Roland Trentini tem pedido de recuperação aprovado



O Juiz de Lener Leopoldo da Silva Coelho, da comarca de Alto Garças deferiu a Recuperação Judicial do empresário e produtor rural Roland Trentini. O pedido foi protocolado na primeira semana de março. 

A conjuntura formada pela queda na produtividade, aumento nos custos de produção e baixa no preço de venda motivou o empresário e produtor rural Roland Trentini, de Alto Garças, a protocolar o Pedido de Recuperação Judicial junto ao Poder Judiciário, no último dia 9 de março. 

No agronegócio, os riscos internos do negócio (clima e produtividade) e externos (variação cambial, de insumos e commodities) nas últimas safras agrícolas trouxeram cenários adversos que comprometeram a rentabilidade e o resultado financeiro de cerca de 35% dos produtores de Mato Grosso. 

Com a aprovação do pedido de Recuperação Judicial, o empresário terá condições de honrar os pagamentos dos credores (fornecedores, instituições financeiras), além de cumprir os contratos com seus clientes, com a entrega de grãos, e o pagamento regular dos empregados, que hoje somam 260. O passivo apresentado foi de R$ 372 milhões. 

A sede da empresa, Sementes Arco Iris, é em Alto Garças, com operações também em Nova Mutum, Vila Rica e Guiratinga. Atualmente suas unidades têm capacidade de produção de 1,2 milhão sacas de 60 kg de soja e de 420 mil sacas de 40 kg de semente de soja. 

O advogado Euclides Ribeiro, da ERS Consultoria e Advocacia, responsável pelo processo de Recuperação Judicial de Roland Trentini afirma que a Recuperação Judicial é um meio legal para que as empresas permaneçam no mercado. Instituída em 2005, ela possibilita que empresas com desequilíbrio financeiro - hoje decorrente da situação econômica do país e de fatores externos diretamente ligados à atividade – possam se reestruturar no mercado, honrando os pagamentos e se recuperando economicamente, possibilitando voltar a atuar normalmente no mercado. 

A partir do deferimento do pedido de Recuperação Judicial, o processo tem continuidade com a elaboração do Plano de Recuperação, em que a empresa expõe as dívidas e a proposta de pagamento aos credores. O plano é apreciado em assembleia. Assim que aprovado, o Plano é homologado na Justiça e começa a ser executado. 

HISTÓRICO - Roland Trentini é natural de Panambi (RS) e está em Mato Grosso há 42 anos, para onde veio estimulado pelo governo federal, que queria expandir o país para a região Centro-Oeste. Com o incentivo do governo e a migração de muitos sulistas para a região central do Brasil, seu pai Osvino Trentini comprou terras na cidade de Alto Garças. Começou com a produção de arroz, com a 1ª colheita em 1977. No ano seguinte semeou a 1ª lavoura de soja na Fazenda Amizade. 

O produtor rural e empresário investiu na produção sementeira, e criou as Sementes Arco-Íris em 1988, também em Alto Garças, na Serra da Petrovina, conhecido como polo sementeiro de Mato Grosso. (MP) 






fonte diario de cuiaba
    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br