Publicidade:

Baixas prosseguem; preço do frango já recuou 10% em São Paulo e quase 15% em Minas



O frango vivo que está sendo abatido nesta terça-feira, 16, foi negociado no último sábado (13) por R$5,40/kg no interior de São Paulo e por R$5,30/kg em Minas Gerais.

Tais valores representam – em comparação ao que foi praticado há 30 dias ou, mesmo, no início deste mês – redução de 10% entre os produtores paulistas e de 14,52% entre os mineiros.

A realidade é que – fato raro no desempenho mensal do mercado do frango – a primeira quinzena do mês (quando os salários chegam ao mercado) deixou não só de apresentar o dinamismo típico do período, como também registrou forte retração no comércio do frango abatido – demonstração definitiva da exaustão aquisitiva do consumidor.

Com isso, os abatedouros – que já há algum tempo acorriam menos ao mercado independente de aves vivas – praticamente saíram do setor, o que quase paralisa as vendas e sujeita os vendedores – quando encontram compradores – a descontos variados sobre o preço referencial.

Devido aos dois feriados do mês, esta primeira quinzena de novembro teve apenas 11 dias de negócios. Mas, nesse curto período, o frango vivo de São Paulo perdeu 60 centavos por quilo, valor que significou redução média de, aproximadamente, 1% ao dia. Já em Minas esse índice subiu para cerca de 1,5% ao dia, resultando em uma perda de 90 centavos por quilo.

Para esta segunda quinzena é aguardada a chegada da primeira parcela do 13º salário e o início (amanhã, 17) dos pagamentos do Auxílio Brasil. Mas não se tem a mínima ideia de quais serão seus efeitos sobre o mercado.

 

    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br