Transporte
Corpo de Bombeiros combate 48 incêndios florestais no Estado nesta quarta-feira (11)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu quatro incêndios florestais nas últimas 24 horas. Nesta quarta-feira (10), outros 48 incêndios são combatidos por mais de mil militares, que trabalham em regime de revezamento no combate aos incêndios.
Os incêndios extintos são nas fazendas Nova Guaporé, em Comodoro; Lagoa Azul, em Alto Paraguai; 12 de Junho e Dois Corações, ambas em Canarana.
Em Chapada dos Guimarães, equipes combatem, com apoio de um avião, dois incêndios na região do Complexo de Cavernas Aroe Jari e Mirante do Centro Geodésico da América do Sul, e dão apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no combate ao incêndio que atinge o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
Participam das ações a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil Municipal de Chapada dos Guimarães e Força Aérea Brasileira, além de brigadistas do ICMBio, SOS Pantanal e Brigada do Jamacá.
Já no Pantanal mato-grossense, os bombeiros se distribuem na Terra Indígena Baía dos Guató e Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; e na região da Fazenda Cambarazinho, em Poconé. Nesses locais, os militares contam com um avião, 17 viaturas, 11 máquinas e quatro barcos.
Auxiliam nas ações a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Defesa Civil do Estado, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.
Bombeiros também combatem incêndios nos municípios de Cuiabá, Rosário Oeste, Nobres, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Peixoto de Azevedo, Sinop, Juína, Feliz Natal, Aripuanã, Novo Mundo, Sorriso, Nova Mutum, Nova Maringá, Diamantino, Alto Paraguai, Paranatinga, Alto Araguaia, Ribeirão Cascalheira, Canarana, Cocalinho, Campo Verde, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Poxoréu, União do Sul, Nova Nazaré, Confresa e Novo Santo Antônio.
Monitoramento de incêndios
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitora, com satélites, incêndios na Fazenda Independência, em Tabaporã; na Fazenda Mareva, em Nova Maringá; na Fazenda BF, em Diamantino; nas Fazenda Marcanzoni 2 e Boa Vista, em Santa Rita do Trivelato; na Fazenda Estrela, em Itanhangá; na Estância Lorena, em Santa Carmen; na Fazenda Mata Grande, em Alto Paraguai; nas Fazenda Felix, Agropecuária Santa Maria II e Giruá, em Porto Alegre do Norte; na Reserva Roosevelt, em Colniza; na Fazenda Dona Mercedes, em União do Sul; na Fazenda Beira Rio, em Luciara; nas Fazendas Landi e Rio Preto, em Canabrava do Norte; na Fazenda Riacho Fundo, em Araguaiana; na Fazenda Jardim Água Boa, em Cocalinho; na Fazenda Maranata, em Vila Rica; e nas fazendas Retiro da Niteroi, Retiro da Serra, Retiro III e Araguaia, em São Félix do Araguaia.
O BEA também monitora incêndios na Área de Proteção Ambiental dos Meandros do Rio Araguaia, em Cocalinho; na Terra Indígena Apiaká Kayabi Munduruku, em Juara; na Terra Indígena Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo; e na Aldeia Utiariti, em Campo Novo do Parecis. O Corpo de Bombeiros só não entrou nos locais porque é necessária autorização dos órgãos federais.
Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo.
A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.
Incêndios extintos
Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros extinguiu 116 incêndios florestais em Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Pontes e Lacerda, Chapada dos Guimarães, Sorriso, Vila Rica, Porto Alegre do Norte, Poconé, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Barão de Melgaço, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Rosário Oeste, Canarana, Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Canabrava do Norte, Itanhangá, Primavera do Leste, Paranaíta, Nova Mutum, Sinop, São José do Rio Claro, Alto Araguaia, Alto Paraguai, Novo Santo Antônio, Poxoréu, Cláudia, Jaciara, Confresa, Tesouro, Lucas do Rio Verde, União do Sul, Rondonópolis e Barra do Garças, Paranatinga, Ribeirão Cascalheira, Cocalinho, Nova Nazaré e Comodoro.
Focos de calor
Em Mato Grosso, foram registrados 1057 focos de calor nesta terça-feira, conforme última checagem às 17h30, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 653 se concentram no Cerrado, 331 na Amazônia e 73 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.
Transporte
Suspeita de intoxicação por metanol deixa duas pessoas hospitalizadas após consumo de whisky em Itanhangá

Secretaria de Saúde de Mato Grosso emite comunicação de risco sobre 14 lotes de bebida suspeita de contaminação por metanolCompre vitaminas e suplementos – Divulgação
Na tarde de ontem, terça-feira (04), a Guarnição de Serviço do Núcleo da Polícia Militar de Itanhangá foi acionada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Vigilância Sanitária após dois pacientes darem entrada no Centro Integrado de Saúde (CIS) apresentando sintomas de náuseas, vômitos intensos e dor no peito.
De acordo com informações, um dos pacientes evoluiu para um quadro de falta de ar e chegou a apresentar cegueira temporária, levantando suspeita de intoxicação por metanol — substância altamente tóxica encontrada em bebidas adulteradas. As vítimas foram encaminhadas com urgência ao Hospital Regional de Sorriso.
Segundo o site ITA Notícias, as vítimas são sogra e genro. O homem, de 26 anos, encontra-se internado em estado estável, mas requer cuidados médicos. Já a mulher está entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Durante entrevista no CIS, o homem relatou ter adquirido, no último sábado, uma garrafa de whisky da marca Ballantine’s (1 litro) em um supermercado local. Ele afirmou que os sintomas começaram após o consumo da bebida.
Com base nas informações repassadas, a Polícia Militar, juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal e a Secretaria de Saúde, realizou uma ação de fiscalização no estabelecimento citado. No local, foram apreendidas garrafas suspeitas e constatadas irregularidades nas embalagens, como divergências nos números de lote, datas de fabricação e validade.
O responsável pelo supermercado informou ter comprado uma caixa com 12 unidades da bebida de uma distribuidora sediada em Várzea Grande (MT). Durante a operação, foram apreendidos 10 litros de whisky Ballantine’s, remanescentes da referida compra.
Os produtos apreendidos foram encaminhados para análise pericial e toda a documentação foi entregue à Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Tapurah, que dará continuidade às investigações.
A ação conjunta entre a Polícia Militar, a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Saúde foi essencial para a rápida identificação e recolhimento dos produtos suspeitos, prevenindo novos casos de intoxicação e colaborando para esclarecer a possível origem do produto adulterado.
Fonte: CenarioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Assaltante em fuga atropela e mata mãe; criança está em estado grave em Canarana (MT)

Foto: @boravercanarana
Um grave acidente chocou os moradores de Canarana (MT), na manhã desta quarta-feira (5), após um assaltante em fuga atropelar uma mãe e seu filho em frente à creche onde a criança estudava. A mulher morreu no local, enquanto o menino foi socorrido em estado grave e encaminhado ao Hospital Municipal de Canarana.
De acordo com informações de sites locais, o criminoso havia acabado de roubar o veículo e, durante a tentativa de fuga, perdeu o controle da direção ao trafegar em altíssima velocidade. O impacto foi tão forte que as vítimas foram arremessadas na calçada.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o desespero de moradores e funcionários da creche no momento do socorro. O suspeito, segundo informações preliminares, foi detido logo após o atropelamento.
As autoridades policiais investigam o caso e devem divulgar mais detalhes nas próximas horas.
Fonte: CenarioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Homem de 60 anos morre após acidente na rodovia Izidoro Pivetta, em Lucas do Rio Verde

Divulgação
Um homem de 60 anos morreu no início da madrugada desta quarta-feira (5), no Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde, após se envolver em um grave acidente de trânsito ocorrido na noite dessa terça-feira feira (4). O carro em que ele estava saiu da pista e caiu em uma ribanceira no entroncamento entre a rodovia Izidoro Vivaldino Pivetta (Linha 05) e a comunidade rural, Campinho Verde.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (13ª CIBM), o veículo teve forte impacto e os airbags foram acionados. Quatro pessoas estavam no carro — três jovens de 19 e 27 anos e o homem de 60 — e todas foram encontradas fora do veículo quando as equipes chegaram ao local.
Os bombeiros realizaram o isolamento da área e prestaram os primeiros socorros. As vítimas apresentavam escoriações, fraturas e dores intensas. O homem de 60 anos estava em estado mais grave, com suspeita de fraturas e lesões no tórax e abdômen. Ele foi encaminhado ao Hospital São Lucas, mas não resistiu aos ferimentos.
Os demais ocupantes do carro permanecem internados e estão sob acompanhamento médico.Concessionárias auto nas proximidades
O Corpo de Bombeiros reforçou a importância de redobrar a atenção ao volante, especialmente em trechos com baixa visibilidade. A corporação orienta que os motoristas reduzam a velocidade, mantenham os faróis acesos e evitem ultrapassagens perigosas. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo número 193.
Fonte: CenarioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Agronegócio5 dias atrásChina retoma compras de soja dos EUA e reduz pressão sobre demanda pelo grão brasileiro
-

Transporte6 dias atrásGateiro é preso em flagrante por furto de energia em Várzea Grande
-

Meio Ambiente5 dias atrásDesmatamento tem redução de 11,08% na Amazônia e 11,49% no Cerrado, em 2025
-

Agronegócio5 dias atrásCotações do boi gordo seguem em alta com oferta restrita e maior demanda dos frigoríficos, aponta Cepea
-

Mato Grosso6 dias atrás460 famílias de VG recebem as chaves da casa própria com subsídio do SER Família Habitação
-

Mato Grosso6 dias atrásMais 595 casas entregues em Cuiabá: “minha família vai morar em segurança”, afirma beneficiado pelo SER Família Habitação
-

Mato Grosso6 dias atrás“Já viabilizamos 31 mil casas e vamos superar a meta das 40 mil”, afirma governador
-

Mato Grosso4 dias atrásAprosoja MT recebe delegação francesa da Interbev, para intercâmbio sobre produção e sustentabilidade no Brasil







































