SOJA: PRODUTOR EM SORRISO PLANTA 40% DA ÁREA MAS MUNICÍPIO AINDA ESTÁ ATRASADO NA SEMEADURA





O plantio da soja começou em Mato Grosso. O lançamento oficial foi na última sexta-feira. Apesar disso, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) a semeadura no Estado está atrasada em comparação ao mesmo período do ano passado. Os produtores plantaram, até o momento, 1,17% de uma área estimada em 9,4 milhões de hectares. Na mesma época de 2016, 4,5% da área haviam sido semeados.
O motivo é a falta de chuvas regulares e em volumes suficientes. Em Sorriso a situação é parecida, porém há realidades distintas dentro da Capital do Agronegócio. A área total para plantio no município ultrapassa os 600 mil hectares. Pela grande extensão, por vezes chove mais em alguns lugares e menos em outros.
O dono de uma propriedade com 830 hectares, às margens da BR-163, Eloi Bedin, por exemplo, foi beneficiado pelo tempo e começou a semear na última quinta-feira. Até o momento ele já plantou 40% da área. “Começou a chover no finalzinho de setembro e deu certo de começar a plantar. Tem uma previsão de estiagem para os próximos dias e aí talvez é a hora de dar uma parada. Mas vamos escalonar, a ideia é terminar até o dia 20 desse mês.”
No entanto, segundo o presidente do Sindicato Rural, Luimar Gemi (foto), a maior parte dos produtores preferiram esperar para começar a plantar nesta semana. “Muitos começaram a plantar a partir de hoje. Por dia devem avançar 2% e área plantada.”
Conforme as previsões, a produtividade da safra 2017/2018 em Sorriso deve ser melhor que a da temporada passada, quando o município fechou com média de 58 sacas por hectare colhidas, ou seja, pouco mais de 2 milhões de toneladas. “Nós buscamos fechar a 60 sacas por hectare neste ano”, finalizou Gemi.


FONTE SONOTICIAS

    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2015. Mídia Rural - Todos os Direitos Reservados
Um Projeto: Du Pessoa© Web Sites e Marketing Digital (69) 9366 7066 WhatsApp* | www.dupessoa.com.br