Conecte-se Conosco

Transporte

60% do efetivo da PM vai atuar nas eleições de domingo (06)

Publicado

em

CCSMI-PMMT

A Polícia Militar de Mato Grosso irá empregar cerca de 60% de todo o efetivo militar durante o próximo domingo (06.10), dia do 1º turno das Eleições Municipais, em todo o Estado. O efetivo estará presente nos 142 municípios de Mato Grosso, em todos os locais de votação, e também no trabalho ostensivo.

De acordo com a Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe-PMMT), 2.671 policiais militares estarão fixos em todos os 1.848 locais de votação e apuração de votos em todo o Estado. Além disso, 1.300 militares estarão empregados no serviço ordinário no dia, realizando rondas e trabalho ostensivo, e prestarão apoio ao atendimento relacionado às Eleições, se necessário.

A Polícia Militar também contará com a operação de 946 viaturas quatro rodas e 321 motocicletas destinadas para o transporte e patrulhamento.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destaca que essa é a maior operação realizada pela PMMT em uma eleição. Ele ressalta que os números são reflexos do aumento do efetivo policial e que a distribuição foi pensada de maneira estratégica para trazer a sensação de maior segurança para todos os eleitores.

“A Eleição é o maior evento para exercício da nossa cidadania e democracia, por isso planejamos uma operação diferenciada e especial, pensando na realidade de cada município e distrito de nosso Estado. Isso só foi possível devido ao nosso aumento de efetivo e investimentos necessários, realizados pelo Governo do Estado, para que nosso trabalho seja exercido de maneira eficiente, trazendo segurança para nossos eleitores”, destaca o comandante-geral.

Publicidade

“Todos os nossos números foram aprovados e elogiados pelas autoridades eleitorais. O nosso foco é sempre pensar na segurança de cada eleitor que irá se deslocar para os locais de votação e dar o devido apoio a todas as autoridades eleitorais, com todo nosso aparato, para que sejam eleições tranquilas e sem nenhum tipo de desordem”, acrescenta o coronel Mendes.

O subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira, reforça que o trabalho da Polícia Militar não se limita apenas ao dia da votação e que militares de funções administrativas também estão sendo empregados no trabalho ostensivo.

“Já estamos com equipes de militares em deslocamento para o transporte das urnas eletrônicas. Eles também ficarão à disposição para trabalharem no dia da votação. Sabemos a importância das Eleições e temos como missão manter a tranquilidade, ordem e inibir qualquer incidência de crimes, sejam eleitorais ou de outras naturezas. Por isso, fizemos um planejamento detalhado, com reforço de diversas equipes policiais”, afirma o coronel José Nildo.

O policiamento será realizado por todas as unidades e batalhões de áreas dos 15 Comandos Regionais e pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE), por meio dos Batalhões de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), incluindo o Pelotão de Choque; Operações Especiais (Bope), incluindo Esquadrão Anti-bombas e Canil; Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria).

Hallef Oliveira | PMMT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Politec emite Carteiras de Identidade Nacional à população carcerária de Juína

Publicado

em

Politec – MT

 

Papiloscopistas da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Juína estão fazendo a emissão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) à população carcerária do Centro de Detenção Provisória (CDP) do município. A ação começou em fevereiro e ainda está em andamento.

Até o momento, 100 internos já foram atendidos. A expectativa é que 200 pessoas sejam atendidas.

A ação atende à solicitação da assistência social da unidade, responsável pelo Projeto Reintegrar: Documentação e Cidadania, iniciativa que visa promover a cidadania e a reinserção social de pessoas privadas de liberdade por meio da regularização documental.

Publicidade

O projeto conta com o apoio do Ministério Público Estadual e Defensoria Pública, que tem atuado junto à administração do Centro de Detenção Provisória com ações direcionadas à obtenção das certidões de nascimento e casamento das pessoas privadas de liberdade , documentos essenciais para a emissão da CIN.

O trabalho dos papiloscopistas incluiu a coleta de dados biográficos e biométricos, seguindo os padrões exigidos para a emissão da CIN, conforme o novo modelo nacional de identificação. A ação reforça o compromisso da Politec e da gestão prisional com a dignidade e os direitos da população carcerária.

Assessoria | Politec – MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil prende autor de feminicídio ocorrido no final de semana na zona rural de Cáceres

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Cáceres, prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (21.5), o autor de um feminicídio ocorrido na zona rural do município. O suspeito, de 39 anos, que efetuou disparos de arma de fogo contra a vítima, foi localizado pelos policiais civis escondido em uma chácara na zona rural de Cáceres e foi autuado em flagrante por feminicídio.

Os fatos ocorreram na madrugada de segunda-feira (19), quando a vítima Andressa Rodrigues de Oliveira sofreu disparos de arma de fogo na região do pescoço, efetuados pelo seu companheiro, em uma propriedade rural, na BR-070, em Cáceres.

A vítima chegou a ser socorrida pela equipe do Corpo de Bombeiros, porém não resistiu aos ferimentos e foi óbito na madrugada desta quarta-feira (21), passando o crime a configurar como feminicídio consumado.

Publicidade

Os policiais da Delegacia da Mulher, que já realizavam diligências para localizar e prender o suspeito, receberam denúncias anônimas de que ele estava escondido em uma propriedade rural, nas proximidades do Assentamento Facão, onde foi localizado e preso. O suspeito foi conduzido à Delegacia da Mulher de Cáceres, onde após ser interrogado pela delegada Paula Gomes Araujo, foi autuado em flagrante pelo feminicídio.

Em checagem no sistema, também foi descoberto um mandado de prisão em aberto, expedido 13ª Vara Criminal de Cuiabá pelo crime de tráfico de drogas, o qual foi devidamente cumprido. Após todos os procedimentos, o suspeito foi colocado à disposição da Justiça.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil deflagra operação contra homem que aplicava golpes em produtores rurais

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande, deflagrou, na tarde dessa terça-feira (20.5), a Operação Certidão Espúria, para cumprir ordens de prisão preventiva, busca e apreensão domiciliar, bloqueio de contas e sequestros de bens contra um morador de Várzea Grande suspeito de aplicar golpes em produtores rurais de Goiás.

A operação, realizada em conjunto com a Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Goiás, apurou fraudes envolvendo a comercialização de certidões falsas de regularização ambiental.

O alvo da operação, de 43 anos, se passava por servidor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Goiás e fazia contato com produtores rurais de Goiás cobrando taxas e expedindo falsas certidões, “vendendo” a possibilidade de regularização imediata de pendências administrativas.

Publicidade

As investigações apontaram que o suspeito abordava diretamente pessoas físicas e entes societários que haviam sido autuados pela Semad, explorando a situação de vulnerabilidade administrativa para aplicar os golpes.

Ele abordava as vítimas por meio de aplicativo de mensagens e, após o pagamento, entregava falsas certidões de débito ambiental negativas, com QR codes que remetiam a certidões legítimas emitidas em nome de outras pessoas.

A análise do perfil do suspeito apontou, ainda, que ele já praticava crimes de estelionato costumeiramente e, até mesmo, já havia sido preso em 2009 por porte de moeda falsa e em 2022 durante a Operação Fraudator, quando foi investigado por estelionato e associação criminosa.

Diante das informações, foi requerida a prisão do suspeito, que foi acatada pela Justiça e cumprida na tarde dessa terça-feira (20.5), no Centro de Várzea Grande.

Karina Cabral | Polícia Civil – MT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência