicídio em uma residência no município. No local, o suspeito havia atentado contra a própria vida por, supostamente, não aceitar término de relacionamento com a mãe da vítima. Já a criança estava deitada sobre a cama. Ambos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados para unidades de saúde.

A criança, identificada como Davi Lucca, foi levada em estado grave ao Hospital Regional de Sorriso. Após tentativas de reanimação, ela teve o óbito confirmado. Com o suspeito, que foi resgatado com vida, foi localizada uma carta manuscrita com indícios de despedida.

Publicidade

Durante o atendimento hospitalar, a mãe da criança compareceu ao local e relatou aos policiais que estava separada do suspeito há cerca de duas semanas e que havia iniciado, recentemente, um novo relacionamento.

A partir de então, o suspeito passou a enviar diversas mensagens demonstrando irritação contra a mãe da criança. Ela informou, ainda, que questionou o suspeito por diversas vezes sobre o filho, sendo informada apenas que ele seria entregue no domingo.

Questionado sobre o fato, o suspeito apresentou falas desconexas. Após atendimento médico, ele foi conduzido à delegacia para registro do boletim de ocorrência. A causa da morte da criança será investigada pela Polícia Civil.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Publicidade

Wellyngton Souza | PMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência