Publicidade:

Banana/Cepea: Exportações de SC se destacam em setembro




 Apesar das restrições observadas nas aduaneiras – as quais estão com as fiscalizações atrasadas por conta de entraves administrativos, gerando grande fila de caminhões na passagem para os países do Mercosul –, as exportações de banana de Santa Catarina conseguiram subir em setembro, se destacando como o maior estado exportador do País. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), os envios do estado ao bloco foram de 4,6 mil toneladas no período, representando 58% de todo o volume destinado ao Mercosul. Já a receita, em dólar, foi de US$ 1,5 milhões (FOB), sendo 56% de todo o valor recebido com exportações, na mesma comparação.

Vale destacar que os envios positivos estão relacionados, segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, à boa demanda dos países vizinhos, à recuperação da produção – lembrando que intempéries climáticas, como ciclone, geadas e granizos afetaram SC desde o ano passado – e à baixa atratividade do mercado interno.

Para outubro, agentes relatam que as exportações ao Mercosul, sobretudo à Argentina, devem seguir a todo vapor, diante da boa procura e do comércio doméstico ainda conturbado. Porém, existem preocupações quanto aos entraves da fronteira – que até fizeram com que a fruta chegasse com a maturação mais avançada em alguns destinos, gerando reclamação de importadores.

Para contornar este problema, exportadores de SC estão buscando soluções em cooperativas e instituições governamentais para agilizar o processo de fiscalização, visando manter a capacidade de exportação da região, devido à sua grande importância para a economia local.


    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br