Publicidade:

Queda de produtividade e menor área plantada derrubam produção de algodão de Mato Grosso



 

Mato Grosso terá uma produção menor de algodão na safra 2020/2021, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o boletim de monitoramento mais recente divulgado pela autarquia, o Estado deve produzir 3,9 milhões de toneladas de algodão, 23% a menos que as 5,1 milhões de toneladas colhidas na temporada anterior.

Dois fatores explicam a queda na produção, segundo a Conab. O primeiro é a diminuição da área plantada, que, nesta temporada encolheu 18% em relação à safra anterior. No atual ciclo, os mato-grossenses plantaram cerca de 956 mil hectares. Já no ciclo anterior, a área destinada ao cultivo foi de 1,1 milhão de hectares.

O outro fator é a queda de produtividade, em razão da “escassez hídrica visualizada em parte do ciclo, principalmente no período em que certas lavouras se encontravam em fases críticas da fenologia, como florescimento e formação de maçãs”. Segundo a Conab, a produtividade mato-grossense caiu 6,5%, passando de um rendimento médio de 4,3 mil quilos por hectare para 4,1 mil quilos por hectare.

Mesmo com a redução em todos os índices, Mato Grosso segue como maior produtor nacional de algodão. De acordo com a Conab, até o final de julho, cerca de um terço da safra já havia sido colhida no Estado.

fonte : www.sonoticias.com.br

    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br