Aniversário de 300 anos de São Gonçalo Beira Rio terá procissão fluvial, festival de cururu, bailes e mais





A comunidade de São Gonçalo Beira Rio, a mais antiga de Cuiabá, comemora 300 anos de existência neste mês de janeiro. Para comemorar o aniversário, a Prefeitura, em parceria com a Associação de Moradores, os festeiros do Glorioso São Gonçalo e a Comissão dos festeiros dos 300 anos prepararam uma programação, que começa neste domingo (7) com uma procissão fluvial, e continua até o dia 14 de janeiro, com baile, festival de cururu, apresentações de siriri, missa e mais.


A abertura oficial das comemorações começa às 7h do próximo domingo (7), com a saída da procissão fluvial da Orla do Rio Cuiabá, e chegada na comunidade. Serão percorridos 4 km pelo rio, com apoio da Policia Ambiental e da Marinha do Brasil.

São Gonçalo Beira Rio foi criada em 1718, quando bandeirantes paulistas passaram no local à procura de índios. Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, é especial começar as comemorações do ano na comunidade, "justamente porque foi no São Gonçalo a origem da nossa Cuiabá, por isso a comunidade faz 300 anos antes da cidade. É um orgulho  poder participar das festividades que também será a primeira do nosso calendário para 2018".

Francisco Vuolo, secretário de Cultura, Esporte e Lazer, explica que a programação é aberta a população. "Todas as atividades culturais e apresentações tem entrada gratuita. Apenas o consumo nas peixarias e bailes que serão cobrados. No domingo, após a procissão fluvial, haverá um torneio de futebol com mais de 40 times da região que vai movimentar  a comunidade”.

A comunidade é famosa pelas peças de cerâmica feitas com barro retirado das margens do rio Cuiabá, e também se destaca pelas peixarias que produzem diariamente os mais deliciosos pratos típicos da culinária local, como mojica de pintado, ventrecha de pacu, e outros.

Programação

Domingo - Dia 07 de janeiro

7h- Procissão Fluvial com imagem de São Gonçalo, saindo da Orla do Rio Cuiabá para a Comunidade São Gonçalo. (Os interessados em participar devem cadastrar seus barcos pelos telefones (65) 3617-1214 ou (65) 99941-4055).

8h – Chegada Festiva do Padroeiro de São Gonçalo e cerimônia do início dos festejos dos 300 anos e Festa de São Gonçalo 2018.

Local: Sede da Associação dos Moradores de São Gonçalo.

9h- Torneiro de Futebol de Várzea Grande São Gonçalo 300 anos.

18h – Encerramento e entrega de premiação.

Quinta-feira - Dia 11 de janeiro

19h – Levantamento de Mastro
20h – Festival de Cururu
 
Sexta-feira - Dia 12 de janeiro

20h – Noite Cultural – Apresentação de Siriri
21h – Dança de São Gonçalo
22h – Noite Cultural 2ª Parte
 
Sábado - Dia 13 de janeiro

9h – Missa Campal em homenagem ao Santo Padroeiro São Gonçalo
10h – Chá com bolo
22h – Grande baile de São Gonçalo – Banda Real Som, Banda Ellus, Embalo SIM e Nova Versão.
 
Domingo - Dia 14 de janeiro

12h -  Almoço Festivo de São Gonçalo
14h – Grande Domingueira Dançante de São Gonçalo com Ivan Allan.
16h- Pagode com Grupo Pura Emoção
18h – Novo Som
20h- Nova Versão
22h – Scort Som
00:00 – Encerramento da Festa de São Gonçalo 2018.




fonte olhar direto


    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br