Conecte-se Conosco

Transporte

Politec obtém primeira identificação de pessoa desaparecida com o auxílio do banco de perfis genéticos

Publicado

em

Sarah Mendes / Politec -MT

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) identificou os restos mortais de um cadáver sem identificação, na Diretoria Metropolitana de Medicina Legal, como de uma pessoa desaparecida em 2021 com o auxílio do Banco Estadual de Perfis Genéticos (BEPG).

É a primeira vez que a Politec identifica cadáveres ou restos mortais sem identificação com a ajuda do BEPG, criado em 2013, pela Politec em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O banco estadual funciona como uma biblioteca de amostras genéticas de corpos ou restos mortais sem identificação nas unidades do DMML do Estado. A partir dele, parentes de desaparecidos podem ceder uma amostra de seu material genético para permitir a identificação do morto. Além disso, o BEPG tem o objetivo de manter, compartilhar e comparar perfis genéticos a fim de auxiliar na investigação de crimes ou na instrução de processos judiciais.

Para descobrir a identidade dos restos mortais em questão, peritos criminais realizaram buscas no banco estadual e encontraram um resultado positivo de um vínculo genético de um parente de uma pessoa que desapareceu em 2021. Os restos mortais da vítima foram localizados apenas em outubro do ano passado. O familiar concedeu seu material biológico ao BEPG em 26 de junho deste ano.

A perita oficial criminal e administradora do BEPG, Ana Cristina Lepinsk Romio, identificou o primeiro caso e relembrou que há anos trabalha para que a Politec adotasse a técnica.

Publicidade

“Após a verificação de toda a documentação referente a ambos os casos, revisão de resultados, metadados específicos para identificação de pessoas, laudos elaborados, incluindo local do achado dos restos mortais, medicina legal, antropologia, e dos documentos emitidos pelas autoridades requisitantes de tais exames, foi elaborado o laudo pericial, e encaminhado para o Núcleo de Pessoas Desaparecidas da DHPP para os devidos trâmites de finalização das investigações e comunicação com os familiares envolvidos”, citou Ana Cristina.

Em março de 2024, a Coordenadoria de Perícias de Biologia Molecular da Politec lançou uma força-tarefa própria para a identificação de restos mortais não identificados no DMML. O órgão também aderiu a uma campanha do Governo Federal para diminuir o número de cadávares ou restos mortais não identificados, que tem previsão de começar na próxima segunda-feira (26.08).

Campanha Nacional

Desde o ano de 2021, a Politec aderiu à campanha nacional de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas, que possam permitir a análise e identificação de restos mortais não identificados em IMLs de Mato Grosso e do país. O BEPG faz parte da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, compostos por 23 laboratórios forenses pelo país, que formam o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG).

A Politec participou desta campanha como um dos pontos de coleta e processamento das amostras de DNA, que são posteriormente comparadas com o material genético de restos mortais de cadáveres não identificados e armazenados nos institutos médico-legais, em busca da identificação destas pessoas.

Publicidade

Nesta semana, a Politec cumpriu a meta anual de inserir 100 amostras de perfis genéticos de restos mortais não identificados nos bancos estadual e nacional.  O Estado de Mato Grosso é destaque nas inserções nacionais juntamente com Estados  do Amazonas, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em casos de desaparecimento, após o registro da ocorrência nas delegacias de polícia, os familiares mais próximos devem ser encaminhados às unidades de perícia para a coleta de amostras de referência e inserção nos bancos de dados de perfis genéticos. As amostras de referência são comparadas, nos bancos de perfis genéticos, com amostras de indivíduos vivos sem identidade conhecida (desmemoriados por exemplo) e com restos mortais não identificados.

O DNA do próprio desaparecido também poderá ser extraído de itens de uso pessoal, tais como escova de dentes, escova de cabelo, aparelho de barbear, aliança, óculos, aparelho ortodôntico, dente de leite, amostra de cordão umbilical. Esses materiais também poderão ser entregues nos pontos de coleta da campanha.

Os pontos de coleta serão localizados nas unidades da Politec – Diretoria Metropolitana de Laboratório Forense e no Plantão Metropolitano, em Cuiabá. No interior do Estado, as coletas serão realizadas nas respectivas unidades da Politec (clique aqui para ver os endereços).

“Naturalmente surgirão novos resultados, haja vista que a cada dia complementamos o banco de perfis genéticos tanto com amostras de restos mortais não identificados quanto de familiares de pessoas desaparecidas, sendo de grande contribuição para sociedade as possibilidades de identificação por DNA. Uma técnica muitas vezes divulgada em filmes e séries e que felizmente é uma realidade em nosso Estado” destaca a coordenadora de perícias de biologia molecular da Politec, Rosangela Guarienti Ventura.

Publicidade
Tita Mara Teixeira | Politec – MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Polícia Militar apreende 31 tabletes de pasta base de cocaína em Várzea Grande

Publicado

em

PMMT

 

Policiais militares do 4º Batalhão apreenderam, nesta quarta-feira (19.11), 31 tabletes de pasta base de cocaína em duas abordagens, em Várzea Grande. Um homem foi preso em flagrante suspeito por tráfico de droga.

Durante patrulhamento tático e ostensivo no âmbito da Operação Tolerância Zero, na região da Rodovia dos Imigrantes, os policiais militares flagraram um homem, em atitude suspeita, trafegando entre algumas carretas em um posto de combustível, carregando uma caixa de papelão.

Em seguida, os militares identificaram o homem conduzindo um veículo Fiat Pálio. Ao ser abordado, o suspeito confessou que havia deixado duas caixas contendo entorpecentes na parte traseira de um caminhão trator que se encontrava estacionado nas proximidades.

Publicidade

Os militares se deslocaram até o ponto informado e localizaram 20 tabletes de pasta base de cocaína. O homem ressaltou que recebeu o valor de R$ 500 pelo trabalho, sem informar origem e destino dos ilícitos. Ele foi conduzido à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Ainda na mesma região, no bairro São Matheus, os policiais militares foram informados de que um homem teria abandonado um veículo modelo Gol, às margens da Rodovia dos Imigrantes e fugiu em seguida.

Diante da denúncia, as equipes se deslocaram até a região e localizaram o carro com as portas abertas, sem nenhum ocupante. Em busca veicular, os militares flagraram no porta malas 11 tabletes de pasta base de cocaína. A carga foi entregue à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

 

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Wellyngton Souza | PMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Trânsito de Porto Velho vive cenário crítico: três pessoas morrem em menos de 24 horas em acidentes com motocicletas

Publicado

em

Reprodução/Rondoniagora

O trânsito de Porto Velho piora a cada dia e em menos de 24 horas, três pessoas perderam a vida em acidentes envolvendo motocicletas em diferentes regiões da capital. Em pelo menos dois casos houve imprudência com motoristas de carros envolvidos avançando vias preferenciais.

Servidora vítima

A primeira morte, na quarta-feira pela manhã aconteceu no bairro Nova Porto Velho, na zona leste. A servidora Maria de Jesus da Silva Souza, 50 anos, morreu após a motocicleta em que estava colidir contra um Toyota Corolla, no cruzamento da avenida Alexandre Guimarães com a rua Equador.

Testemunhas informaram que o Corolla, conduzido por uma médica cirurgiã, seguia pela rua Equador, sentido avenida Amazonas, quando teria avançado a via preferencial. No mesmo momento, a moto trafegava pela Alexandre Guimarães, sentido ao centro, e atingiu a traseira do carro. Com o impacto, Maria de Jesus sofreu ferimentos graves e caiu no asfalto.

Publicidade

Morte no início da tarde

Eliana Andrade de Oliveira, 60 anos, morreu horas depois em novo acidente, após a motocicleta em que estava ser atingida e, logo depois, atropelada na avenida Pinheiro Machado, cruzamento com a rua Manoel Laurentino, no bairro Embratel.

Ela era passageira da moto que seguia pela avenida Pinheiro Machado quando o motorista de um Fiat Mobi teria avançado a via preferencial ao sair da rua Manoel Laurentino, sentido avenida Calama. A motocicleta bateu com força na lateral do Mobi, e as ocupantes foram arremessadas ao chão. Na sequência, acabaram atropeladas por uma caminhonete S10 que vinha logo atrás. Eliana morreu ainda no local.

Colisão em árvore

Já madrugada desta quinta-feira (20), Marcos Bruno Ribeiro morreu em um acidente ocorrido na avenida Imigrantes, nas proximidades do Porto Graneleiro, no bairro São Sebastião, zona Norte.

Publicidade

Segundo o que foi apurado no local, Marcos Bruno conduzia uma Honda Bros por volta de 5 horas, quando perdeu o controle da direção e colidiu contra uma árvore no canteiro central da via. Ele seguia no sentido da ponte sobre o rio Madeira.

Rondoniagora

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Homem é preso em distribuidora usada como fachada para venda de drogas na zona Leste

Publicado

em

PMRO

 

Um traficante, que usava uma distribuidora de bebidas como fachada para venda de drogas, foi preso na noite desta quarta-feira (19) na rua Rosa Pinto, zona Leste de Porto Velho, onde a Polícia Militar encontrou 20 invólucros de substância análoga ao crack, celulares, TVs, dinheiro trocado e um sistema de monitoramento utilizado para monitorar usuários e possíveis ações policiais. O preso foi identificado como Rerisson C.S.

Segundo o que foi apurado pela guarnição do 5º Batalhão da PM, moradores que temiam represálias informaram que o endereço funcionava como ponto de venda de drogas. A denúncia incluía a descrição física do suspeito.

Ao chegarem ao local, os policiais observaram vários usuários circulando nas imediações da “Distribuidora do Renan” com aparente intenção de adquirir entorpecentes, mas a presença da viatura interrompeu a movimentação. Nesse momento, um homem que estava em frente ao imóvel fugiu para dentro da residência assim que avistou a guarnição, deixando o portão entreaberto.

Publicidade

Durante a verificação, a equipe encontrou o suspeito escondido em uma sala usada exclusivamente para monitoramento, equipada com câmeras, TV e poltrona direcionada para observar a área externa. Todo o sistema foi apreendido.

Na busca dentro da distribuidora de fachada, foram localizados 20 invólucros de substância análoga ao crack, dinheiro trocado, câmeras de monitoramento, máquinas de cartão, três celulares e duas TVs sem comprovação de origem.

Também foram apreendidos 8 câmeras, três máquinas de cartão. Conforme apurado no local, parte das vendas era feita por meio de Pix, motivo pelo qual os celulares foram recolhidos para análise.

Após a constatação de todo o material ilícito, Rerisson recebeu voz de prisão.

Rondoniagora

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência