Oeste da Bahia e Piauí devem receber chuvas generalizadas apenas no dia 20




A estação chuvosa ainda demorará, pelo menos, mais uma semana para chegar de fato na região do Matopiba, principalmente para os produtores das regiões da Bahia e do Piauí. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas plantadeiras devem chegar apenas a partir do dia 20 de novembro. O atraso de chuvas já é de duas semanas no oeste da Bahia. 
Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, o vórtice ciclônico, um sistema de alta pressão em baixos níveis da atmosfera que, na superfície, impede a formação de nebulosidade e, consequentemente, de nuvens de chuva, continua atuando sobre a região do Nordeste do país. 
"Ele (vórtice ciclônico) continua predominante em cima  do Nordeste. Nos próximos dias ele tende a dissipar, vai deslocando para leste e pro oceano. Com isso a umidade vai se formando e consequentemente formará chuvas no oeste da Bahia também", afirma Heráclio. 
O modelo cosmo do Inmet indica chuvas para o final desta semana apenas para alguns pontos do Tocantins e Maranhão, ficando entre 1 e 3 milímetros. Segundo Heráclio, as chuvas acontecerão de maneira pontual e irregular. "No Piauí e no oeste da Bahia as chuvas devem chegar com mais frequência a partir do dia 20, pode acontecer alguma chuva em alguns pontos, mas não é nada generalizado ainda", afirma Heráclio. 
Devido à instabilidade climática, a região do Matopiba passa por irregularidades no regime de chuvas. Para Cícero José Teixeira, presidente do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, o atraso ainda está dentro da normalidade, já que a janela de plantio na região vai até o final do ano. Segundo Cícero apenas 5% da área na região já foram plantadas até o momento, contra 85% quando comparado com o plantio da safra 2018/19.






fonte noticias agricolaas


    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br