A safra de soja 19/20 apresentou o maior custo de produção da história de Mato Grosso diz IMEA





Segundo levantamento de dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), para a safra 19/20, que já iniciou o processo de colheita, o avanço mensal foi de 7,94 p.p. ante o mês de novembro, atingindo a marca de 59,06% da sua produção estimada negociada. 

Já para a próxima safra (20/21), muitos produtores estão adiantando as negociações, a fim de garantir os seus insumos, de modo que o total negociado até o momento já atingiu 4,82% da produção estimada, volume nunca antes observado para este período na série histórica

Na última semana, o preço da soja disponível no estado de Mato Grosso fechou com média de R$ 75,54/sc, queda de 0,64%, influenciado, dentre outros fatores, pelo recuo nos prêmios portuários.

Com muitas paradas para manutenção nas plantas industriais, Mato Grosso registrou um esmagamento de 721,8 mil t em dezembro, valor 20,50% menor que o mês anterior.

FINANCIANDO CUSTOS:

A safra de soja 19/20 apresentou o maior custo de produção da história de Mato Grosso, obrigando os produtores a buscarem mais financiamento externo para pagar o custeio da lavoura. Nesta temporada, os bancos foram o destaque! Houve maior liberação de recursos a juros livres para os agricultores, de forma mais ágil e não tão cara, pois, com a redução da Taxa Selic (taxa básica de juros da economia), ficou mais atrativo ao produtor acessar crédito a juros livres do que recursos do PAP (Plano Agrícola e Pecuário).

Ainda, vale ressaltar o leve recuo da participação de multinacionais no financiamento ao sojicultor, as quais, juntamente com as revendas, negociaram a maior parte do crédito via operações de barter. Por fim, o total de recursos necessários para cobrir o custeio da soja em MT na safra 19/20 foi de R$ 22,5 bilhões, valor 12,7% maior que na safra 18/19.








fonte  reporter agro 

    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br