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O papel do feijão na alimentação de veganos e vegetarianos

O feijão, parceiro inseparável do arroz, também marca presença quase que diariamente no prato dos brasileiros. Entretanto, para os vegetarianos e veganos, ele desempenha um papel ainda mais importante na alimentação. Sendo assim, para aqueles que optam por não comer carne, o feijão pode ser um ingrediente principal, um aliado indispensável na cozinha. Por mais que apresente algumas variações, o carioca é o tipo mais consumido no Brasil, segundo dados atualizados no ano passado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com 56%. Tradicionalmente lembrada por possuir ferro, a leguminosa possui outro importante nutriente – mais especial para os vegetarianos e veganos –, a proteína vegetal. Responsável pela parte estrutural do organismo, essa substância presente no feijão é de grande importância para os seres humanos. Por isso, pessoas adeptas a esse estilo de vida devem apostar em fontes variadas para consumir a quantidade diária ideal. Novo conceito culinário O diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Jean Marquardt, destaca que, por sua versatilidade, a leguminosa pode ser incorporada em diversos pratos totalmente sem produtos de origem animal, como salada de grãos, bolinhos de feijão, hambúrgueres e muito mais. “Ele se adapta facilmente em diferentes preparações, proporcionando texturas e sabores diferentes. Dessa forma, não só amplia as opções de refeição para vegetarianos e veganos, como também incentiva a criatividade na cozinha.” Os bolinhos de feijão, por exemplo, podem ser uma opção para variar o cardápio, servidos como petiscos, acompanhamentos ou até mesmo como prato principal. Por sua vez, os hambúrgueres de feijão oferecem uma alternativa saudável e saborosa para aqueles que desejam desfrutar de uma refeição que normalmente seria associada à carne. “A inclusão é muito importante; precisamos olhar para novas possibilidades e ver o grande potencial por trás do grão”, diz Marquardt. Por fim, ele alerta sobre a importância de os vegetarianos e veganos procurarem um nutricionista para garantir uma alimentação balanceada que atenda às necessidades específicas desse estilo de vida, fornecendo orientações sobre fontes alternativas de proteínas e outros nutrientes essenciais. Fonte: Assessoria de comunicação Fumacense Foto: Wenderson_CNA Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com


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