Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Corrida de Reis leva 20 mil pessoas para as ruas da Capital

Publicado

em

Imagens: Vanderson Ferraz (ALMT)

 

A 40ª edição da Corrida de Reis reuniu mais de 20 mil atletas na maior corrida de rua do Centro-Oeste, realizada na manhã deste domingo, 12 de janeiro. Um dos primeiros circuitos realizados no ano, a Corrida de Reis atrai pessoas do mundo inteiro, atletas de outros estados e do interior de Mato Grosso para percorrer 10 quilômetros (km) pelas ruas de Cuiabá. Parceira há anos do evento, a Assembleia Legislativa esteve presente com estande para receber os servidores-corredores e os demais participantes e apoiar iniciativas que buscam melhorar a qualidade de vida da população.

O pódio feminino e masculino, desta vez, foi ocupado por atletas de outros países. O primeiro lugar entre as mulheres foi da tanzaniana Anastazia Dolomongo Ngombengeni. Entre os homens, Joseph Tiophil Panga, também da Tanzânia, ganhou em primeiro lugar. Mas Pontes e Lacerda, município há 444 km de Cuiabá, garantiu a presença dos brasileiros entre os cinco primeiros. Os atletas Suzane Araújo  e Weldell Jerônimo Souza ficaram com a quarta colocação, tanto no feminino quanto no masculino, respectivamente.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), fez questão de acompanhar os servidores da ALMT na largada da corrida e depois foi até a chegada para recepcionar os atletas. “A Assembleia é uma grande parceira da Corrida de Reis, buscamos incentivar todas as iniciativas que valorizem o esporte. Estamos juntos para incentivar a população e os servidores a praticar esportes”.

Para o deputado Carlos Avallone (PSDB) a Corrida de Reis é um dos eventos mais importantes do estado, com relevância nacional. “É uma das corridas mais tradicionais. São 40 anos, um feito que não é fácil e por isso merece o reconhecimento. Todos os anos a Assembleia participa e deverá continuar sendo parceira”. O deputado, que é entusiasta de corridas de rua, este ano não pode participar por recomendação médica. “Eu sempre corro, este ano treinei três meses para correr, mas apareceu um pequeno vírus no pulmão e minha médica não autorizou”.

Publicidade

A Assembleia foi muito bem representada por servidores-corredores de todos os setores. Edinei Neves, da Secretaria Geral, manteve o “título” de primeiro lugar entre os servidores da Casa e completou os 10 km em 48 minutos, cinco a mais do que no ano passado. “O percurso mudou, estava mais complicado este ano. Mesmo assim consegui completar e é muito bom chegar aqui e poder contar com o apoio da equipe da Assembleia”, declarou o corredor após passar por uma sessão de fisioterapia, realizada pelas profissionais da Superintendência de Saúde e Qualidade de Vida (Qualivida).

Entre as mulheres, Priscilla Marques, da Secretaria de Serviços Legislativo (SSL), foi a que completou a corrida em melhor tempo. “Fiquei feliz em saber, porém o mais importante é a saúde”, diz a servidora que adotou o hábito para ter melhor qualidade de vida.

Felipe Poyer, também da SSL, treinou o ano todo para completar a corrida e agora tem como objetivo participar da Meia Maratona do Rio de Janeiro. São 21 km pela orla carioca, considerada uma das corridas  com percurso mais bonitos do país.

A secretária de Comunicação da ALMT, Rosimeire Felfilli, explicou que a Corrida de Reis é um evento com repercussão dentro e fora da Assembleia, pois mobiliza os servidores, incentiva a população a adotar hábitos mais saudáveis e ainda dá visibilidade não só para Cuiabá, mas para Mato Grosso devido a sua importância. “A Corrida de Reis mobiliza toda a equipe da Secom, preparamos tudo com muito carinho para atender tanto os servidores, mas também para apoiar este que é um dos principais eventos da nossa capital”.

Ivana Mattos Mello, superintendente do Qualivida, explica que a Corrida de Reis envolve toda a equipe desde a preparação do material, depois no dia do evento com o trabalho dos fisioterapeutas, enfermeiras, médicos para garantir o atendimento e a segurança dos servidores que participam.

Apoio Institucional – O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) se juntou à Assembleia Legislativa para divulgar importantes iniciativas voltadas à população durante a Corrida de Reis. No estande da ALMT, o TJMT aproveitou o espaço para divulgar as campanhas de adoção legal e de combate à violência contra a mulher, com distribuição de material informativo.

“Hoje estamos aproveitando esse evento maravilhoso para divulgar os procedimentos, o passo a passo para quem quer adotar uma  criança e esclarecer para toda a sociedade o caminho certo para adoção”, explicou a secretária da Comissão de Adoção do TJMT, Elaine Zorgetti Pereira. A juíza da Vara da Infância e Juventude, Gleide Bispo também participou do evento e esteve presente no estande da ALMT, junto com toda a equipe.

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade

 

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

“A gente esperava há anos e agora está em nossas mãos”, destaca produtor do Assentamento Pai Herói em Tabaporã

Publicado

em

Crédito – Antônio Pinheiro/Secom-MT

 

O produtor rural de Tabaporã, Sérgio Aparecido dos Santos, foi um dos primeiros beneficiados pelo lançamento dos sistemas Simcar Assentamento e Simcar Compensação. Ele destacou que o momento era aguardado há anos pelos pequenos produtores do Assentamento Pai Herói, projeto-piloto do Governo de Mato Grosso no novo sistema.

“Para mim, representa a realização de um sonho. É algo que a gente esperava há anos e nunca conseguia. Hoje, graças a Deus, está em nossas mãos. Receber o CAR ajuda muito o pequeno produtor e eu sou um deles. Agradeço ao governador Mauro Mendes e ao vice-governador Otaviano Pivetta, que têm lutado muito por nós. Estão fazendo um bom trabalho em Mato Grosso”, afirmou Sérgio.

Outro beneficiado, Denicio Cavalari da Silva, reforçou a importância do documento. “É uma honra muito grande receber este CAR. Todo produtor sonha com ele, porque traz diversos benefícios, entre eles permitir o acesso a programas do governo. Só conseguimos com o apoio do Estado e porque nossa área está legalizada. Espero que outros assentamentos também consigam”, completou.

Publicidade

O vice-governador Otaviano Pivetta também comentou o impacto dos novos sistemas. “Com o Simcar Assentamento e o Simcar Compensação, damos um passo importante para que os produtores rurais regularizem suas áreas e acessem os benefícios que merecem. Este projeto é resultado da parceria com municípios e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), garantindo segurança jurídica e oportunidades para todos”, disse o vice-governador.

Sobre os novos sistemas
O Simcar Assentamento acelera a regularização ambiental de assentamentos rurais, destravando processos e garantindo segurança jurídica aos produtores. Já o Simcar Compensação atende imóveis com déficit de reserva legal anterior a 2008, permitindo regularizar áreas por meio de duas alternativas: aquisição de área em unidades de conservação pendentes de regularização fundiária e doação ao Estado; ou aquisição de área de terceiros para servidão ambiental.

Amanda Monteiro | Vice-governadoria

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Mato Grosso

Seaf dá continuidade à entrega dos cartões do Fundaaf Inclusão Rural para municípios do interior nesta terça-feira (18)

Publicado

em

Imagem da entrega oficial na sexta-feira (14.11), na Arena Pantanal – Foto por: Mayke Toscano

 

O Governo de Mato Grosso dará continuidade à entrega de 3.589 cartões do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (Fundaaf) – Inclusão Rural, política pública implantada e coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), responsável pelo fomento, gestão e repasse financeiro às famílias beneficiárias.

A entrega começou na sexta-feira (14.11), em Cuiabá. A partir desta terça-feira (18.11), a ação segue nos demais municípios, garantindo que o benefício chegue de forma organizada e segura às comunidades rurais.

Com R$ 21,4 milhões em investimentos, o programa tem como objetivo promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável de agricultores em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a agricultura familiar e ampliando oportunidades de renda no campo.

Publicidade

Ao todo, 5.545 projetos foram analisados, contemplando pessoas cadastradas no CadÚnico Rural, com renda per capita de até meio salário mínimo. A iniciativa prioriza comunidades tradicionais, mulheres, jovens e idosos, reafirmando o compromisso do Estado com equidade e valorização da diversidade no meio rural.

Para a secretária de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, o Fundaaf – Inclusão Rural representa um marco no fortalecimento da produção familiar.

“Este programa nasceu dentro da Seaf, foi estruturado pela nossa equipe e implantado com muito cuidado para chegar a quem realmente precisa. A Secretaria coordena o fomento, os investimentos e o repasse que transforma a vida das famílias. Hoje celebramos oportunidades reais de desenvolvimento no campo.”

O programa também conta com o olhar sensível da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, escolhida pela Seaf como madrinha do programa.

“Esse projeto conversa profundamente com tudo o que defendemos no SER Família. Ser carinhosamente convidada para ser madrinha dessa iniciativa é uma honra que recebo com muita gratidão. É emocionante ver mulheres, jovens, indígenas, quilombolas e tantas outras famílias tendo a oportunidade de prosperar. O Fundaaf vai muito além de um apoio financeiro, ele simboliza esperança, dignidade e novas oportunidades. Agradeço de coração pela homenagem e reafirmo meu compromisso com todos que mais precisam.”, afirmou Virginia Mendes.

Publicidade

O governador Mauro Mendes destacou o impacto estrutural que o programa representa para o Estado.

“Esse Governo tem feito o maior investimento da história na agricultura familiar, porque sabemos que esse setor sustenta milhares de famílias e movimenta a economia local. O Fundaaf leva dignidade, autonomia e oportunidade, garantindo que cada beneficiário possa produzir mais e viver melhor. Esse é o papel de um governo que trabalha para todos.”

Já o vice-governador Otaviano Pivetta ressaltou o alinhamento entre inclusão produtiva e desenvolvimento econômico.

“Quando investimos na agricultura familiar, investimos no presente e no futuro do estado. O Fundaaf fortalece quem está na base da produção e ajuda os municípios a crescerem com mais equilíbrio, autonomia e sustentabilidade. É uma política pública necessária, responsável e transformadora.

Vânia Neves | Seaf/Empaer

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Cuiabá amanhece sob alerta de tempestades e risco de granizo

Publicado

em

Inmet

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (17), alerta laranja para tempestades em Cuiabá e demais cidades localizadas na Baixada Cuiabana e em outras regiões do estado.

De acordo com o Inmet, a Capital poderá receber nas próximas horas chuvas de 60 a 100 milímetros, com queda de granizo e ventos intensos de até 100 km/h.

O resto da semana em Cuiabá será de temperaturas estáveis com máxima de 34°C e mínimas variando entre 21°C e 23°C. Apenas na terça-feira (18), de acordo com o Inmet, a temperatura poderá cair e apresentar máxima de 31°C e 21°C.

Publicidade

No município de Rondonópolis, também sob alerta laranja do Inmet, a temperatura pode chegar à casa dos 37 °C ainda no fim desta manhã. À tarde, o tempo fecha e pode haver pancadas de chuva intensa.

Tangará da Serra também está no radar das mudanças drásticas de temperatura, provocadas pelo alerta laranja. Até o fim da manhã, a cidade pode registrar 35 °C. Já no meio da tarde, o céu fica nublado, com sinais de chuva intensa e probabilidade de chuva forte, raios e ventos fortes.

CUIDADOS

Para evitar tragédias, o Inmet recomenda que os cidadãos permaneçam em casa durante o pico da chuva; não atravesse áreas alagadas; desligue aparelhos eletrônicos da tomada para evitar queima por descargas elétricas e fique longe de janelas e portas metálicas.

Se estiver na rua, a orientação é evitar árvores, postes e placas; não parar o carro embaixo de árvores. Se dirigir, reduza a velocidade e mantenha distância dos outros veículos. O Inmet também recomenda atenção especial para encostas, córregos e margens de rios (risco de deslizamento e enxurrada).

Publicidade

HNT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência