Conecte-se Conosco

Transporte

Operação Escudo Verde combate extração ilegal de madeira no norte de Mato Grosso

Publicado

em

Foto: Assessoria PC

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), deflagrou entre os dias 30 de agosto a 07 de setembro, a Operação Escudo Verde, com o objetivo de investigar e combater a extração ilegal de madeira na região de Feliz Natal e Nova Ubiratã.

A operação tinha como objetivo identificar a rota de escoamento de madeira extraída ilegalmente da Reserva Ecológica Rio Ronuro, acessada por meio de uma estrada vicinal aberta na cidade de Nova Ubiratã. A ação policial se estendeu por uma ampla área, incluindo as cidades de Sinop, Feliz Natal, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro e Paranatinga.

Dentre os trabalhos, foram realizadas perícias em propriedades autuadas, investigações de crimes ambientais em andamento, além de iniciativas para a recuperação de ativos financeiros. As equipes utilizaram tecnologias avançadas, como softwares de georreferenciamento, análise de imagens, e drones, para monitoramento aéreo e mapeamento das áreas desmatadas.

Durante o período da operação, a equipe de policiais da Dema realizou atividades de campo nas estradas abertas dentro da reserva ecológica, utilizadas para o transporte ilegal de madeira. Em uma das diligências, os policiais flagraram alguns homens realizando extração ilegal de madeira, ocasião em que os suspeitos reagiram com disparos de arma de fogo, que foram repelidos pelos policiais.

Publicidade
Os trabalhos resultaram na apreensão de três armas de fogo, tipo espingarda (calibre 20 e 22), munições calibre 20 e 32, diversos veículos e maquinários, como trator, motocicleta, um veículo Fiat Strada, gerador de energia, máquina de solda e compressor de ar e equipamento de comunicação, uma antena starlink.

A apreensão da antena evidencia que os criminosos utilizavam tecnologia sofisticada para comunicação e coordenação de suas atividades ilegais. No entanto, a ação estratégica da equipe de investigação conseguiu desarticular esse esquema, resultando também na destruição de acampamentos ilegais encontrados ao longo da reserva.

As investigações continuam, focadas em identificar e responsabilizar envolvidos na extração ilegal de madeira. O trabalho inclui a coleta de informações, levantamento de dados por georreferenciamento, e aprofundamento das análises técnicas para que os responsáveis sejam penalizados de acordo com a lei.

A delegada Liliane Murata, titular da Dema, reforçou o compromisso das autoridades em proteger o meio ambiente e assegurar o cumprimento das leis.
“A operação demonstra o empenho da Dema em combater crimes ambientais e preservar nossas reservas ecológicas. Vamos continuar trabalhando com seriedade e rigor para desmantelar qualquer esquema criminoso que ameace a integridade de nossas florestas. O uso de tecnologia e inteligência policial é fundamental para garantir que essas atividades ilegais sejam identificadas e os responsáveis, devidamente punidos”, destacou a delegada.

Redação/AguaBoaNews

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Mulher acusada de agredir outra durante discussão em Nova Mutum acaba detida

Publicado

em

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo

 

Policiais militares prenderam a suspeita, de 26 anos, ontem à tarde, ao ser denunciada por lesão corporal, em área pública na avenida das Águias, no bairro Bela Vista.

Conforme o boletim de ocorrência, um desentendimento entre ambas teria motivado a briga. As mulheres chegaram a desferir tapas uma na outra, até terceiros intervirem.

Uma das envolvidas foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e levada até a unidade hospitalar local. Já a outra foi encaminhada à delegacia municipal para as medidas cabíveis.

Publicidade

Só Notícias/Guilherme Araújo

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

 

Continue Lendo

Transporte

Condenado a 31 anos homem que matou mulher em Peixoto na frente dos filhos

Publicado

em

fotos: Alair Ribeiro

 

O réu Wendel dos Santos Silva, de 38 anos, acaba de ser condenado pelo Tribunal do Júri a 31 anos e seis meses de cadeia pelos crimes de feminicídio em contexto de violência doméstica, cometido contra sua noiva, Lediane Ferro da Silva, 43, no dia 15 de abril de 2023. A sentença foi proferida pelo juiz João Zibordi Lara, da 2ª Vara de Peixoto de Azevedo, após cerca de 6 horas de julgamento.

A condenação do réu terá início de cumprimento imediato e em regime fechado. Ele também foi condenado a pagar R$ 150 mil por danos morais à família.

Ao longo da sessão de julgamento, foram ouvidos o filho da vítima, a filha do réu, uma amiga da vítima e um investigador da Polícia Civil, sendo os três primeiros na condição de informante e o último na condição de testemunha. O réu também prestou depoimento.

Publicidade

A promotora de justiça Andreia Monte Alegre Bezerra de Menezes fez a acusação do réu, classificando-o, por diversas vezes, como “feminicida covarde” e reforçando que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, ao começar e encerrar sua sustentação com o vídeo que mostra o momento em que Wendel esfaqueia a vítima, na cozinha da casa dela, após uma discussão entre o casal.

Já a advogada Tatiane Ferreira argumentou que a qualificadora do motivo torpe deve ser afastada, uma vez que o ciúme alegado pela acusação não poderia ser considerado dessa forma.

O crime

O feminicídio ocorreu na casa da vítima. Conforme as investigações, Lediane já sofria violência doméstica por parte do noivo e, no dia em que foi assassinada, chegou a conversar com a enteada para pedir que Wendel se retirasse de sua casa, devido às constantes discussões que vinham ocorrendo.

A enteada foi até a casa de Lediane pedir para o pai ir embora. No entanto, ele se recusou, discutiu com a noiva e, em seguida, se apossou de uma faca, com a qual desferiu vários golpes contra a vítima. O filho dela e a filha do réu presenciaram a ação criminosa e fugiram assustados. Câmera de segurança de dentro da residência gravou a cena do crime. Wendel fugiu em seguida e foi preso quatro dias depois. Ao longo do processo, a prisão preventiva do réu foi mantida.

Publicidade

Só Notícias/Kelvin Ramirez

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Marcelândia: Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo e ameaça

Publicado

em

PMMT

 

Na tarde desta quarta-feira, 17 de setembro, a Polícia Militar de Marcelândia prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e ameaça. A ocorrência foi registrada por volta das 12h30, após denúncia de um trabalhador rural.

Segundo informações do boletim policial, a vítima acionou a guarnição relatando ter sido ameaçada pelo proprietário da fazenda onde trabalhava. O suspeito, além das ameaças de morte, teria efetuado dois disparos de arma de fogo para o alto.

A equipe policial se deslocou até a Fazenda L, localizada a cerca de 50 km da cidade, onde realizou a abordagem ao suspeito. Durante a busca no veículo, foi encontrada uma arma calibre .38 desmuniciada embaixo do banco do motorista e, no porta-luvas, 23 munições intactas.

Publicidade

Diante dos fatos, o homem foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia para as devidas providências.

Por: Assessoria

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência