Lavoura do milho sofre paralisação na colheita





A passagem de uma frente fria pelo centro do país, ocasionou algumas pancadas de chuva sobre áreas produtoras de algodão, café e cana-de-açúcar, porém, ainda não há relatos de perdas. Por outro lado, a chuva que ocorreu irá servir para elevar os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras, em especial para o café e cana-de-açúcar.



Além disso, mesmo com a paralisação nos trabalhos de colheita, juntamente com a do milho, não há nenhum indicativo de perdas. Quem está sendo realmente beneficiado pelo retorno da chuva é a cultura do trigo, em especial, do Paraná e sul de São Paulo. Com a elevação dos níveis de umidade do solo, as condições melhoram muito ao desenvolvimento das lavouras e não há mais indicativos de novas perdas.
Previsão nas áreas produtoras
Neste início de semana, a chuva continua regular e em bons volumes. Há previsão de precipitações ao longo de toda segunda-feira (06) sobre o Mato Grosso do Sul, São Paulo, metade norte do Paraná, Minas Gerais, em alguns pontos isolados do Mato Grosso e do extremo sul de Goiás. Com isso, será mantido as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de café, cana-de-açúcar e, principalmente de trigo.
Por outro lado, a chuva manterá inviável os trabalhos de colheita e a realização dos tratos culturais, mas não há nenhum indicativo de que ocorra prejuízos, a não ser para a cultura do algodão do Mato Grosso, já que há previsão de novas pancadas de chuva no decorrer da semana. Além disso, as temperaturas devem sofrer um ligeiro declínio, o que também prejudicará a aplicação de desfolhantes.
Chuva na 2° quinzena
Na quarta-feira (08), uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e com isso, há previsões de que ocorra pancadas de chuva rápidas e pontuais sobre o estado. A instabilidade só deve retornar às regiões produtoras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na 2ª quinzena do mês. Antes disso, pode ocorrer apenas pancadas muito isoladas, o que permitirá que as condições se mantenham favoráveis a realização dos tratos culturais e ao preparo do solo para o plantio das culturas de verão, como milho e arroz.




fonte agrolink

    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br