Publicidade:

Etapa de Nanuque (MG) do Circuito Nelore de Qualidade avaliou 1.197 animais



Foi realizada nos dias 27 e 28 de outubro a 22ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021

Foi realizada nos dias 27 e 28 de outubro a 22ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021, na unidade frigorifica Frisa, de Nanuque (MG). Ao todo, 1.197 animais participaram das avaliações técnicas, sendo 981 machos e 216 fêmeas. Promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN) e a Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), a etapa atraiu a participação de seis pecuaristas. Frisa e Matsuda Sementes e Nutrição Animal apoiam a realização desta edição do Circuito.

 “Como era de se esperar, esta etapa do Circuito teve muitos pontos positivos, como um número muito importante de animais participantes em comparação com o ano passado. Além, é claro, de muita qualidade dos animais. As fêmeas e machos participantes eram jovens, pesados e possuíam bom acabamento de gordura”, informa André Locateli, gerente executivo da ACNB.

“Tivemos 92,4% dos machos com até 4 dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade) e 50,5% com até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade). A média de peso ficou em 21,6 arrobas e 97% deles pesaram mais de 18 arrobas. Pudemos identificar cobertura de gordura mediana ou uniforme em 55,5% dos machos”, informa Locateli.

Arthur Arpini Coutinho, da Fazenda Paraíso (Nanuque/MG), conquistou a Medalha de Ouro. O criatório venceu esta mesma etapa em 2020, além da etapa de Colatina (ES), este ano.

A Medalha de Prata ficou com a Fazenda Reata, de (Nanuque/MG). Fábio de Freitas Andrade, da Fazenda Santos Reis (Guarda-Mor/MG), recebeu a Medalha de Bronze pela terceira colocação no campeonato.

“As fêmeas apresentaram até 4 dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade) em 85% dos casos. 68% delas possuíam até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade). A média de peso foi de 15,8 arrobas, sendo que 84% delas pesaram mais de 14 arrobas. Por fim, 88% dos animais tinham cobertura de gordura mediana ou uniforme”, completa o gerente executivo da ACNB.

O Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas teve a Fazenda Rancho Canadá, de Nanuque (MG), como grande vencedora, conquistando a Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi para a Fazenda Bom Pastor (Governador Valadares/MG).

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio do Frisa, Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.

    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br