Conecte-se Conosco

Transporte

Entenda como as condições climáticas influenciam no combate aos incêndios no Pantanal

Publicado

em

Michel Alvim – Secom-MT

 

Mato Grosso passa por grandes mudanças climáticas desde o final de 2023, o que tem resultado no agravamento da estiagem e baixa umidade do ar. Juntos, estes dois fatores contribuem para o surgimento de incêndios florestais e influenciam nas ações de combate ao fogo no Pantanal mato-grossense.

“As condições climáticas são extremamente relevantes no combate aos incêndios florestais. Umidade relativa do ar, velocidade dos ventos e temperatura do ar atmosférico são alguns dos fatores que mais influenciam tanto de forma negativa, como de forma positiva nestas ações”, afirma o tenente Isaac Wihby, um dos militares que atuam no Pantanal.

A velocidade dos ventos contribui para uma propagação mais rápida das chamas, enquanto o aumento da temperatura do ar aumenta a intensidade do fogo.

“Na semana passada, tivemos ventos em direções variáveis e muito fortes. Em alguns dias, até mesmo ventos imprevisíveis. Isso dificulta muito nossas ações para controlar as chamas porque sua propagação se torna muito mais rápida, podendo ser perigoso para os combatentes”, explica o tenente.

Publicidade

“Quando as temperaturas caem e a umidade do ar aumenta, temos um momento de grande oportunidade para controlar as chamas. Estes fatores ‘enfraquecem’ o incêndio. Se não aproveitarmos esses momentos, quando a temperatura aumentar e a umidade do ar reduzir, o incêndio pode voltar com muito mais força”, completa.

Não somente durante o combate, a meteorologia também cria cenários a longo prazo que são ideais para a propagação das chamas. Se não houver chuvas em uma determinada região, se acumula a quantidade de vegetação seca, por exemplo.

“Em um local que se tem ausência de chuvas contínuas por um longo período, como é o caso do Pantanal, a vegetação se torna muito mais seca. Esse material orgânico se torna, portanto, um grande combustível que também contribui para a propagação das chamas”, explica.

No Pantanal mato-grossense, bombeiros combatem incêndios na região da Reserva do Patrimônio Natural Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; Porto do Triunfo e Fazenda Cambarazinho, em Poconé; em Porto Conceição e na divisa com a Bolívia, em Cáceres.

A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Agricultor é denunciado por homicídio em disputa fundiária

Publicado

em

FOTO: Arquivo MPPR

O Ministério Público do Paraná denunciou por homicídio qualificado um agricultor investigado por ter matado a tiros um homem de 47 anos de idade, no dia 17 de outubro de 2023, na zona rural de Quedas do Iguaçu, no Oeste do estado. A motivação para o crime seria uma disputa fundiária. A denúncia foi oferecida no último dia 11 de setembro pela 1ª Promotoria de Justiça de Quedas do Iguaçu e foi recebida pelo Judiciário nesta segunda-feira, 15 de setembro.

De acordo com as investigações do caso, na data do crime, o réu, que tinha 29 anos, atraiu a vítima até uma via pública, a aproximadamente 500 metros da PR-473, sob o pretexto de receber dela um pagamento referente à aquisição de terrenos. Ao chegar no local combinado, a vítima foi morta a tiros.

Seca recua em algumas regiões e se agrava em outras

Na denúncia, a Promotoria de Justiça requer o julgamento do réu perante o Tribunal do Júri e sustenta como qualificadoras do crime de homicídio o motivo torpe e o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Ao propor a ação penal, o Ministério Público também requereu a prisão preventiva do acusado, o que foi indeferido pelo Juízo, que determinou a imposição de medidas cautelares diversas da prisão ao investigado, entre elas a proibição de manter contato com testemunhas do processo.

Publicidade

Processo 0002578-77.2023.8.16.0140

(Com Assessoria de Comunicação MPPR)

Fernanda Toigo

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil e Bem Estar Animal resgatam cães e roedores e interditam canil clandestino em Cuiabá

Publicado

em

Polícia Civil – MT

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), e a Secretaria de Bem Estar Animal, da Prefeitura de Cuiabá, realizaram, nessa terça-feira (16.9), o resgate de dezenas de animas encontrados em situação de maus-tratos em um canil clandestino no Bairro Centro Sul, em Cuiabá.

As equipes chegaram à casa após denúncias e foram recepcionadas pela proprietária, de 58 anos. Ao entrar na residência, os policiais e servidores encontraram muitos cachorros e um ambiente degradante, com muita sujeira e em total falta de controle.

Foto: Erlam Aquino/Prefeitura de Cuiabá

Publicidade

A dona da casa disse que tinha 10 cachorros e que o restante pertencia a seu filho, de 38 anos, que já havia sido preso em 2024 em outra situação de maus-tratos a animais idêntica à atual, de criação de cachorros e hamsters de forma ilegal.

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada e realizou a perícia do local. A equipe da Secretaria de Bem Estar Animal realizou o resgate de 59 dos 70 cachorros encontrados na casa, sendo que seis deles estavam em estado clínico crítico, precisando de atendimento veterinário imediato. Os outros cães serão resgatados hoje.

Foto: Erlam Aquino/Prefeitura de Cuiabá

Além dos cachorros, havia dezenas de hamsters, gerbils e twistes dentro de gaiolas e várias galinhas em situação de maus-tratos. A situação era tão degradante que havia animais de alimentando de outros.

Foto: Erlam Aquino/Prefeitura de Cuiabá

Diante de tudo, a dona da casa, seus três filhos, dois homens de 24 e 38 anos e uma mulher de 24 anos, e o genro de 29 anos, foram presos e levados para a Dema, onde foram ouvidos e autuados em flagrante por maus-tratos a animais silvestres, domésticos ou domesticados, qualificado e construir ou fazer, funcionar, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença.

Foto: Erlam Aquino/Prefeitura de Cuiabá

 

 

Karina Cabralq | Polícia Civil – MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Força Tática conduz quatro suspeitos, recupera caminhonete e apreende 15 tabletes de entorpecentes

Publicado

em

PMMT

 

Militares da Força Tática do 1º Comando Regional prenderam três pessoas e apreenderam um adolescente pelos crimes de associação para tráfico de drogas, porte ilegal de arma e roubo, na noite de terça-feira (16.9), em Várzea Grande. Com a quadrilha, a PM recuperou uma caminhonete roubada e apreendeu 15 tabletes de drogas e uma arma de fogo.

As equipes receberam informações, via setor de inteligência, sobre uma residência que seria ponto de venda de drogas, na região do bairro Asa Bela. Ainda de acordo com a denúncia, o local teria recebido grande quantidade de entorpecentes, horas antes.

Os policiais se dirigiram ao endereço informado e flagraram seis pessoas em frente à residência, que fugiram para o interior da residência ao  perceberem a chegada das viaturas. Os militares abordaram os quatro suspeitos, enquanto os outros dois fugiram pulando o muro de casas vizinhas e efetuando disparos de arma de fogo contra os policiais. Eles não foram localizados.

Publicidade

Com os criminosos detidos, foram encontrados 14 tabletes de substância análoga a supermaconha (skank) e um tablete de pasta base de cocaína. Também foi localizado um revólver de calibre .32 carregado com seis munições.

Ainda na casa, as equipes encontraram chaves e placas de uma caminhonete Nissan. Questionados sobre o material, os suspeitos confessaram que se tratava de um veículo roubado e revelaram a localização do carro, que estava em uma região de mata.

Os militares solicitaram apoio e foram ao ponto indicado pelos suspeitos, onde encontraram a caminhonete Frontier escondida, fazendo a recuperação do automóvel.

Os quatro suspeitos detidos receberam voz de prisão e foram conduzidos até a Central de Flagrantes de Várzea Grande para registro da ocorrência e demais providências que o caso requer.

Disque-denúncia

Publicidade

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Hallef Oliveira | PMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência