Publicidade:

Palha de trigo é reaproveitada na indústria de papel



Subproduto vira lenços descartáveis, papel higiênico e guardanapos

A palha de trigo, sobra agrícola, tem ganhado uso na indústria de papel. Os caules que restam depois de os grãos de trigo serem ceifados se transformam em produtos de higiene pessoal como enços descartáveis, papel higiênico ou guardanapos.

O reaproveitamento tem sido feito pela empresa sueca Essity, que atua nos segmentos de higiene e saúde e tem investido em inovações sustentáveis para melhorar seu processo produtivo. A empresa é a primeira companhia do setor a utilizar essas a palha de trigo em escala industrial.

Ao usar palha em vez de fibras virgens ou recuperadas da indústria da madeira como matéria-prima, o processo também requer menos água e energia. De acordo com a empresa, esse novo tipo de papel tissue é tão liso, brilhante e resistente quanto o tradicional. “Esse modelo de inovação é o caminho a seguir para aumentar a circularidade e reduzir emissão de poluentes. Usar a palha como uma nova matéria-prima na celulose nos torna menos dependentes de fibra de madeira e fibra reciclada, além de permitir que nossos consumidores façam escolhas mais ecológicas”, afirma Victor Hernández Albíter, Vice-Presidente de Marketing e Vendas da empresa no Brasil.

A palha usada como matéria-prima é obtida na região de Mannheim, na Alemanha, onde a Essity possui a maior fábrica de tissue em toda a Europa, com uma capacidade produtiva anual de 283 mil toneladas deste material. Anualmente, a empresa fornecerá 70 mil toneladas de palha de trigo, que serão convertidas em cerca de 35 mil toneladas de celulose. No Brasil há 10 anos, conta com uma fábrica na cidade de Jarinú, no interior de São Paulo. Com uma planta híbrida, fabrica produtos para higiene pessoal e profissional.

 

    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br