Publicidade:

Safra real de trigo poderá ser de 6,35 mi tons



 

Nesse contexto, a principal consequência seria a elevação dos preços daqui para frente

A safra real de trigo poderá ser de 6,35 milhões de toneladas, cerca de 1,84 milhão de toneladas a menos do que a Conab estimou em outubro, de acordo com levantamentos de campo realizados pela TF Agroeconômica nas duas últimas semana. Os dados contrariam a expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de outubro de 8,19 milhões de toneladas, uma redução de 1,84 milhões de toneladas ou 28,57% em relação à expectativa da Conab em seu relatório de outubro. 

A queda ficou por conta da seca no início do plantio e em alguns períodos das fases de enchimento de  grãos  e  posterior  excessos  de  chuvas  justamente nas fases em que os grãos estavam ou amadurecendo ou já maduros. Por conta disto, reduzimos nossa estimativa de 3,2 MT do Rio Grande do Sul para 2,6 MT e do Paraná de 3,2 MT para 2,8 MT, como mostra nossa tabela ao lado.  Com isto, aumenta o volume a ser importado e a tendência é de os preços se manterem elevados e subir”, comenta. 

Nesse contexto, a principal consequência seria a elevação dos preços daqui para frente. “A maior prova desta possibilidade é  que  os  preços, não  apenas não estão caindo  em plena colheita,  como sempre acontece, como estão subindo. Se usarmos a medida do Cepea, para sermos neutros, veremos que os preços atuais estão 8,63% acima dos preços de um ano atrás no Rio Grande do Sul e 11% no Paraná. E subiram 1,56% em outubro no Paraná e 0,78% na  primeira semana  de novembro. No Rio  Grande do Sul os preços  já subiram 0,88% na semana e 3,45% no mês”, completa. 

“É  verdade  que  ainda  existem  mais  ou  menos  60%  do  trigo  para  ser  comercializado,  o  que,  em  tese, poderia gerar  uma certa pressão de venda em dezembro, criando uma “barriga”  nos preços,  para liberar armazens para a colheita do milho emjaneiro. Então, pode. Mas estamos dizendo que os preços de janeiro em diante tem um grande potencial de se tornarem significativamente mais altos até do que os do ano passado. Quanto? O suficiente para valer a pena comprar agora e vender até junho”, conclui. 

    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br