Ritmo da colheita de milho é recorde para maio, em MT






Além de antecipada, a colheita do milho safrinha 2019, em Mato Grosso, encerra maio com o maior ritmo já empregado no campo, superando inclusive médias dos últimos cinco anos. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) acaba de atualizar o acompanhamento da colheita no Estado. Até o dia de hoje, 3,52% da área semeada – 4,74 milhões de hectares – estão colhidas.
Conforme a série histórica do Imea, a média dos últimos cinco anos mostra que 1,90% estavam colhidos até a virada do mês. Já em relação ao mesmo momento do ano passado, 0,78% da área estava com o cereal colhido.
A retomada dos trabalhos nessa safra teve início cerca de duas semanas antes do habitual, em Mato Grosso. Até o ano passado, o milho começava a ser extraído do campo perto do final do mês e o pico de colheita ocorria em meados de julho, mantendo o ritmo forte das máquinas até o início de agosto.
O bom ritmo aplicado às máquinas reflete o plantio da cultura, que nesse ano transcorreu beneficiado pelo clima, o que possibilitou aos produtores semeaduras dentro da janela ideal. Mais de 70% dessa safra foi cultivada antes do final de fevereiro, sem atrasos.
Os analistas do Imea destacam que nessas três primeiras semanas, o ritmo dos trabalhos está 2,74 pontos percentuais (p.p.) acima do observado em igual momento do ano passado. Apenas da semana passada para atual, o ganho na colheita foi de 2,44 p.p.
O milho chega ao final de maio sendo colhido em todas as sete regiões estabelecidas pelo Imea: centro-sul, médio norte, nordeste, noroeste, norte, oeste e sudeste. Entre elas, a mais adiantada é a médio norte, com 4,62% da superfície – 2,04 milhões de hectares – colhida. Essa porção é a maior produtora nacional do cereal.
A atualização dos dados referentes à colheita é publicada todas as sextas-feiras, pelo Imea.



fonte cuiabanonews

    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br