Transporte
Câmeras do Vigia Mais MT auxiliam na prisão de 14 envolvidos na morte de irmãs em Porto Esperidião

Imagens de câmeras do Vigia Mais MT, programa de videomonitoramento do Governo de Mato Grosso, gerenciado pela Secretaria de Segurança Pública, auxiliaram nas prisões de 14 dos 16 envolvidos nas mortes das irmãs Rayane e Rhitiele Alves Porto, no dia 14 de setembro, em Porto Esperidião (326 km de Cuiabá).
O delegado Fabrício Garcia, responsável pelo inquérito que apura as mortes, afirmou que as imagens das câmeras instaladas nos municípios de Porto Esperidião e Cáceres, foram fundamentais para as investigações.
“As câmeras mostraram a movimentação dos suspeitos nas proximidades da casa onde ocorreu o crime, e forneceram imagens tão nítidas, de uma qualidade excepcional, que foi possível identificar até as cores das roupas usadas pelos criminosos. Também apontaram o carro e os percursos feitos por parte dos envolvidos”, observou o delegado Fabrício Garcia.
“Mais do que auxiliar, as imagens foram fundamentais para a identificação dos suspeitos e o esclarecimento de muitas questões relacionadas ao crime”, assinalou.
De acordo com o delegado, dados e informações registrados pelo sistema de videomonitoramento do Vigia Mais MT, como a indicação do local, horário, movimentação e demais dinâmicas da ocorrência, se tornaram provas criminais, devidamente certificadas, que agora fazem parte do inquérito que seguirá para o Poder Judiciário.
“Esse programa de videomonitoramento é um grande aliado da segurança pública. Representa, sem dúvida, um avanço no policiamento e investigações policiais e se tornou necessário em todos os municípios”, reforçou Garcia.
Em Porto Esperidião foram instaladas 21 câmeras do programa Vigia Mais MT em ruas, avenidas, praças e outros espaços cuja vigilância é de interesse para os órgãos de segurança pública e a população.
Programa Vigia Mais MT
O Vigia Mais MT é um programa no qual o Governo de Mato Grosso investiu R$ 30 milhões para levar a tecnologia do videomonitoramento em segurança pública para todos os municípios mato-grossenses.
Lançado em 2022, o Vigia Mais já está presente em 123 municípios por meio da parceria com as prefeituras. Também oferece videomonitoramentos em vias públicas a partir de convênios firmados com 45 sindicatos, associais e outras entidades classistas. Além disso, atende oito secretarias de Estado com monitoramento de escolas, obras e postos de fiscalização de serviços públicos.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), até agosto deste ano foram entregues cerca de 10,7 mil câmeras, entre fixas, speed dome e OCRs, sendo que 7 mil já estão integradas a plataforma do programa.
O acesso e o acompanhamento das imagens do Vigia Mais é feito em tempo real por meio de centrais fixas da segurança pública e aplicativo nos celulares.

Créditos – Alecy Pereira Alves
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Corpo de Bombeiros socorre homem que foi atacado por enxame de abelhas

CBM-MT
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, nesta terça-feira (04.11), um homem que foi atacado por um enxame de abelhas no bairro Novo Jardim, em Sinop (a 479 km de Cuiabá).
Ao ser acionada, a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) se deslocou rapidamente até o local com uma viatura Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS) e uma Unidade de Resgate (UR).
No local, os bombeiros constataram que a situação ocorreu em um terreno com uma casa em construção, e que a vítima estava em estado de nervosismo, ainda exposta ao enxame de abelhas.
Para realizar o resgate com segurança, os militares utilizaram vestimentas específicas de apicultor, garantindo a integridade da equipe e reduzindo os riscos de acidentes durante a ação.
A vítima foi conduzida à Unidade de Resgate, onde recebeu atendimento inicial, foi estabilizada, medicada de forma preventiva e posteriormente encaminhada para avaliação médica em unidade hospitalar.
Retirada Segura
O Corpo de Bombeiros Militar alerta que ocorrências de ataques de abelhas podem ser comuns, especialmente em áreas urbanas. Por isso, a corporação orienta a população a estar atenta ao ambiente antes de realizar limpezas em áreas com vegetação ou cortes de árvores.
Em caso de presença de enxames de abelhas, marimbondos, vespas ou outros insetos agressivos, é recomendado acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo número de emergência 193 para solicitar assistência profissional.
Não é recomendado tentar lidar com enxames de insetos agressivos por conta própria, pois isso pode resultar em acidentes graves. Para mais informações sobre como se prevenir de ataques de abelhas, vespas e marimbondos, acesse as orientações do CBMMT.
Hannah Marques | CBM-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil prende envolvido em furto de módulos em transportadora de Rondonópolis

Polícia Civil – MT
A Polícia Civil prendeu, nessa segunda-feira (3.11), um homem, de 23 anos, suspeito de furtar módulos em uma transportadora de Rondonópolis no último domingo (2).
No dia do crime, três homens invadiram uma transportadora pela janela do banheiro dos fundos do local e furtaram dois módulos de um caminhão Volvo e do motor, um módulo de um caminhão Mercedes, duas ECAs de um caminhão Scanis e dois módulos de caixa de câmbio de outro caminhão Volvo.
O crime foi registrado pelas câmeras de segurança da transportadora, que procurou a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis e repassou as imagens.
Com a denúncia, a Polícia Civil iniciou as investigações e identificou um dos suspeitos em uma motocicleta branca, que teria auxiliado no crime. Nas filmagens, também é possível ver outros dois homens entrando pela janela dos fundos e dirigindo-se ao interior da área coberta pelas câmeras.
O condutor da motocicleta branca foi identificado, localizado e encaminhado à Delegacia para prestar informações sobre o caso. Porém, a princípio, ele afirmou que trabalha como motorista de aplicativo e que apenas realizou uma corrida.
Durante as investigações, os policiais receberam informações que levaram à localização dos objetos furtados em uma residência no bairro Vila Mamed. No local, foram apreendidos os módulos levados da transportadora. Uma testemunha, moradora da casa, relatou que o quarto onde os objetos foram encontrados havia sido alugado por seu irmão a uma terceira pessoa não identificada.
Com a identificação do principal suspeito, de 23 anos, os investigadores se deslocaram até sua residência. O homem foi visto saindo em uma motocicleta Honda Fan vermelha e passou a ser acompanhado pela equipe policial até o bairro Jardim Amizade, onde tentou se esconder em uma casa. Ao perceber a presença dos policiais, o suspeito tentou fugir subindo no telhado da casa, mas foi cercado e preso.
No momento da prisão, ele danificou parcialmente seu telefone celular ao jogá-lo no chão. Questionado, o suspeito afirmou que teve a ajuda de dois comparsas vindos de outro município, que teriam retornado à cidade após o crime.
As investigações prosseguem com o objetivo de identificar e localizar os demais envolvidos na ação criminosa.
Karina Cabral | Polícia Civil – MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Delly’s inaugura CD em Cuiabá e projeta dobrar faturamento no Mato Grosso

A Delly’s, especializada em distribuição de alimentos para o foodservice, inaugurou um Centro de Distribuição (CD) de 2 mil m² em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT). A operação tem como objetivo aumentar a capacidade logística no Estado, com entregas em até 24 horas na capital, e impulsionar o crescimento da região Centro-Oeste.
O investimento total no CD ultrapassa os R$ 10 milhões e deve gerar mais de 100 empregos diretos e dezenas de oportunidades indiretas, envolvendo transportadoras, fornecedores e prestadores de serviços locais.
A escolha da região está ligada ao crescimento acima da média nacional do Mato Grosso e à concentração de mercados consumidores com demanda em setores como restaurantes, supermercados e hotéis. Ter um centro de distribuição local reduz distâncias críticas, aumenta a velocidade de entrega e garante disponibilidade de estoque em até 24 horas.
O CD também integra tecnologia avançada, incluindo Inteligência Artificial para roteirização e monitoramento em tempo real da frota, e serve como ponto para testes de soluções logísticas e ajustes no portfólio de produtos conforme a demanda local.
A operação em Várzea Grande também reforça a relação com clientes e fornecedores locais, permitindo soluções personalizadas e maior agilidade na entrega, além de fortalecer o desenvolvimento econômico do País.
Imagem: Divulgação
O post Delly’s inaugura CD em Cuiabá e projeta dobrar faturamento no Mato Grosso apareceu primeiro em Mercado&Consumo.
-

Mato Grosso7 dias atrásCitricultura no México – Congresso Internacional de Cítricos terá duas apresentações do pesquisador científico brasileiro Hamilton Ramos
-

Agronegócio5 dias atrásChina retoma compras de soja dos EUA e reduz pressão sobre demanda pelo grão brasileiro
-

Transporte6 dias atrásGateiro é preso em flagrante por furto de energia em Várzea Grande
-

Meio Ambiente5 dias atrásDesmatamento tem redução de 11,08% na Amazônia e 11,49% no Cerrado, em 2025
-

Mato Grosso7 dias atrásMais retorno por hectare: tecnologia brasileira Arbolina aumenta a produtividade ao sinalizar processos fisiológicos das plantas
-

Agronegócio5 dias atrásCotações do boi gordo seguem em alta com oferta restrita e maior demanda dos frigoríficos, aponta Cepea
-

Mato Grosso6 dias atrásMais 595 casas entregues em Cuiabá: “minha família vai morar em segurança”, afirma beneficiado pelo SER Família Habitação
-

Mato Grosso6 dias atrás460 famílias de VG recebem as chaves da casa própria com subsídio do SER Família Habitação








































