Alternativa a neonicotinoides reduz reprodução de abelhas



Pesquisadores da Universidade de Holloway, em Londres, descobriram que a exposição ao sulfoxaflor, uma alternativa aos neonicotinoides, reduziu tanto o tamanho das colônias de abelhas quanto o número de descendentes produzidos em 54%. O produto começou a ser usado porque havia desconfiança de que os neonicotinoides prejudicavam os insetos. 

De acordo com o estudante de doutorado Harry Siviter, a suspensão dos neonicotinoides acabou obrigando os agricultores a usarem outras alternativas que eles não sabiam se eram prejudiciais ou não. No entanto, ele diz que não existe um método eficaz para antecipar esse tipo de efeito negativo. 
“Neonicotinóides são o inseticida mais usado no mundo, mas a evolução da resistência por pragas, bem como proibições e restrições ao seu uso, resultou em uma demanda por pesticidas alternativos. Inseticidas à base de sulfoximina são um provável sucessor e estão sendo registrados para uso global. Nossos resultados mostram que o sulfoxaflor pode ter um impacto negativo sobre a produção reprodutiva de colônias de abelhas, sob certas condições", explica. 
Além disso, os cientistas dizem que até agora não é possível estimar a quantidade de abelhas que serão expostas a esse defensivo e nem os prejuízos ambientais que ele pode causar. Nesse cenário, o professor Mark Brown alerta para a necessidade de novos estudos sobre o caso e também da revisão de alguns pesticidas. 
“Precisamos saber muito mais sobre a que níveis de inseticidas emergentes as abelhas selvagens serão expostas no campo. Somente com dados de exposição realistas e publicamente disponíveis para uma série de culturas podemos determinar o verdadeiro risco desses inseticidas para abelhas selvagens e outros polinizadores importantes”, finaliza.




fonte agrolink

    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br