Auditores flagram 25 empregados de olarias em péssimas condições e afasta 17 do trabalho infantil no Araguaia



Auditores-Fiscais do Trabalho (AFTs) de Mato Grosso realizam um operativo na região do Alto Araguaia que envolve trabalho infantil informalidade, segurança no trabalho e trabalho rural. Até agora a equipe atuou em Querência e Confresa (1.150 km de Cuiabá) onde encontrou 80 trabalhadores sem registro, flagrou 25 empregados de olarias em péssimas condições, afastou 17 crianças do trabalho infantil e a estimativa de valores de INSS e FGTS não recolhidos é de R$ 40.000,00.

O AFT Geraldo Fontana Filho explica que 93% dos empregadores notificados apresentaram problemas de falta de registro de empregados, sendo 60 no comércio em geral e 20 no meio rural. “A informalidade tem como consequência a sonegação de contribuições previdenciárias, não recolhimento do FGTS e fragilização do trabalho”, pontua.

Todas as olarias de Confresa foram fiscalizadas, segundo Geraldo Fontana, onde foram encontrados 25 trabalhadores na informalidade, sem condições de segurança e saúde, sem Equipamento de Proteção Individual (EPI), água e sem condições sanitárias. 

“Ha mais de 20 anos na inspeção do trabalho e ainda me impressiono com as condições de trabalho que ainda são submetidos os trabalhadores. O desejo é que o estado brasileiro tivesse mais Auditores e que pudéssemos estar onde esses trabalhadores mais precisam”, desabafa o AFT Valdiney de Arruda, que também atua no operativo.

Em Querência, foram detectados menores vendendo picolés no comércio ambulante, sendo três crianças e três adolescentes, totalizando 17 casos de trabalho infantil, sendo que todos foram afastados.

“Ação atingiu 90% dos lava jatos e comércio e em Querência com foco no trabalho infantil. A fiscalização vai se tornar mais presente na região muito”, avisa Valdiney de Arruda.

Palestra

O AFT Valdiney de Arruda fará uma palestra em Confresa sobre o programa de Aprendizagem em empresas e órgãos públicos no dia 27 de agosto a convite da Prefeitura Municipal. A palestra, que será realizada às 19h na Câmara de Vereadores, tem como público alvo empresários, gestores, contadores e demais interessados.








FONTE ASSESSORIA DE IMPRENSA
    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br