Publicidade:

Hortifruti/Cepea: Custo de produção de batata no Sul de MG



Os custos da safra das águas na região do Sul de Minas Gerais foram apurados pelo 11º ano consecutivo pela equipe da Hortifruti Brasil, em Painel com produtores e técnicos locais. Os dados obtidos representam os custos finais das temporadas das águas 2020/21 e traz um orçamento para a safra 2021/22, apesar de esta ainda estar na fase de plantio, com início de colheita previsto apenas entre novembro e dezembro deste ano.

Mesmo com os trabalhos de campo ainda avançando, a avaliação prévia desta safra permitiu uma avaliação do impacto da alta nos preços de importantes insumos sobre os custos de produção, que foi bastante acentuada frente ao ano anterior. A produtividade estimada em 700 sacas por hectare na temporada 2021/22 é apenas para efeito de avaliação, já que não é possível ainda uma previsão qualquer sobre o rendimento. Porém, como as áreas plantadas seguem com bom desenvolvimento, estima-se que o rendimento possa ser ao menos igual à média do ano último ano.

Essa foi a segunda vez que a Hortifruti Brasil realizou uma avaliação dos custos de produção da safra das águas que, ressalta-se, ainda está sendo cultivada. Isso foi possível porque, nestes dois últimos anos, o levantamento dos dados foi realizado um pouco mais tarde do que comumente ocorre.

O perfil típico de uma propriedade na safra das águas do Sul de Minas na temporada 2020/21 se manteve em 10 hectares e o cultivo predominante permanece em área arrendada. A maioria dos produtores ainda não adota sistemas de irrigação, já que a safra ocorre em período de chuva, mas alguns agricultores têm sistema de irrigação para uso emergencial no caso de falta de água – normalmente, o canhão de irrigação.

Dentre as regiões bataticultoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, o Sul de Minas, na temporada das águas, é a que apresenta o menor inventário de máquinas, já que os produtores são de pequena escala. Mesmo assim, o Carp é um dos maiores, devido à pequena área de rateio. Quer entender este estudo? Então, acesse a edição de outubro da revista Hortifruti Brasil e confira as planilhas de custo de produção.

 

    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br