Aproveitando do tempo seco, favorável à colheita, produtores de Mato Grosso tem acelerado os trabalhos no campo e seguem fazendo do Estado líder na colheita do milho safrinha 2019. De acordo com atualização semanal da consultoria AgRural, quase metade dos mais de 9 milhões de hectares estava colhida até o final da semana passada. Em números, 45% da superfície cultivada.
Os analistas chamam à atenção que diferente do que ocorre em Mato Grosso, maior produtor nacional do cereal, chuvas têm sido registradas em importantes estados do Centro-Sul do País. “Mesmo com chuva em pontos do Paraná e de Mato Grosso do Sul, a colheita da segunda safra de milho teve mais uma semana de bom avanço na região”.
O levantamento da AgRural mostra que 32% da área cultivada com o cereal estavam colhidas até quinta-feira (27), contra 19% uma semana antes, 10% um ano atrás e 12% na média de cinco anos.
Mato Grosso aparece com 45% colhidos, em seguida aparecia o Paraná, com 41%. “Neste último estado, assim como em Mato Grosso do Sul, chuvas esparsas registradas na quarta (26) e na quinta-feira (27) tornaram os trabalhos mais lentos. Mas o tempo voltou a ficar aberto nos dias seguintes. Em Mato Grosso, conforme esperado, o avanço da colheita tem tornado os problemas de qualidade mais raros e agora apenas casos pontuais são relatados”, completam os analistas.
No início de junho, a AgRural estimou a produção de milho na segunda safra 2019 do Brasil em recordes 75,7 milhões de toneladas. Uma nova revisão de safra será divulgada na primeira quinzena de julho.
FONTE AGRURAL
0 comentários:
Postar um comentário