Plantio vai se confirmando como o mais rápido da história





A área de 35,8 milhões de hectares estimada para a soja na safra brasileira 2018/19 estava 71% plantada até quinta-feira (08), de acordo com levantamento da AgRural. Mato Grosso com quase toda a superfície estimada já plantada, segue liderando o ritmo em todo o país e previsão e de que as primeiras colheitas ocorram na semana do dia 20 de dezembro. 

De acordo com a AgRural, a parcial da soja no Brasil representa avanço de 11 pontos percentuais sobre os 60% de uma semana atrás e garante à atual temporada sua manutenção no posto de plantio mais rápido da história. Um ano atrás, 57% da área brasileira de soja estava semeada. A média de cinco anos é de 54%. 

Com 96% de sua área já plantada, Mato Grosso também tem ritmo recorde e segue na dianteira entre os estados, com boa vantagem sobre os 79% de um ano atrás. As chuvas estão favoráveis e as lavouras se desenvolvem bem. Em Nova Mutum, no médio norte, a expectativa é de que as primeiras áreas sejam colhidas em cerca de 30 dias, ainda em meados de dezembro, antes do Natal. 

Em Mato Grosso do Sul, 93% da área está plantada, com ligeira vantagem sobre os 91% de um ano atrás. O tempo mais firme depois do excesso de chuva de outubro está favorecendo a reta final do plantio. Em Goiás, 88% da área estimada recebeu sementes até quinta-feira (08), contra 53% há um ano e 60% na média de cinco anos. No sudoeste, os trabalhos estão praticamente finalizados e os produtores estão otimistas com o início da safra. 

No Paraná, os produtores aproveitam o tempo mais firme para tentar compensar o atraso causado pela chuva em outubro. Até quinta-feira (08), 79% da área de soja estava semeada no estado, pouca coisa atrás dos 80% do ano passado. No oeste, a semana com sol e boa luminosidade chegou em boa hora para o desenvolvimento da soja. 

No Rio Grande do Sul , o plantio da soja chegou a 39% e está à frente dos 31% do ano passado. As chuvas deram uma trégua e permitiram o avanço das máquinas, mas a umidade alta herdada da semana passada tem resultado em tombamento e pode haver replantio em alguns pontos. 

Apesar de irregulares, as chuvas têm garantido umidade suficiente para o plantio no Matopiba, que segue adiantado e chegou a 29% da área no Maranhão e no Tocantins, 18% no Piauí e 36% na Bahia. No resto do país, a área de soja está 93% plantada em São Paulo, 77% em Minas Gerais, 18% no Pará e 85% em Rondônia. 





fonte diario de cuiaba

    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br