PRF apreende 100m³ de madeira que estavam sendo transportados ilegalmente





Policiais Rodoviários Federais intensificaram, na noite deste domingo (22), as fiscalizações com foco nos crimes ambientais. O resultado foi a apreensão de 100 m³ de madeira que estavam sendo transportados de maneira ilegal pela BR-364, no Mato Grosso.
Dezenas de veículos tiveram seus documentos e cargas vistoriados e em cinco deles os PRFs detectaram irregularidades. Os condutores abordados apresentaram os respectivos Documento de Origem Florestal – DOF, que autoriza a espécie e a quantidade de madeira que podem ser transportadas.
Porém, em todos os casos, os PRFs observaram que além das espécies autorizadas em documento, os compartimentos de carga estavam repletos de outros tipos de madeira, inclusive de espécie cujo corte é proibido por lei, como é o caso da Bertholetia Excelsa, popularmente conhecida como Castanheira.


Outra irregularidade encontrada foi o excesso de carga, uma vez que eles levavam mais metros cúbicos de madeira do que o autorizado pelo DOF, o que, assim como a incompatibilidade da espécie transportada, invalidam o documento.
Os veículos foram multados e diante dos crimes de cortar madeira de lei para fins industriais e vender e transportar produto florestal sem licença válida, ambos contidos na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), os condutores foram encaminhados para a Polícia Civil em Cuiabá. Os caminhões e a carga foram levados para o pátio da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, também na capital.



fonte agora mt
    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br