Transporte
Corpo de Bombeiros combate 20 incêndios florestais em Mato Grosso nesta segunda-feira (21)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 20 incêndios florestais nesta segunda-feira (21). Atuam mais de mil bombeiros, em regime de revezamento, com apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e agentes de órgãos federais.
No Pantanal mato-grossense, os bombeiros combatem incêndios em Poconé, Cáceres e Barão de Melgaço.
Em Poconé, mais de 120 agentes entre bombeiros, brigadistas e servidores do Estado combatem um incêndio florestal na região da Fazenda Fazenda GCSJ, dentro do Parque Estadual Encontro das Águas, e outro próximo à Estação Ecológica Taiamã.
Em Cáceres, os bombeiros combatem um incêndio na Fazenda Descalvados. Já em Barão de Melgaço, as ações se concentram em fazendas do município.
Auxiliam nas ações a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil do Estado, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Sesc Pantanal.
Os demais combates são feitos em 9 cidades, sendo elas: Alto Paraguai, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Marcelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Mutum, Novo Mundo e União do Sul.
Monitoramento
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitora com satélites incêndios nas Fazendas Gaspar I e Aurora, em Itanhangá; nas Fazendas Água do Batelão e Mafra, em Porto dos Gaúchos; no Projeto de Assentamento Zumbi dos Palmares, em Cláudia; na Fazenda Senhora das Graças, em Santa Carmem; e no Projeto de Assentamento Santa Rosa II, em Sorriso.
Além desses, o Batalhão monitora um incêndio na Terra Indígena Capoto Jarina, em Peixoto de Azevedo, e no Parque Nacional do Pantanal mato-grossense, em Poconé. O Corpo de Bombeiros só não entrou nestes locais porque é necessária autorização dos órgãos federais.
Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo.
O Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.
Incêndios extintos
Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros extinguiu 273 incêndios florestais em 70 cidades, sendo elas: Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Paraguai, Alto Taquari, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Canabrava do Norte, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Cocalinho, Colniza, Comodoro, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Feliz Natal, Itanhangá, Itiquira, Jaciara, Jauru, Juara, Juína, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Lacerda, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo Santo Antônio, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Planalto da Serra, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leste, Santo Antônio do Leverger, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tesouro, União do Sul, Vera, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.
Focos de calor
Em Mato Grosso, foram registrados 73 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 17h30, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 37 se concentram na Amazônia, 34 no Pantanal e 2 no Cerrado. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.
Secom-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Adolescente ameaça atual de ex-namorada com arma de brinquedo e é detido no Nortão

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo
A Polícia Civil confirmou o falecimento da menina, de apenas 5 anos, ontem de manhã, durante cuidados no Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ) em Cuiabá. A vítima sofreu lesões graves, na última quarta-feira (31), após explosão provocada por material inflamável, numa residência da 9ª Agrovila em Terra Nova do Norte (168 quilômetros de Sinop).
As informações apuradas são de que a criança comemorava a virada de ano, juntamente com familiares, e o incidente ocorreu durante o manuseio de um tacho de fritura. O álcool utilizado gerou labaredas intensas, atingindo a menor e outras 7 pessoas na localidade.
Inicialmente, todos foram transportados até o Hospital Regional em Peixoto de Azevedo. Mas a jovem, que apresentava queimaduras de 1º e 2º grau, precisou ser enviada para atendimento no centro especializado. Após complicações no quadro clínico, não resistiu.
O velório da menina ocorreu pela manhã, no pavilhão comunitário da 9ª Agrovila. Já o sepultamento foi realizado, esta tarde, no cemitério local.
Só Notícias/Ana Dhein
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
PM de Nova Mutum resgata crianças em situação de abandono; mãe teria saído para “festejar”

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo
A ocorrência envolvendo abandono de incapaz foi registrada, ontem, em uma residência situada na região central de Nova Mutum. Duas meninas, com idades entre 8 e 9 anos, foram acolhidas com apoio da Polícia Militar.
De acordo com as autoridades, mediante denúncias recebidas pela equipe do Conselho Tutelar, foi confirmado que as crianças estariam sendo mantidas sozinhas no imóvel e sem a presença de um responsável legal.
Ambas foram encaminhadas até a sede do órgão especializado, onde permaneceram sob cuidados. As informações iniciais são de que a mãe havia se ausentado da residência para participar de uma programação festiva.
Foram realizadas buscas, mas ela não foi localizada.
Só Notícias/Guilherme Araújo
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Militar prende homem suspeito de matar o próprio filho de 2 anos em Sorriso

PMMT
Policiais militares do 12º Batalhão prenderam em flagrante, na noite desta sexta-feira (2.1), um homem de 21 anos, suspeito de matar o próprio filho de 2, em Sorriso (a 396 km de Cuiabá).
As equipes foram acionadas para atendimento de uma suposta tentativa de suicídio em uma residência no município. No local, o suspeito havia atentado contra a própria vida por, supostamente, não aceitar término de relacionamento com a mãe da vítima. Já a criança estava deitada sobre a cama. Ambos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados para unidades de saúde.
A criança, identificada como Davi Lucca, foi levada em estado grave ao Hospital Regional de Sorriso. Após tentativas de reanimação, ela teve o óbito confirmado. Com o suspeito, que foi resgatado com vida, foi localizada uma carta manuscrita com indícios de despedida.
Durante o atendimento hospitalar, a mãe da criança compareceu ao local e relatou aos policiais que estava separada do suspeito há cerca de duas semanas e que havia iniciado, recentemente, um novo relacionamento.
A partir de então, o suspeito passou a enviar diversas mensagens demonstrando irritação contra a mãe da criança. Ela informou, ainda, que questionou o suspeito por diversas vezes sobre o filho, sendo informada apenas que ele seria entregue no domingo.
Questionado sobre o fato, o suspeito apresentou falas desconexas. Após atendimento médico, ele foi conduzido à delegacia para registro do boletim de ocorrência. A causa da morte da criança será investigada pela Polícia Civil.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Wellyngton Souza | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Mato Grosso6 dias atrásSafra de soja em 2026 vai crescer 1,6% e produtividade deve baixar 8%, prevê IMEA
-

Mato Grosso6 dias atrásMT fecha ano com 31 milhões de bovinos; Sorriso, Lucas e Mutum entre os mais com aves e suínos
-

Mato Grosso6 dias atrásMinistério confirma caso de gripe aviária em Mato Grosso; Indea abate de aves e anuncia outras medidas
-

Notícias5 dias atrásIncentivos fiscais colocam Moratória da Soja em risco em Mato Grosso
-

Agronegócio5 dias atrásProdução de milho em Mato Grosso deve cair 8% na safra 2025/26, aponta Imea
-

Notícias5 dias atrásAno é marcado por maior produção de leite e por preço em queda
-

Agronegócio4 dias atrásQueijos puxam alta de preços no Brasil enquanto leite e arroz recuam
-

Mato Grosso5 dias atrásPrefeitura institui Plano Municipal de Apoio à Agricultura Familiar até 2040






































