Transporte
Sema apreende 92 kg de peixes e 47 kg de carnes de animais silvestres em operação contra pesca predatória
Foto: Sema-MT
Equipes de Coordenadoria de Fiscalização de Fauna, com o apoio da Polícia Militar, foram a campo para combater a pesca e caça ilegal e orientar pescadores amadores e profissionais sobre normas da Legislação. As multas aplicadas totalizaram R$ 64 mil.
Das carnes de animais silvestres apreendidas, 45 quilos eram de cateto e o restante de jacaré, e as espécies de peixes são pacupeva, pacu, pintado, cachara, trairão, barbado, bagre, piranha e jaú.
Rosário Oeste
Em Rosário Oeste, a equipe da Sema atendeu denúncia anônima de caça e pesca predatória e disparos de arma de fogo na região do rio Manso. Em um estabelecimento comercial foi encontrado no interior do freezer 45 quilos de animal silvestre, da espécie cateto, com marcas de perfuração e arma de fogo. O suspeito foi multado, detido e encaminhado para delegacia de Rosário Oeste junto com o freezer, duas armas de fogo e munições apreendidas.
Na região do Rio Manso a equipe também abordou um veículo que saia de uma estrada vicinal em atitude suspeita e após vistoria foi localizado um pintado de aproximadamente 6,5 quilos com vestígio de pesca predatória tipo arpão. O suspeito foi encaminhado à delegacia e multado por transportar espécie de pesca proibida. O material foi apreendido e entregue para Polícia Civil de Rosário Oeste para ser doado para instituição filantrópica.
Já em patrulhamento fluvial nos rios Manso e Cuiabá a equipe apreendeu 13 redes de emalhar, 1 espinhel, 3 cevas fixas e 37 anzóis de galho, foram abordadas 7 pessoas, vistoriadas 4 embarcações, além de 1 veículos na beira do rio.
Santo Antônio de Leverger
No município de Santo Antônio de Leverger a equipe de fiscalização realizou patrulhamento terrestre na região do Limoeiro, Barra do Aricá e Barranco Alto I e II, nos pesqueiros e orientou as pessoas sobre a prática da pesca. Por meio de denúncia os fiscais apreenderam três redes de emalhar em uma casa abandonada às margens do rio.
Ainda em fiscalização no município, os fiscais apreenderam 25,7 quilos de pescados das espécies Pacupeva e Pacu, ambas fora de medidas, após equipe receber denúncia que pescadores estariam saindo do São Lourenço no começo da noite e passando pela ponte do rio Mutum na madrugada. O pescado estava dentro de dois sacos que o infrator, ao avistar a barreira fixa montada pelos fiscais, jogou no mato e fugiu. O pescado apreendido foi doado ao Lar dos Idosos de Santo Antônio de Leverger.
Nobres
Em fiscalização as margens do Rio Cuiabazinho, em frente a Pousada Reserva Yaporã, foram apreendidos 12 exemplares de pescado da espécie Jaú, totalizando 38 quilos de peixe que a pesca e transporte é proibido pela legislação estadual. Uma pessoa foi multada e conduzida para delegacia de Polícia em Nobres. Também foram apreendidos 7 varas de pescar, 7 molinete e 1 barco de alumínio 5 metros.
Poconé
Em patrulhamento terrestre na MT 370, de acesso a Porto Cercado, a equipe de fiscalização abordou um veículo e encontrou na carroceria duas caixas térmicas, contendo 35 quilos de pescado das espécies: pacu, pacupeva, bagre, piranha e barbado. Foram apreendidos o pescado, e o veículo, que foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil de Poconé. O infrator foi encaminhado à delegacia e autuado.
Gaúcha do Norte
Em Gaúcha do Norte a equipe atendeu denúncia de armazenamento ilegal de pescado e de animal silvestre e apreendeu 22 quilos de pescado, sendo 1 cachara, 1 trairão e 1 barbado, além e 2,5 quilos de carne de jacaré. O infrator foi multado e conduzido à delegacia. O pescado e a carne de animal silvestre foram doados ao Distrito Sanitário Especial Indígena Xingu.
As ações contaram com apoio do 1º Comando Regional (1º CR), 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Chapada dos Guimarães ((1ª CIA PM) e 2° Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental (CIPMPA) de Rondonópolis
Redação/AguaBoaNews
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
PF deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil e prende homem em flagrante em de Ji-Paraná/RO
PF/RO
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (23/1) a operação policial Shady para combater os crimes de aquisição, armazenamento e compartilhamento de materiais relacionados ao abuso sexual infantojuvenil.
A investigação que identificou a atuação de um usuário, residente na cidade de Ji-Paraná, na aquisição, no armazenamento e na disponibilização do material proscrito pela internet.
O mandado de busca foi expedido pela Justiça Federal em Ji-Paraná e foi cumprido durante o dia de hoje pela Polícia Federal, ocasião em que a equipe policial constatou o armazenamento das mídias, resultando na prisão em flagrante do suspeito.
O investigado responderá pelo crime de aquisição, de armazenamento e de compartilhamento de materiais relacionados ao abuso sexual infantojuvenil previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – PF/RO
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
DESAVENÇA: Pedreiro é agredido com golpes de facão e socos por trio na zona Leste de Porto Velho
Divulgação
A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar nesta quinta-feira (23) no bairro Esperança da Comunidade, zona Leste da capital de Rondônia.
Um pedreiro de 46 anos foi espancado por três homens e socorrido para a UPA.
A vítima relatou que chegou a ser agredida com socos, chutes e até com golpes de facão.
Os acusados não foram encontrados pela PM e vítima após atendimento médico recebeu alta. Ele não chegou a passar detalhes de qual teria sido a motivação, afirmando apenas que teria sido uma desavença.
FONTE: RONDONIAOVIVO
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Policial Militar tem casa invadida e ladrão é expulso na bala
PM/RO
Um subtenente da Polícia Militar de 56 anos teve que efetuar disparos de arma de fogo para impedir um furto na residência dele localizada no bairro Areal, região Central de Porto Velho (RO).
O acusado, Luiz Carlos F. S. foi preso em flagrante por volta das 23h30 da noite de ontem (22).
O policial militar contou que foi avisado por um filho que o acusado tinha pulado o muro da residência dele.
O militar foi de imediato verificar e se deparou com o acusado no quintal, em uma parte escura.
Foi quando o PM deu voz de parada e efetuou três disparos. Os tiros não acertaram o acusado e ele saiu correndo.
Equipes da Polícia Militar foram chamadas e após buscas conseguiram encontrar Luiz Carlos.
Ele portava uma faca de serra e alegou que entrou na casa por imaginar que estivesse abandonada.
FONTE: RONDONIAOVIVO
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Meio Ambiente5 dias atrás
Chuvas em SC: agricultura mobiliza equipes para atender produtores
-
Pecuária5 dias atrás
Saiba quais as doenças mais comuns entre animais da fazenda e como tratá-las
-
Notícias4 dias atrás
Volta de Donald Trump ao governo americano traz incertezas ao agronegócio brasileiro
-
Transporte5 dias atrás
Assaltante de bancos mais perigoso do país é morto em confronto com a Polícia Militar em Confresa
-
Mato Grosso5 dias atrás
Cássio Moura assume Secretaria de Esporte de Porto Velho e fala do compromisso com o esporte da Capital
-
Agronegócio5 dias atrás
Maior oferta pressiona preço do leite dentro da porteira em MT
-
Mato Grosso5 dias atrás
Iniciativa de sustentabilidade da Aprosoja MT é reconhecida pelo MAPA e beneficia produtores rurais
-
Meio Ambiente4 dias atrás
Adversidades climáticas já provocam atraso na colheita da safra 2024/25