Publicidade:

Pesquisadores da Embrapa ministram palestras em Seminário de Folhosas



 

O evento, promovido pela ABCSEM será em formato on-line com inscrições gratuitas.

Pesquisadores da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) ministram palestras no 4º Seminário Nacional de Folhosas, que ocorre nos dias 3 e 4 de agosto. O evento, promovido pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), será em formato on-line com inscrições gratuitas pelo link. Nos dois dias, o seminário reunirá os principais representantes da cadeia produtiva de hortaliças folhosas para compartilhar informações sobre os avanços tecnocientíficos, as tendências e os desafios futuros para a cultura no país.

No primeiro dia, o pesquisador Jorge Anderson Guimarães apresentará, às 17h30, as Normas Técnicas para a Produção Integrada de Folhosas, aprovadas recentemente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A PI de Folhosas Inflorescência e Condimentares (PIFIC) foi desenvolvida para 32 espécies de hortaliças e, além dos benefícios econômicos, procura aumentar a sustentabilidade da atividade, a segurança e o bem-estar do trabalhador e a qualidade dos alimentos produzidos. As boas práticas recomendadas na PIFIC é capaz de reduzir em até 30% os custos do produtor de hortaliças folhosas. 

O pesquisador Ítalo Guedes ministrará a palestra de encerramento “Hidroponia – Mercadológico/Perspectivas” que será realizada às 18h de quarta-feira. Entre as pesquisas conduzidas pelo especialista está a de elaborar sistemas de produção para diferentes espécies de hortaliças cultivadas em sistemas de agricultura indoor do tipo fazenda vertical e plant factory.  A hidroponia, que é uma das técnicas utilizadas na pesquisa, é conhecida pela economia de água e nutrientes. Em comparação com o cultivo em solo e em campo aberto, a hidroponia pode reduzir em até 90% o uso de água e até 70% de adubos.

Cenário

As folhosas possuem uma grande importância econômica no agronegócio brasileiro, não apenas pelo elevado volume de cultivo e consumo, como também por ser um segmento que emprega grande quantidade de mão de obra, sobretudo a familiar, com produção durante o ano todo. Dentre as principais hortaliças folhosas mais consumidas no Brasil estão: alface, rúcula, couve, repolho, espinafre, almeirão, agrião, acelga, chicória, sendo que a cultura da alface é a mais importante e segmentada, por apresentar diferentes tipos – crespa, lisa, americana, romana e mimosa.

    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br