Publicidade:

Cotação do boi recua em agosto




 Arroba teve baixa em Mato Grosso e em São Paulo devido a oferta mais aquecida

As cotações da arroba do boi gordo em Mato Grosso e em São Paulo recuaram no mês de agosto. Dea acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) esse cenário foi ocasionado pela oferta mais aquecida dos animais oriundos do primeiro giro de confinamento em ambas as praças.

Nesse sentido, a arroba mato-grossense ficou cotada na média de R$ 300,99 livre de Funrural, ou o mesmo que -0,51% ante o mês anterior. Já na praça paulista, o boi gordo ficou na média de R$ 316,46/@, também livre de impostos, e registrou um decréscimo de 1,03% no mesmo comparativo.

Desse modo, o diferencial de base MT-SP demonstrou encurtamento de 0,50 p.p. ante o mês anterior e fechou o indicador em -4,89%. Por fim, até a terceira semana do mês de setembro, devido as movimentações causadas pela “vaca louca” e, consequentemente, a paralisação das exportações, as cotações em ambas as praças seguem sendo pressionadas, o que pode impactar nos resultados do diferencial de base para setembro.

Por outro lado a utilização frigorífica de bovinos aumentou em apenas uma das sete macrorregiões de Mato Grosso no acumulado de janeiro a agosto ante o mesmo período do ano passado. O resultado de acréscimo no indicador foi observado apenas na região médio-norte do estado, que registrou um aumento de 5,52 p.p. no comparativo anual.

A localização estratégica da região, que concentrou um grande volume de animais confinados, influenciou para esse cenário. Em sentido contrário, as demais macrorregiões apresentaram queda na utilização frigorífica, sendo a região noroeste a que apresentou a pior variação (-19,88 p.p.) no comparativo de jan.21 a ago.21 ante o mesmo período de 2020. "Esse resultado se deu por causa do menor volume de animais abatidos em 2021, que em números exibiu retração de 41,54% no mesmo período, e foi influenciado pela maior retenção das fêmeas – já que o sistema de cria é o mais comum na região", diz o boletim.

fonte : www.agrolink.com.br

    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br