Publicidade:

Governo envia mais maquinários para conter queimadas no Pantanal em Mato Grosso




 O governo do Estado enviou oito maquinários ao Pantanal para ajudar reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios registrados na Transpantaneira, em Poconé (104 quilômetros de Cuiabá). No local já eram utilizados três maquinários, totalizando agora 11 implementos para a realização de aceiros mecânicos.

Destes, um caminhão esteira e duas pás-carregadeiras foram apreendidos de infratores ambientais e enviados na segunda-feira pela secretaria de Estado de Meio Ambiente e cinco são novos, enviado na última terça-feira cedidos pela secretaria de Estado de Agricultura Familiar para a utilização durante o período de estiagem.  “Os maquinários fazem parte das ações implementadas pelo governo para que possamos manter os focos de incêndio controlados, como já está ocorrendo no estado, e possamos passar pelo período mais seco do ano sem grandes incêndios, principalmente no Bioma Pantanal”, avalia o secretário Alex Marega.

A apreensão de maquinários pela Sema e a remoção dos equipamentos têm sido eficazes em impedir que os crimes ambientais continuem na localidade, e em descapitalizar de imediato infratores que insistem em cometer crimes ambientais em Mato Grosso. A remoção é possível pelo financiamento de caminhões pranchas especializados, pelo Programa REM MT – que premia resultados ambientais de redução do desmatamento.

Esta modalidade de confecção de aceiros sem uso do fogo tem sido utilizada desde o início do ano para remoção da biomassa acumulada, tanto pelo Poder Público, quanto em parceria com a iniciativa privada.

Por meio da técnica, os tratores retiram a vegetação de faixas de terra, o que impede que o fogo se alastre a partir do ponto escolhido como estratégico para a realização do aceiro. O maquinário é o mais apropriado para remover biomassa de áreas com risco de incêndios, e evitar que o fogo alcance maiores proporções.

O uso do fogo em áreas rurais está proibido para qualquer finalidade em todo o território de Mato Grosso até 30 de outubro de 2021, conforme o decreto estadual. O uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.

A recomendação da SEMA também é que não seja utilizado maquinário para colheita ou aceiro no horário mais quente do dia, que vai de 10h às 15h, para evitar acidentes e novos focos de incêndio acidentais.

Conforme Só Notícias já informou, a operação também foi reforçada, ontem, com a chegada de mais duas aeronaves Air Tractor e de 19 brigadistas solicitadas pelo Corpo de Bombeiros para atuar com as equipes de solo. Agora são quatro aviões lançando água em diversos pontos do Km 100 e km 60 da rodovia transpantaneira, para diminuir a intensidade do fogo que ainda permanece ativo.

fonte : www.sonoticias.com.br

    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br